Vertigo: a vertigem dos quadrinhos mainstream (curso na Martins Fontes Paulista)

quadrinheiros vertigoCriado em 1993 dentro da DC Comics, uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, o selo Vertigo surgiu com a proposta de levar os quadrinhos para um público adulto e acabou por amadurecer a própria indústria na qual nasceu. Nele surgiram obras que redefiniram o mercado de quadrinhos como Hellblazer, Sandman, Preacher, Os Invisíveis e Transmetropolitan.  Conheça um pouco mais sobre esse importante capítulo da Nona Arte a partir de uma análise histórica, gráfica e técnica. Apresentaremos as origens do selo Vertigo e uma seleção e análise de obras que marcaram sua história nesses mais de 20 anos de existência.

Essa é a proposta do nosso novo curso a ser realizado na Martins Fontes da Paulista nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho! Quem já nos conhece sabe que lá acontece, desde o final do ano passado o Quadrinheiros Explicam ao Vivo. Já falamos sobre o Batman, Superman e a própria história da DC Comics lá, mas esse será o primeiro curso na Martins Fontes Paulista.

Quadrinheiros Explicam na Martins Fontes Paulista

Quadrinheiros Explicam na Martins Fontes Paulista

Mas esse não nosso é primeiro curso. Já fizemos o curso Quadrinhos na História em parceria com a Universidade Livre Pampédia. 

Curso Quadrinhos na História na Pamédia

Curso Quadrinhos na História na Pampédia

Enfim, periodicamente ultrapassamos a fronteira do blog e do youtube para encontros mais densos, aliando o rigor acadêmico à paixão pela Nona Arte em nossas análises que sempre são enriquecidas com a contribuição do público que frequenta nossos encontros.

Aqui está um breve resumo no que vamos abordar em cada um dos encontros:

06/06: A Casa dos Mistérios de Karen Berger, A Invasão Britânica e a vertigem dos quadrinhos mainstream: O Monstro do Pântano de Alan Moore e o Hellblazer de Jamie Delano.

13/06: A Vertigo maior que a DC: Sandman de Neil Gaiman e Os Invisíveis de Grant Morrison.

20/06: Vertigo, Religião e Política: Preacher de Garth Ennis e Transmetropolitan de Warren Ellis.

27/06: A atualidade e o futuro da Vertigo: Y, O Último Homem de Brian K. Vaughan e o futuro da Vertigo.

Então, se você curtiu faça a inscrição pelo Cinese clicando aqui. O valor de 80 reais corresponde aos 4 encontros com direito ao certificado do curso se você comparecer em pelo menos três. Você também pode nos ajudar a divulgar o evento aqui pelo Facebook, mas reiteramos que a confirmação no evento não garante a participação, que deve ser efetivada via Cinese.

vertigo

Nesses momentos nós nos permitimos revelar nossas identidades (quase) secretas:

Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro): Doutorando em História (PUC-SP) e fellow do Center for Latin American and Latino Studies da American University em Washington D.C.. Mestre em História Social (2006), licenciado (2005) e bacharel em História (2003). Atua na área de História Contemporânea da América, relações políticas e culturais entre Brasil e EUA, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Lattes: http://goo.gl/ePlN9K

Bruno Andreotti (Nerdbully): Graduado e licenciado em História pela PUC-SP (2003), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (2008), atua como professor desde 2005. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos antiglobalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg

Iberê Moreno Rosário e Barros (Sidekick): Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP (2012). Mestrando em História pela PUC-SP (início 2013) e em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (início 2013). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura da PUC-SP, com interesse nos temas: Cultura, Heróis, Política Externa Americana, Guerra, Conflitos Internacionais, Quadrinhos, História e Relações Bilaterais Brasil-EUA. Link para o currículo lattes: http://goo.gl/zkckve

Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico): Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia, trabalha com design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou um programa norte americano de intercambio filiado a PUC-SP e a FGV. Hoje atua no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta.

Aqui você aprende como chegar na Martins Fontes:

enderec3a7o

Venha conhecer mais sobre esse selo que mudou toda a indústria dos quadrinhos!

10881574_798362760253154_3884864731854772860_n

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully, Picareta Psíquico, Quadrinheiros explicam, Sidekick, Velho Quadrinheiro e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Vertigo: a vertigem dos quadrinhos mainstream (curso na Martins Fontes Paulista)

  1. Pingback: Quadrinheiros Dissecam na nova série! | Quadrinheiros

  2. Graciela disse:

    Olá!
    É possível fazer a inscrição ainda?

    Obrigada!

  3. Pingback: A presença dos quadrinhos nacionais na Fest Comix | Quadrinheiros

  4. Pingback: Quadrinhos na História – 2ª Edição (curso na Martins Fontes Paulista) | Quadrinheiros

  5. Pingback: Curso Quadrinhos na História – Revisado e Ampliado! 16 de julho | Quadrinheiros

  6. Pingback: All-New All-Different Quadrinheiros! | Quadrinheiros

  7. Pingback: As capas mais marcantes de quadrinhos | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s