60 anos da vida do Homem-Aranha em 6 edições

life storie Aranha 12O roteirista Chip Zdarsky e o desenhista Mark Bagley mostram o envelhecimento do Cabeça de Teia ao longo de seis décadas!

A série em seis edições Spider-man: life story mostra o que aconteceria se os super-heróis envelhecessem no mesmo ritmo que nós, meros mortais. Mais do que isso, é um passeio pela história dos Estados Unidos num período marcado por muitas mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas. Mas o mais importante é a forma como a narrativa encaixa os eventos mais marcantes da cronologia do Homem-Aranha.

A série é escrita pelo talentoso desenhista e roteirista Chip Zdarsky, que ilustra a premiada série Sex Criminals (Image) e escreve a atual série do Demolidor onde coloca Matt Murdoch conversando com Reed Richards sobre a existência de Deus. Ele já trabalhou com o Aranha na série Peter Parker: the Spetacular Spider-man trazendo de volta a essência do personagem. Nesse arco a relação de Parker com J. J. Jameson, a importância que o herói dá a cada pessoa e a cada nova batalha, seja ela grande ou pequena, é a marca do roteiro. A cena do Aranha tirando um tempo para ajudar um adolescente com a lição de casa é um exemplo forte dessa essência.

Spider Chip

Fase do Chip Zdarsky em Peter Parker: the Spetacular Spider-man

Kraven spider Chip 1Já o desenhista da série Spider-man: life story, é um velho conhecido do personagem. Mark Bagley desenhou a série regular do personagem nos anos 1990, pouco depois da saída de Todd McFarlane do título. Foi também o parceiro do roteirista Brian Bendis no título do Aranha da linha Ultimate, que apresentou o personagem para uma nova geração de leitores. Assim como em Ultimate Spider-man, Bagley reimagina cenas icônicas da trajetória do herói nesse contexto de passagem do tempo. Está tudo lá – A última Caçada de Kraven, a morte de Gwen Stacy, a Saga do Clone, o Duende Verde, tia May, Mary Jane, Dr. Octopus etc. Só que aqui tudo e todos envelhecem e isso altera muito a percepção dos personagens sobre suas motivações deles e sobre as escolhas que fazem.

Cada edição cobre uma década da vida do herói, apresentando o momento mais marcante de cada fase com diálogos que vão explicando as mudanças na vida do personagem e nas vidas daqueles que o cercam. Na primeira edição a relação entre a carreira de vigilante em Nova York e a Guerra do Vietnã dá o tom da história. Quatro anos depois de ganhar seus poderes, Peter estaria apto a ser convocado ou se voluntariar ao front. Ao mesmo tempo os estudantes protestam contra a guerra e a situação política dos EUA é instável. Os diálogos são recheados de gírias e expressões de cada época para ambientar o leitor naquele tempo histórico.

life storie Aranha 345

A mistura de marcos históricos como o clube 54 da Nova York dos anos 1970 e a queda das Torres Gêmeas em 2001 com situações do Universo Marvel que afetaram o Homem-Aranha como as Guerras Secretas (anos 1980) e a Guerra Civil (anos 2000), vão criando uma nova realidade, tanto para o cenário quanto para os personagens. A série dá coesão a tudo o que Peter Parker viveu e presta uma bela homenagem a um dos personagens mais adorados dos quadrinhos. Para quem é fã do Cabeça de Teia, é leitura obrigatória!

 

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 60 anos da vida do Homem-Aranha em 6 edições

  1. Pingback: 60 anos da vida do Homem-Aranha em 6 edições — Quadrinheiros – Mixtureba

  2. Luís Fajardo disse:

    Estou lendo ela e adorando, muito boa mesmo. Eu penso que personagens deveriam ser feitos assim, tipo Conan na publicação Espada Selvagem, onde todo mês víamos fases diferentes de sua vida, sendo a coleção montada toda de forma anacrônica. Desta forma, após décadas colecionando, seria mais fácil aceitar que em 197X, o herói enfrentou um determinado vilão mais de 500 vezes, do que ter que desconsiderar a passagem do tempo..

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s