Conheça alguns criadores que marcaram o Batman por todas as Eras dos quadrinhos.
O Cruzado Embuçado é um personagem multifacetado. Em seus quase 80 anos muitas foram as pessoas puderam dar sua contribuição à sua história, mas poucas foram marcantes. Aqui está uma breve lista dos criadores que conseguiram imprimir uma marca própria ao personagem, dando o fôlego necessário para que atravessasse gerações, representando cada uma das Eras dos quadrinhos de super-heróis.
A Era de Ouro com Bob Kane e Bill Finger
Os pais do Homem Morcego. A contribuição de cada um é controversa, e apenas recentemente Finger conseguiu o devido reconhecimento pela sua contribuição ao personagem. O fato é que se não fosse a dupla, jamais teríamos conhecido o Cavaleiro das Trevas.
A Era de Prata com Sheldon Moldoff
O artista responsável pela identidade visual do personagem durante a Era de Prata, co-criador de diversos personagens emblemáticos dessa Era, como Bat-Mirim e Batwoman.
A Era de Bronze com Neal Adams/ Dennis O’Neil
Dupla que revitalizou o personagem resgatando suas origens pulp.
A Era de Ferro com Frank Miller
O talento de Miller conseguiu nada mais nada menos que contar a origem e o fim definitivos do Cavaleiro das Trevas em duas obras emblemáticas: Batman: Ano Um e The Dark Knight Returns.
A Renascença com Grant Morrison
O autor assumiu como missão criar uma história em que TODAS as versões do Homem Morcego pudessem ser condensadas de maneira coerente, e a cumpriu com êxito, incorporando inclusive as versões de elseworlds do personagem na saga O Retorno de Bruce Wayne, ao mesmo tempo em que abriu um caminho possível para seu futuro na fase Batman Inc.
Gostei da sua análise.. Entretanto, em algumas fases, vc não cita os criadores. Apesar de ser fã do personagem, não tenho certeza se minhas inferências foram acertadas.
Ola, André. Não entendi. O post cita alguns criadores de cada Era, mas não todos, pq seria impossível em um único post, mas sim trabalho para no mínimo um livro!