Quadrinheiros

Parece começo de piada.

Por volta de 2009, quatro caras que gostavam de quadrinhos sentaram ao redor de uma mesa de bar em São Paulo. Era razoavelmente limpo, logo, digno de debate profundo.

Se Moore e Morrison leram Hakim Bey ou só Aleister Crowley, se Frank Frazetta e Jim Lee estudaram anatomia no mesmo lugar, se J. Edgar Hoover lia gibis, por que todo autor britânico começou na 2000 A.D., se Spiegelman chegou ao nível ou superou Eisner, se reboots são necessários, quais as traduções mais toscas de nomes de personagens ou por que a Psylocke nunca fica gripada, não demorou para percebermos: salvo raríssimas exceções, não havia nenhuma publicação nacional que fosse exatamente aquilo que gostaríamos de ler.

Queríamos algo a mais. Mais profundidade, mais reflexão, mais informação, mais rigor, mas sem virar chatice. Sabíamos qual o conteúdo que gostaríamos de ler ou assistir. Então resolvemos fazer nós mesmos. Ali nasceram os Quadrinheiros.

Na base da tentativa e erro, começando do zero, criamos o blog, uma página no Facebook e, pouco tempo depois, o canal no Youtube.

Além da produção contínua de textos e vídeos, em 2014 passamos também a fazer palestras e cursos presenciais. Estivemos em diversos espaços e diferentes públicos abordando temas da história, sociologia, da filosofia, do cinema, jornalismo e literatura, sempre ligados aos quadrinhos.

Tem sido uma longa jornada.

Esperamos que você goste.

Licença Creative Commons

Blog Quadrinheiros de Quadrinheiros está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nós, Quadrinheiros, acreditamos no livre acesso ao conhecimento. Com isso, adotamos o conjunto de regras conhecido como Creative Commons na sua forma CC BY-NC-SA, ou em português: Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual. Isso significa que todo nosso conteúdo pode ser lido, remixado, adaptado, traduzido ou mesmo copiado, desde que o uso dessa reprodução, ou nova criação baseada no nosso material, indique os créditos (autores e local de publicação) originais, não seja para fins comerciais, e que essa nova publicação/divulgação siga o mesmo conjunto de regras.
 
Se você quer conhecer melhor as leis por trás dessa opção de direitos autorais, acesse: https://creativecommons.org/licenses/
 
Para o texto jurídico, em inglês, do BY-NC-SA: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode
Para o texto simplificado, em inglês, explicando o BY-NC-SA: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

3 respostas para Quadrinheiros

  1. Pingback: Quadrinheiros explicam Superman em evento gratuito | Catraca Livre

  2. Pingback: Quadrinheiros explicam Superman em evento gratuito | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888

  3. Sayonara Melo disse:

    OOO.. adorei ter conhecido vocês. Pontos de vista que tento abordar junto aos amigos.. mas, é algo bem difícil, ainda mais por eu ser mulher num universo francamente masculino!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s