Nosso mais novo livro pela Editora Criativo!
Disponível na Comix!
A existência das Eras nos quadrinhos é um tema debatido por criadores, fãs e pesquisadores de histórias em quadrinhos. Não apenas quais seriam essas Eras mas se elas mesmas existem enquanto tal.
O objetivo desse livro é propor uma periodização válida para os comics (histórias em quadrinhos) de super-heróis americanos utilizando como referência as Eras, a saber: Ouro, Prata, Bronze, Ferro e Renascença.
Tal periodização localiza temporalmente o início e término de cada Era, bem como as características históricas, políticas, gráficas e técnicas que permitem identificá-las e diferenciá-las, dando especial atenção às dimensões mitológica, arquetípica, ética e moral que as narrativas envolvendo super-heróis trazem consigo.
Abaixo você encontra o conteúdo detalhado do livro:
Prefácio pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e um dos maiores pesquisadores de histórias em quadrinhos do Brasil e do mundo!
Os Super-Heróis através das Eras!
Entenda como os super-heróis foram criados e alterados no decorrer da História! Como acontecimentos históricos influenciaram a produção de quadrinhos de super-heróis, sua Jornada e Moral. O surgimento de heróis clássicos na Era de Ouro e Prata, a relevância social da Era de Bronze, a brutalidade da Era de Ferro e a Renascença dos super-heróis!
Como foi criada a periodização dos quadrinhos por Eras, adotada por fãs e criadores.
A Jornada do Herói
Entenda como os super-heróis representam aspectos arquetípicos e mitológicos desde sua criação até os dias de hoje e porque a humanidade gosta de histórias!
A Era de Ouro (1938-1950)
Os antecessores dos super-heróis nas revistas pulp e o nascimento do Superman, Batman e alguns dos ícones que perduram até os dias de hoje. Como a Crise de 29 e a Segunda Guerra Mundial influenciaram os super-heróis. O Crepúsculo dos Ídolos na década de 50.
A Era de Prata (1956-1970)
O que é e como o Comics Code Authority influenciou a volta dos super-heróis. Como a esperança e o medo que a ciência provocavam durante a Guerra Fria se refletiram nos super-heróis. O surgimento de Barry Allen, o Flash da Era de Prata, a ascensão da Marvel e seus intrépidos heróis humanizados.
A Era de Bronze (1970-1985)
A luta pelos direitos de minorias nos EUA influenciando os quadrinhos de super-heróis no contexto da Guerra Fria. Os super-heróis enfrentam problemas sociais e o Comics Code Authority sofre modificações. A onda de diversidade expressa nos super-heróis.
Obras seminais como Watchmen e O Cavaleiro das Trevas influenciam a indústria dos quadrinhos e tornam os super-heróis cínicos e violentos. Como a “estética Image” e os heróis psicóticos e brutais dominaram os quadrinhos.
A Renascença (1994 – até os dias de hoje?)
A nostalgia da Era de Prata e a evocação do maravilhamento pelos super-heróis. A releitura desconstrutivista de outras Eras e as características dos quadrinhos atuais. Estaríamos vivendo uma nova Era nos quadrinhos?
A Moral dos Super-Heróis
Como o código moral dos super-heróis surgiu e modificou-se no decorrer das Eras!
Os aspectos técnicos
Entenda como foram e são produzidos os quadrinhos e como as modificações técnicas influenciaram as decisões criativas e como estas impulsionaram novas técnicas.
Nossas identidades (quase) secretas:
Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro): Doutor em História (PUC-SP) e fellow do Center for Latin American and Latino Studies da American University em Washington D.C.. Mestre em História Social (2006), licenciado (2005) e bacharel em História (2003). Atua na área de História Contemporânea da América, relações políticas e culturais entre Brasil e EUA, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Lattes: http://goo.gl/ePlN9K
Bruno Andreotti (Nerdbully): Graduado e licenciado em História pela PUC-SP (2003), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (2008), atua como professor desde 2005. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos antiglobalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg
Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico): Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia, trabalha com design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou um programa norte americano de intercambio filiado a PUC-SP e a FGV. Hoje atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta.
Pingback: O processo de colorização na Era de Ouro | Quadrinheiros
Pingback: O Flash de Mark Waid e as Eras dos quadrinhos | Quadrinheiros
Pingback: 1000 Action Comics | Quadrinheiros
Pingback: O que eu aprendi nesses 6 anos de Quadrinheiros | Quadrinheiros
Pingback: O Batman através das Eras | Quadrinheiros
Pingback: O Lanterna Verde através das Eras | Quadrinheiros
Pingback: 10 anos de Quadrinheiros – como era o mundo (dos quadrinhos) em 2012? | Quadrinheiros
Pingback: Toda a história do Hulk (em apenas duas edições) | Quadrinheiros
Pingback: Grant Morrison, Mark Millar e as Eras dos super-heróis | Quadrinheiros
Pingback: As Eras e a moral dos super-heróis | Quadrinheiros
Valeu pela notificação da obra. Como adquiri-la?
OI, Edson. Envie um e-mail pra gente ( contato@quadrinheiros.com ) com seu endereço para gente calcular o frete e modo de pagamento. Grande abraço e obrigado pelo interesse em nosso trabalho.
Achei incrível, como faço para adquirir?
Oi. Mande um e-mail para contato@quadrinheiros.com com seu endereço que passamos o valor, frete e modo de pagamento. Obrigado pelo interesse.