Agora os cursos dos Quadrinheiros estão no Instituto HQ!
Nós, Quadrihneiros, além do blog, canal do youtube e podcast também periodicamente ministramos cursos e palestras e pela primeira vez esses cursos serão no renomado Instituto HQ.
Serão três cursos de férias no mês de julho abordando quadrinhos, super-heróis, o selo Vertigo e mangá!
Curso: Quadrinhos na História
Com Bruno Andreotti (Nerdbully) e Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico)
01/07 (sábado das 10:00 às 17:00)
O curso tem como objetivo realizar uma análise de caráter introdutório e panorâmico dos quadrinhos de super-heróis norte-americanos a partir de uma abordagem histórica, gráfica e técnica.
Introdução
O que é uma narrativa gráfica? É necessário um aprendizado para ler histórias em quadrinhos? Aspectos técnicos das histórias em quadrinhos. O problema da periodização: existem mesmo “Eras” nos quadrinhos?
Era de Ouro (1938-1950) e A Era de Prata (1956-1970)
A Jornada do Herói. Dos heróis pulp aos primeiros super-heróis.O Herói Solar e o Cavaleiro das Trevas. A Aurora do Multiverso e da Marvel Comics. Wertham e o Comics Code Authority. Análise das obras: Action Comics #1, Detective Comics #27 e Fantastic Four #1.
A Era de Bronze(1970-1985) e a Era de Ferro (1986-1994)
A relevância social dos comics. A Era das Trevas dos super-heróis. A desconstrução do conceito de herói nos comics. Análise das obras Green Lantern/Green Arrow #76, O Cavaleiro das Trevas e Watchmen. A brutalização dos comics e o “efeito Liefeld” nos quadrinhos.
A Renascença (1994-até hoje???)
A construção de um novo conceito de herói nos comics. Um mosaico de referências. Os superheróis conquistam as telas do cinema, a TV e o grande público. Já estamos em outra “Era” nos quadrinhos? Análise das obras: Marvels e O Reino do Amanhã.
Curso: Entre ocidente e oriente: comics e mangás
Com Bruno Andreotti (Nerdbully), Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico) e Simonia Fukue (Mochi)
8/07 (sábado, das 10:00 às 17:00)
O curso pretende estabelecer um diálogo comparativo entre os comics de super-heróis norte-americanos e a produção de mangá japonses sob o ponto de vista técnico e histórico, pontuando suas convergências, divergências e influências.
Arte, comics e mangá
O que é uma obra de arte? O que é indústria cultural? Mangá e comics são produtos ou arte?
A indústria
Aspectos técnicos da produção de comics e mangá.
A história dos comics e mangá
Panorama histórico da produção de comics nos EUA e mangá no Japão. Análise pontual de algumas obras emblemáticas. Sugestão: Action Comics #1, Fantastic Four #1, Watchmen e Marvels. Mangás de: Rakuten Kitazawa, Osamu Tezuka, geração 24 (24 nen gumi) composto por Moto Hagio, Keiko Takemiya, Yumiko Ôshima, Riyoko Ikeda e Waki Yamato.
Influências
Como os comics estão transformando os mangás? Como os mangás estão afetando os comics?
Curso: Vertigo: A Vertigem dos Quadrinhos Mainstream
Com Bruno Andreotti (Nerdbully) e Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico)
Dias 21/07 e 28/7 (sextas, das 18:00 às 21:00)
Criado em 1993 dentro da DC Comics, uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, o selo Vertigo surgiu com a proposta de levar os quadrinhos para um público adulto e acabou por amadurecer a própria indústria na qual nasceu. Nele surgiram obras que redefiniram o mercado de quadrinhos como Hellblazer, Sandman, Preacher, Os Invisíveis e Transmetropolitan. O curso tem como objetivo examinar esse importante capítulo da Nona Arte a partir de uma análise histórica, gráfica e técnica, apresentando as origens do selo Vertigo e uma seleção e análise monográfica de obras que marcaram sua história nesses mais de 20 anos de existência.
A Casa dos Mistérios de Karen Berger, A Invasão Britânica e a vertigem dos quadrinhos mainstream: O Monstro do Pântano de Alan Moore e o Hellblazer de Jamie Delano.
A Vertigo maior que a DC: Sandman de Neil Gaiman e Os Invisíveis de Grant Morrison.
Vertigo, Religião e Política: Preacher de Garth Ennis e Transmetropolitan de Warren Ellis.
A atualidade e o futuro da Vertigo: Y, O Último Homem de Brian K. Vaughan, O Sherife da Babilônia de Tom King e Mitch Gerads e o futuro da Vertigo.
Nesses momentos especiais nós nos permitimos revelar nossas identidades (quase) secretas:
Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), bacharel e licenciado em História (PUC-SP). Possui trabalho como docente; ministra periodicamente cursos e palestras sobre quadrinhos, cinema e cultura pop em geral. Tem pesquisas na área de História, Ciência Política, Cultura de Massa e Indústria Cultural. Membro-fundador do blog Quadrinheiros e co-autor do livro Os Dois Lados da Guerra Civil. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg
Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico)
Graduado em Design (FAAP) e pós-graduado em Pedagogia. Tem diversos trabalhos design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas, vídeo e rádio. Hoje atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta. Membro-fundador do blog Quadrinheiros e co-autor do livro Os Dois Lados da Guerra Civil. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mzanolini/
Mestre em Cultura em Contato na FFLCH/USP (2016); especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP/PR (2005) e em Comunicação Audiovisual pela PUC/PR (2007); é graduada em Superior Gravura pela EMBAP/PR (2001). Possui trabalho como docente de ensino superior e educação artística/cultural na área social. Tem pesquisas em mangá, cultura pop e arte japonesa; além de produções na área de artes visuais (gravura), ilustração, fotografia e mangá. Escreve periodicamente blog Quadrinheiros. Lattes: https://goo.gl/mUjgXX
Os cursos serão realizados no Instituto HQ (Avenida Pompéia, 2040) e as matrículas devem ser realizadas pelo telefone (11) 5072-6161. Mais informações no próprio site do Instituto HQ, basta clicar aqui.
Nos vemos lá!
Nem todos os comics são de heróis !!!! EX: Snoopy, Dick Tracy, Recruta Zero, Sin City….
Sim, por isso fomos específicos: “comics de super-heróis”, que serão nosso foco, mas também abordaremos tangencialmente outros. Venha participar se puder. Abraço.
Moro a milhas de SP… não poderei ir….
Que pena. Mas vai ser nas férias. 🙂
Gostei do diálogo mangá-comics… 2 senhoras escolas de HQ !!

uma foto pra representar este diálogo !!