Os Dois Lados da Guerra Civil – TUDO sobre a mais épica saga da MARVEL

guerra civil quadrinheirosÉ com muito orgulho que anunciamos o nosso primeiro livro que está saindo pela Criativo Editora!

Clique aqui e garanta já  o seu com 20% de desconto pela Saraiva ou pela Comix.

O mundo globalizado que emergiu após a Guerra Fria nunca esteve tão hostil e inseguro, sobretudo após os atentados do 11 de Setembro — na verdade, hoje, qualquer conflito pode ganhar dimensões que extrapolam as fronteiras, pondo em risco nações e continentes inteiros.

Esse clima contaminou as histórias em quadrinhos, ganhando dimensões épicas na saga Guerra Civil, em que os principais super-heróis da Marvel entraram em luta numa série crossover que teve um papel determinante em todo o Universo Marvel, ecoando até em seu Universo Cinematográfico.

homem aranha 11 de setembroO livro Os Dois Lados da Guerra Civil analisa a construção narrativa desse épico, seu enredo, contexto editorial e histórico, seus criadores, as narrativas paralelas e as consequências para todo o Universo Marvel.

No livro nós mostramos o quanto o clima de medo e tensão provocado pelo 11 de Setembro influenciou a saga ficcional que opôs Homem de Ferro ao Capitão América, analisando porque a postura ideológica dos dois heróis diz tanto sobre conceitos que abrangem o Estado, a Liberdade, a Segurança, a Tolerância e o Preconceito.

Estabelecemos um paralelo entre a Guerra Civil americana (1861-1865), que moldou a identidade daquele país, e a Guerra Civil da Marvel. Aprofundando a análise, questionamos o papel dos super-heróis em relação ao Estado — a lógica e a coerência dos super-heróis na legalidade ou fora dela, e até que ponto o Estado pode ou deve intervir nas ações desses seres que já foram chamados de “pessoas de destruição em massa”, discutindo qual seria a função do herói no contexto de uma Guerra Civil.

O que? Não conhece a Guerra Civil dos quadrinhos? Não tem problema, nós dissecamos a saga no vídeo abaixo:

Marvel-Movie-Civil-War-Captain-America-3Abaixo em detalhes o que você vai encontrar no livro:

Prefácio por Prof. Dr. Antonio Pedro Tota, professor de História Contemporânea e guru de ¾ dos Quadrinheiros!

Introdução: Dissecando a Guerra Civil por Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico)

Tudo o que você queria saber sobre a Guerra Civil e tinha medo de perguntar! A história, o contexto editorial e histórico, autores, narrativas paralelas, consequências da saga para a Marvel nos quadrinhos e no cinema e mais!

Capítulo 1: A Guerra Civil e o 11 de Setembro – Liberdade versus Segurança por Bruno Andreotti (Nerdbully)

Um olhar detalhado sobre os acontecimentos históricos que serviram de inspiração e contexto para a criação da Guerra Civil. Entenda melhor como o 11 de setembro e o clima de medo e insegurança que se seguiram nos Estados Unidos e no mundo influenciaram a saga!

Capítulo 2: Guerras Civis e Ideologia por Iberê Moreno (Sidekick)

A Guerra Civil Americana (1861-1865) foi um acontecimento que marcou profundamente o caráter dos Estados Unidos e como os cidadãos estadunidenses veem a sim mesmos e a ao seu país. Entenda as relações e paralelos entre essas duas grandes Guerras Civis!

captain-america-vs-iron-man-civil-war

Capítulo 3: A Guerra Civil e o Brasil: o Espírito das Leis por Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro) e Bruno Andreotti (Nerdbully)

Quem está certo? Homem de Ferro ou Capitão América? O Estado deve regular todas as nossas ações ou deve haver espaço para a liberdade e iniciativa individual? Uma breve reflexão sobre grandes questões levantadas pela Guerra Civil!

Capítulo 4: Para quem Trabalham os Super-Heróis? Por Iberê Moreno (Sidekick)

Qual o papel dos super-heróis frente ao Estado? O herói age dentro ou fora da lei? Até que ponto o Estado pode ou deve interferir nas ações do super-heróis? Uma reflexão sobre qual a função do herói dentro do contexto da Guerra Civil!

