Lançamento do livro Quadrinhos Através da História – As Eras dos Super-Heróis + Palestra

Lançamento do nosso mais novo livro pela Editora Criativo!

 

Dia 17/09 às 15:00 é o dia e a hora do lançamento do nosso mais novo livro pela Editora CriativoQuadrinhos Através da História – As Eras dos Super-Heróis no Jazz Restô & Burgers.

Disponível em pré-venda no site da Criativo!

A existência das Eras nos quadrinhos é um tema debatido por criadores, fãs e pesquisadores de histórias em quadrinhos. Não apenas quais seriam essas Eras mas se elas mesmas existem enquanto tal.

O objetivo desse livro é propor uma periodização válida para os comics (histórias em quadrinhos) de super-heróis americanos utilizando como referência as Eras, a saber: Ouro, Prata,  Bronze, Ferro e Renascença.

Tal periodização localiza temporalmente o início e término de cada Era, bem como as características históricas, políticas, gráficas e técnicas que permitem identificá-las e diferenciá-las, dando especial atenção às dimensões mitológica, arquetípica, ética e moral que as narrativas envolvendo super-heróis trazem consigo.

 

Abaixo você encontra o conteúdo detalhado do livro:

Prefácio pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e um dos maiores pesquisadores de histórias em quadrinhos do Brasil e do mundo!

Os Super-Heróis através das Eras!

Entenda como os super-heróis foram criados e alterados no decorrer da História! Como acontecimentos históricos influenciaram a produção de quadrinhos de super-heróis, sua Jornada e Moral. O surgimento de heróis clássicos na Era de Ouro e Prata, a relevância social da Era de Bronze, a brutalidade da Era de Ferro e a Renascença dos super-heróis!

Como foi criada a periodização dos quadrinhos por Eras, adotada por fãs e criadores.

A Jornada do Herói

Entenda como os super-heróis representam aspectos arquetípicos e mitológicos desde sua criação até os dias de hoje e porque a humanidade gosta de histórias!

A Era de Ouro (1938-1950)

Os antecessores dos super-heróis nas revistas pulp e o nascimento do Superman, Batman e alguns dos ícones que perduram até os dias de hoje. Como a Crise de 29 e a Segunda Guerra Mundial influenciaram os super-heróis. O Crepúsculo dos Ídolos na década de 50.

A Era de Prata (1956-1970)

O que é e como o Comics Code Authority influenciou a volta dos super-heróis. Como a  esperança e o medo que a ciência provocavam durante a Guerra Fria se refletiram nos super-heróis. O surgimento de Barry Allen, o Flash da Era de Prata,  a ascensão da Marvel e seus intrépidos heróis humanizados.

A Era de Bronze (1970-1985)

A luta pelos direitos de minorias nos EUA influenciando os quadrinhos de super-heróis no contexto da Guerra Fria. Os super-heróis enfrentam problemas sociais e o Comics Code Authority sofre modificações. A onda de diversidade expressa nos super-heróis.

A Era de Ferro (1986-1994)

Obras seminais como Watchmen e O Cavaleiro das Trevas influenciam a indústria dos quadrinhos e tornam os super-heróis cínicos e violentos. Como a “estética Image” e os heróis psicóticos e brutais dominaram os quadrinhos.

A Renascença (1994 – até os dias de hoje?)

A nostalgia da Era de Prata e a evocação do maravilhamento pelos super-heróis. A releitura desconstrutivista de outras Eras e as características dos quadrinhos atuais. Estaríamos vivendo uma nova Era nos quadrinhos?

A Moral dos Super-Heróis

Como o código moral dos super-heróis surgiu e modificou-se no decorrer das Eras!

Os aspectos técnicos

Entenda como foram e são produzidos os quadrinhos e como as modificações técnicas influenciaram as decisões criativas e como estas impulsionaram novas técnicas.

 

Nesses momentos nós nos permitimos revelar nossas identidades (quase) secretas:

Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro): Doutor em História (PUC-SP) e fellow do Center for Latin American and Latino Studies da American University em Washington D.C.. Mestre em História Social (2006), licenciado (2005) e bacharel em História (2003). Atua na área de História Contemporânea da América, relações políticas e culturais entre Brasil e EUA, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Lattes: http://goo.gl/ePlN9K

Bruno Andreotti (Nerdbully): Graduado e licenciado em História pela PUC-SP (2003), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (2008), atua como professor desde 2005. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos antiglobalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg

Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico): Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia, trabalha com design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou um programa norte americano de intercambio filiado a PUC-SP e a FGV. Hoje atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta.

E ainda teremos a palestra Quadrinhos Através das História, onde vamos abordar alguns aspectos a respeito dessa periodização, bem como a respeito das origens dos super-heróis na mitologia, revistas pulp e ficção científica.

Tudo isso dia 17/09, às 15:00 no Jazz Restô & Burguers.

Confirme aqui sua presença no pelo Facebook e nos ajude a divulgar o evento.

Como chegar:

Nos vemos lá!

 

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully, Picareta Psíquico, Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s