Por volta de 2009, quatro caras que gostavam de quadrinhos sentaram ao redor de uma mesa de bar em São Paulo. Era razoavelmente limpo, logo, digno de debate profundo.
Se Moore e Morrison leram Hakim Bey ou só Aleister Crowley, se Frank Frazetta e Jim Lee estudaram anatomia no mesmo lugar, se J. Edgar Hoover lia gibis, por que todo autor britânico começou na 2000 A.D., se Spiegelman chegou ao nível ou superou Eisner, se reboots são necessários, quais as traduções mais toscas de nomes de personagens ou por que a Psylocke nunca fica gripada, não demorou para percebermos: salvo raríssimas exceções, não havia nenhuma publicação nacional que fosse exatamente aquilo que gostaríamos de ler.
Queríamos algo a mais. Mais profundidade, mais reflexão, mais informação, mais rigor, mas sem virar chatice. Sabíamos qual o conteúdo que gostaríamos de ler ou assistir. Então resolvemos fazer nós mesmos. Ali nasceram os Quadrinheiros.
Na base da tentativa e erro, começando do zero, criamos o blog, uma página no Facebook e, pouco tempo depois, o canal no Youtube.
Além da produção contínua de textos e vídeos, em 2014 passamos também a fazer palestras e cursos presenciais. Estivemos em diversos espaços e diferentes públicos abordando temas da história, sociologia, da filosofia, do cinema, jornalismo e literatura, sempre ligados aos quadrinhos.
Tem sido uma longa jornada.
Esperamos que você goste.
Blog Quadrinheiros de Quadrinheiros está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pingback: Quadrinheiros explicam Superman em evento gratuito | Catraca Livre
Pingback: Quadrinheiros explicam Superman em evento gratuito | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888
OOO.. adorei ter conhecido vocês. Pontos de vista que tento abordar junto aos amigos.. mas, é algo bem difícil, ainda mais por eu ser mulher num universo francamente masculino!