A mais nova edição do curso Quadrinhos na História, agora revisado e ampliado! 16 de julho em São Paulo!
A arte sequencial tem ganhado cada vez mais importância na cultura pop. Venha conhecer uma pouco mais sobre a Nona Arte a partir de uma análise histórica, gráfica e técnica dos quadrinhos de super-heróis norte-americanos. E agora nessa nova edição do curso, temos algumas novidades como uma introdução mais abrangente sobre quadrinhos no mundo e a incorporação de alguns elementos do nosso curso sobre o selo Vertigo!
Informações no vídeo abaixo:
O conteúdo completo:
Introdução
O que é uma narrativa gráfica? É necessário um aprendizado para ler histórias em quadrinhos? Um breve panorama das histórias em quadrinhos no mundo. A singularidade dos comics norte-americanos. Aspectos técnicos das histórias em quadrinhos. Direitos autorais: a batalha pelo reconhecimento. O problema da periodização: existem mesmo “Eras” nos quadrinhos?
A Era de Ouro (1938-1950) e A Era de Prata (1956-1970)
A Jornada do Herói. Dos heróis pulp aos primeiros super-heróis.O Herói Solar e o Cavaleiro das Trevas. A Aurora do Multiverso e da Marvel Comics. Wertham e o Comics Code Authority. Análise das obras: Action Comics #1, Detective Comics #27 e Fantastic Four #1.
A Era de Bronze (1970-1985) e a Era de Ferro (1986-1994)
A relevância social dos comics. A Era das Trevas dos super-heróis. A desconstrução do conceito de herói nos comics. Análise das obras Green Lantern/Green Arrow #76, O Cavaleiro das Trevas e Watchmen.
Vertigo, British Invasion e o “efeito Image”
A importância da fundação do selo Vertigo e a invasão de autores britânicos nos Comics (Moore, Morrison e Gaiman). A importância da Image para o direito dos artistas; a brutalização dos comics e o “efeito Liefeld” nos quadrinhos.
A Renascença (1994-até hoje???)
A construção de um novo conceito de herói nos comics. Um mosaico de referências. Os super-heróis conquistam as telas do cinema, a TV e o grande público. Já estamos em outra “Era” nos quadrinhos? Análise das obras: Marvels e O Reino do Amanhã.
Curtiu? Então faça a inscrição agora pelo Cinese clicando aqui. Essa edição será uma atividade do Council on International Educational Exchange (mas não se preocupe, o curso será totalmente em português).
Nessas ocasiões nos permitimos revelar nossas identidades já não mais tão secretas:
Adriano Marangoni (Velho Quadrinheiro): Doutor em História (PUC-SP). Lattes: http://goo.gl/ePlN9K
Bruno Andreotti (Nerdbully): historiador e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Lattes: http://goo.gl/xZPmBg
Iberê Barros (Sidekick): graduado em Relações Internacionais e mestre emHistória pela PUC-SP. Lattes: http://goo.gl/zkckve
Mauricio Zanolini (Picareta Psíquico): graduado em Design pela FAAP e pós-graduado em Pedagogia.
O endereço é rua Vanderlei, 632, próximo à PUC-SP:
Não deixe pra última hora! Apenas 20 vagas! Nos vemos lá!
Pingback: Menos supers e mais humanos: a importância do coadjuvante | Quadrinheiros
Pingback: Workshop – Quadrinhos em sala de aula! | Quadrinheiros
Pingback: O Flash de Mark Waid e as Eras dos quadrinhos | Quadrinheiros
Pingback: O que eu aprendi nesses 6 anos de Quadrinheiros | Quadrinheiros