Marvel_Civil_WarCapítulo 5: Intolerância e Preconceito na Guerra Civil por Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico)

Uma guerra. Duas posições irreconciliáveis. Pró ou Contra Registro? Por trás dessa simplificação, o conflito entre crenças e valores de dois dos maiores heróis da Marvel com a realidade: Homem de Ferro e Capitão América. Entenda como esse conflito gera o estado de dissonância cognitiva e seu impacto na Guerra Civil!

Capítulo 6: Mídia e Opinião Pública na Guerra Civil por Bruno Andreotti (Nerdbully)

Qual o papel da mídia, sobretudo da imprensa na Guerra Civil? Qual o peso da opinião pública nas ações do Homem de Ferro, Capitão América e Homem-Aranha? Entenda porque a verdadeira guerra na Guerra Civil é pela conquista da opinião pública!

Prólogo: Para Além da Guerra Civil por Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro)

guerra civil quadrinheirosEXTRAS

A Força dos Desenhos da Guerra Civil e Suas Edições Paralelas por Franco de Rosa, nosso Red Shirt especialmente convidado para o livro!

Mini-glossário com alguns termos referentes à quadrinhos e à indústria do entretenimento utilizados ao longo do livro.

Quem é Quem na Guerra Civil – Personagens – algumas informações interessantes sobre alguns dos personagens analisados no livro.

Quem é Quem na Guerra Civil – Criadores – algumas informações interessantes sobre alguns dos envolvidos na Guerra Civil: roteiristas, desenhistas e outros mencioados durante o livro.

Estaremos no dia 5 de maio às 19:30 na Martins Fontes da Avenida Paulista para o lançamento do livro Os Dois Lados da Guerra Civil! Você pode confirmar presença no evento no facebook clicando aqui. 

Então o que você está esperando? Clique aqui e garanta o seu pela Saraiva ou pela Comix. Quadrinheiros agradecem!

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully, Picareta Psíquico, Red Shirts, Sidekick, Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Os Dois Lados da Guerra Civil – TUDO sobre a mais épica saga da MARVEL

  1. João Vitor Santos Mascarenhas disse:

    Gente não vejo a hora de ler o livro de vocês! Fui no curso da Vertigo e sei sobre as formações de vocês. Parabéns pela base que vocês tem e pelo livro, serei um dos primeiros a ler.

    • Nerdbully disse:

      Obrigado, João! Fizemos o livro como tudo que fazemos por aqui: com a paixão de um fã e o rigor de um acadêmico. Esperamos que você goste quando ler. Abraço.

    • Jesualdo Manoel do Nascimento disse:

      Pessoal! Quero parabenizar por essa obra que vocês escreveram. Gosto muito de livros que exploram outras facetas do contexto sobre heróis. Esse livro é sensacional. Já li vários livros com a temática super – herói, mas esse é peculiar. Assisti o filme guerra civil e na minha opinião foi muito bom. Quando peguei o livro, pude perceber muitas questões subjacentes entre o cavaleiro dourado e cowboy. Desde já agradeço por esse trabalho magnífico. Como fã de quadrinhos, esse livro faz jus aos interesses de todo aficionado em hq. Espero ter outras obras de vocês. Abraços para toda equipe Quadrilheiros.

      • Nerdbully disse:

        Obrigado, Jesualdo. Ficamos muito felizes em saber que você gostou. Apareça sempre. Abraço!

  2. TeamRogers disse:

    Qual a data de lançamento? No site da Saraiva já foram divulgadas várias, mas ao chegar a data, ela é adiada..

    • Nerdbully disse:

      Antes de mais nada agradecemos o interesse pelo nosso trabalho. Parece que houve um problema na gráfica e por isso o atraso, mas está chegando…!

  3. Pingback: Quadrinheiros Dissecam E11S01 – GUERRA CIVIL | Quadrinheiros

  4. Pingback: Os Omni Ô! (022) – Filosofia em Guerra Civil |

  5. Pingback: A ciência comprova: os óculos de Clark Kent funcionam! | Quadrinheiros

  6. Pingback: All-New All-Different Quadrinheiros! | Quadrinheiros

  7. Pingback: 5 BLOGS QUE SIGO E RECOMENDO | habeas mentem

  8. Pingback: Cursos dos Quadrinheiros no Instituto HQ! | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s