Quadrinhos na História – 2ª Edição (curso na Martins Fontes Paulista)

11811332_10153048846571659_1604501319978147103_nA arte sequencial tem ganhado cada vez mais importância na cultura pop. Venha conhecer uma pouco mais sobre a Nona Arte a partir de uma análise histórica, gráfica e técnica dos quadrinhos de super-heróis norte-americanos.

Essa é a proposta dessa nova edição do curso Quadrinhos na História, que será realizado na Martins Fontes da Paulista nos dias 12, 19 e 26 de setembro e e 03 de outubro!

Quem já nos conhece sabe que na Martins Fontes da Paulista acontece, desde o final do ano passado, o Quadrinheiros Explicam ao Vivo. Já falamos sobre o Batman, Superman e a própria história da DC Comics lá, e esse será segundo curso na Martins Fontes Paulista. O primeiro foi sobre o selo Vertigo, realizado em junho.

A primeira edição do curso foi ministrada no início desse ano, em um único dia, no Espaço Pampédia e, devido à grande receptividade do público, será realizado novamente, agora revisado e dividido em quatro sessões.

Curso Quadrinhos na História na Pamédia

Curso Quadrinhos na História 1ª Edição

Aqui um breve resumo do que vamos abordar em cada um dos encontros:

12/9: Introdução. O que é uma narrativa gráfica? É necessário um aprendizado para ler histórias em quadrinhos? A singularidade dos comics norte-americanos. Aspectos técnicos das histórias em quadrinhos. Direitos autorais: a batalha pelo reconhecimento. O problema da periodização: existem mesmo “Eras” nos quadrinhos?

19/9: A Era de Ouro (1938-1950). A Era de Prata (1956-1970). A Jornada do Herói. Dos heróis pulp aos primeiros super-heróis.O Herói Solar e o Cavaleiro das Trevas. A Aurora do Multiverso e da Marvel Comics. Wertham e o Comics Code Authority. Análise das obras: Action Comics #1, Detective Comics #27 e Fantastic Four #1.

26/9: A Era de Bronze (1970-1985) e a Era de Ferro (1986-1994). A relevância social dos comics. A Era das Trevas dos super-heróis. A desconstrução do conceito de herói nos comics. O início da Image Comics. Análise das obras Green Lantern/Green Arrow #76, O Cavaleiro das Trevas e Watchmen.

3/10: A Renascença (1994-até hoje). A construção de um novo conceito de herói nos comics. Um mosaico de referências. Os super-heróis conquistam as telas do cinema, a TV e o grande público. Análise das obras: Marvels e O Reino do Amanhã.

Então, se você curtiu, faça sua inscrição pelo cinese clicando aqui. O valor de 120 reais corresponde aos 4 encontros com direito ao certificado do curso se você comparecer em pelo menos três. Você também pode nos ajudar a divulgar o evento aqui pelo Facebook, mas reiteramos que a confirmação no evento não garante a participação, que deve ser efetivada via Cinese.

Nesses momentos nós nos permitimos revelar nossas identidades (quase) secretas:

Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro): Doutorando em História (PUC-SP) e fellow do Center for Latin American and Latino Studies da American University em Washington D.C.. Mestre em História Social (2006), licenciado (2005) e bacharel em História (2003). Atua na área de História Contemporânea da América, relações políticas e culturais entre Brasil e EUA, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Lattes: http://goo.gl/ePlN9K

Bruno Andreotti (Nerdbully): Graduado e licenciado em História pela PUC-SP (2003), mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (2008), atua como professor desde 2005. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos antiglobalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg

Iberê Moreno Rosário e Barros (Sidekick): Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP (2012). Mestre em História pela PUC-SP e em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor das Faculdades Integradas Rio Branco e pesquisador do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura da PUC-SP, com interesse nos temas: Cultura, Heróis, Política Externa Americana, Guerra, Conflitos Internacionais, Quadrinhos, História e Relações Bilaterais Brasil-EUA. Link para o currículo lattes: http://goo.gl/zkckve

Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico): Graduado em Design pela FAAP (1998) e pós graduado em Pedagogia, trabalha com design gráfico, desenho de móveis, artes plásticas e vídeo. Coordenou um programa norte americano de intercambio filiado a PUC-SP e a FGV, atualmente atuando no 3° Setor em projetos interdisciplinares e inter-religiosos de educação, economia colaborativa e comunicação não violenta.

Aqui você aprende como chegar na Martins Fontes:

enderec3a7o

Venha conhecer um pouco mais sobre os super-heróis e como eles vieram a dominar os cinemas e a TV! Esperamos vocês lá!

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully, Picareta Psíquico, Sidekick, Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Quadrinhos na História – 2ª Edição (curso na Martins Fontes Paulista)

  1. Pingback: A História das Histórias em Quadrinhos: a Era de Ouro | Quadrinheiros

  2. Pingback: A História das Histórias em Quadrinhos: a Era de Prata | Quadrinheiros

  3. Pingback: Universos, Multiversos e a DC | Quadrinheiros

  4. Pingback: Top of Mind: os 5 melhores quadrinhos da Era Pós-Moderna | Quadrinheiros

  5. Pingback: 10 (+5) referências de histórias em quadrinhos | Quadrinheiros

  6. Pingback: O futuro passado: quadrinhos, sismógrafo do amanhã | Quadrinheiros

  7. Pingback: 5 marcos da Era das Trevas dos quadrinhos | Quadrinheiros

  8. Pingback: Quadrinhos na História: bibliografia quadrinheira | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s