1000 Action Comics

Conheça cada uma histórias da milésima edição da Action Comics.

Há 80 anos o mundo conhecia o Superman, personagem criado Jerry Siegel e Joe Shuster, e vendido à empresa que viria a se tornar DC Comics por ‘apenas’ 130 dólares, que daria início ao gênero que hoje conhecemos como super-herói.

No entanto, apenas com absoluta falta de conhecimento histórico poderia-se afirmar que o Superman foi mesmo em seus 80 anos. E é basicamente essa historicidade que permitiu ao personagem ser tão longevo e relevante que a milésima edição da Action Comics celebra. E isso já começa nas capas.

Há oito capas variantes que nos remetem não só à história do personagem, mas também à história do gênero super-herói em todas as suas Eras.

Não estão todas aqui. Da esquerda para direita: anos 2000 por Lee Barmejo anos 90 por Dan Jurgens, anos 70 por Jim Steranko, anos 60 por Michael Allred; anos 40 por Michael Cho e anos 30 por Steve Rude

A edição começa com From The City That Has Everything, de Dan Jurgens, já fazendo alusão à célebre história de Alan Moore com o personagem, For The Man Who Has Everything. O tema central é a gratidão dos cidadãos de Metrópolis ao seu mais célebre herói, mas também a gratidão de todos os super-heróis àquele sem o qual nenhum outro existiria.

Em seguida, Never-ending Battle, de Peter J. Tomasi e Patrick Gleason, retoma o conceito de hypertempo para jogar o Superman em uma retrospectiva por toda sua história e Eras dos quadrinhos.

An Enemy Within escrita por Marv Wolfman conta com uma arte inédita de Curt Swan (1920-1996), um dos mais célebres desenhistas do Homem de Aço, a quem a história é dedicada.

Em The Game, Paul Levitz e Neal Adams focam a rivalidade entre o Homem do Amanhã e seu arqui-inimigo Lex Luthor, com um toque de inocência que remete à Era de Prata.

Geoff Jonhs e Richard Donner (diretor dos célebres filmes com Christopher Reeve, Superman I e II) juntam-se à Oliver Coipel em The Car para contar a história do homem que dirige o carro que vemos na capa de Action Comics #1, remetendo à origem do personagem e à Era de Ouro.

The Fifth Season (Scott Snyder/Rafael Albuquerque) mostra um momento de trégua entre Superman e Lex Luthor e Of Tomorrow (Tom King/Clay Mann) encontra o Superman num futuro distante, em uma conversa pessoal com seus pais adotivos, já falecidos há milênios.  Five Minutes (Louise Simonson/Jerry Ordway) nos coloca no quotidiano do Superman/Clark Kent.

Os célebres Paul Dini e José Luis Garcia-Lopez também fazem uma abordagem histórica do personagem em Actionland, ao mesmo tempo que indicam seu futuro.

Brad Meltzer e John Cassaday em Faster Than a Speeding Bullet retomam de maneira brilhante um dos temas mais interessantes da história do Último Filho de Krypton: a sua fé na humanidade. A história é dedicada à Christopher Reeve.

Em que pesem as brilhantes histórias dessa edição (destaco especialmente Never-ending Battle, The Game, The Car e Faster Than a Speeding Bulltet) sem dúvida a mais esperada é The Truth, de Brian Michael Bendis e Jim Lee, prévia da nova fase do Homem de Aço que se iniciará em maio, que (spoiler adiante) apresenta o vilão Rogol Zaar, que pode ter sido responsável pela destruição de Krypton!

Ainda que algumas ausências sejam imperdoáveis (a maior delas sem dúvida a de John Byrne) a edição cumpre bem o papel de comemorar as oito décadas de existência do Superman, pontuando bem a historicidade do personagem, mas também aquilo que permanece em sua essência: ele sempre é o que precisamos que seja, simbolizando algo que talvez numa deixemos de precisar, a esperança na humanidade.

 

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s