O Lanterna Verde através das Eras

Conheça alguns criadores e Lanternas Verdes por todas as Eras dos quadrinhos.

O Lanterna Verde comemora 80 anos em 2020 e aqui estão alguns dos criadores e Lanternas que marcaram oito décadas dessa história.

A Era de Ouro com Martin Nodell

Nodell criou Alan Scott, o Lanterna Verde da Era de Ouro em 1940, cujas origens dos poderes eram mágicas.

Arte da capa por Sheldon Moldoff

A Era de Prata por John Broome e Gil Kane

A dupla foi responsável pela revitalização do personagem na Era de Prata. Agora Hal Jordan, membro de uma força policial espacial, a Tropa dos Lanternas Verdes. Eles também criaram outro Lanterna Verde marcante, ainda na Era de Prata: Guy Gardner.

Brigando desde a década de 60

A Era de Bronze por Dennis O’Neil e Neal Adams

Responsáveis pela criação de John Stewart, o primeiro herói negro da DC Comics. Sua aparição faz parte da fase Hard Travelling Heroes, em que o Lanterna Verde (Hal Jordan) e Arqueiro Verde viajam pelos Estados Unidos e discutem os problemas da sociedade americana, um dos marcos iniciais da Era de Bronze. Uma curiosidade é que sua aparência foi inspirada no ator Sidney Poitier.

A Era de Ferro por Ron Marz e Darryl Banks

Criadores de Kyle Rayner, o Lanterna Verde dos anos 90. A dupla também foi responsável por consagrar um trope (algo entre um clichê e uma convenção gênero, um tema recorrente) chamado women in refrigerators (mulheres em geladeiras) em Green Lantern v.3 n.54 (1994) – bem típico da brutalidade dessa Era.

Na história, Alexandra DeWitt, namorada de Kyle, é morta, esquartejada e colocada dentro da geladeira do seu apartamento. O trope consiste na morte de uma mulher sem nenhuma função narrativa própria a não ser mover a história do protagonista masculino. Uma das primeiras criadoras de quadrinhos a chamar atenção para a existência desse trope foi Gail Simone.

Arte interna de Green Lantern v.3 n.54

A Renascença por Geoff Johns

Talvez nenhum criador tenha abraçado os ideais da Renascença como Geoff Jonhs com a volta de Hal Jordan ao posto de Lanterna Verde (uma das marcas dessa Era, a nostalgia, sobretudo pela Era de Prata) e a ampliação da mitologia dos Lanternas com a criação de várias Tropas, cada uma com seu tipo de anel, uma espécie de maravilhamento bem no tom da Era de Prata.

Se você quiser se aprodundar nesse papo das Eras dos quadrinhos de super-heróis, segue a sugestão do nosso livro aqui.

Sobre Nerdbully

AKA Bruno Andreotti; Historiador e Mestre do Zen Nerdismo
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s