11 atos sórdidos praticados pelos heróis nos quadrinhos

“Hail, Hydra!”

Hail, digo… alou!

Antes de atirar pedra, que fique claro: este não é um post pra se levar a sério! Mas talvez nada seja mais sério do que ele aborda.

Explico.

Assunto que precisa (e vai) ser mais elaborado por aqui, prometo, é que não existe herói que faça algo errado. Digo, até faz, mas na perspectiva dele, ele jamais está cometendo um erro.

Ao contrário, ele torce, ele tem fé, ele sabe que tem razão e precisa levar isso até as últimas consequências. Afinal, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, certo? O que é pior? Praticar atos violentos ou permitir que outras pessoas sejam violentadas ao não fazer nada para impedir?

“Quão sólida são suas crenças se você não luta por elas?” Sabe, isso é um truque retórico. Digo, de convencimento. E bastante tentador, usado por roteiristas de N formas para atrair leitores. Os pais de Bruce Wayne foram friamente assassinados? Peter Parker deixou um malfeitor fugir e ele matou o tio Ben? Ora, são cenários que, seja você criança, adolescente ou adulto, são fáceis de se reconhecer, se identificar.

E (verdade seja dita) a justiça deve ser feita. Os danos devem ser reparados. O agressor tem que ser punido. Sofrer tal como agrediu e lesou. Certo?

Há algo de vital na “busca por justiça”, mesmo aquela sob os tons da vingança. Ou melhor, existe algo de “primordial”, algo animal, algo brutal.  Algo que não tem nada de heroico.

Porque já são mais de tantas horas e eu devia estar devidamente espalhado no sofá de casa invés de tentar cativar suas emoções primais, então segue aqui uma lista de 11 vezes em que os heróis foram muito piores do que os piores vilões:

11- Quando Hal Jordan, o Lanterna Verde, resolveu assassinar toda a Tropa dos Lanternas Verdes em Crepúsculo Esmeralda (1994).

10- Quando a Fênix Negra matou um sistema solar inteiro porque estava com muita fome na Saga da Fênix Negra (1980)

9- Quando a Mulher-Maravilha matou Maxwell Lord dando origem a uma das maiores fissuras no tecido narrativo da DC 

8 – Quando Bishop, tentando impedir um novo expurgo mutante no futuro, perseguiu Cable no espaço-tempo para assassinar Hope, a primeira bebê mutante depois do “Dia M” em Complexo de Messias (2008)

7- Quando Matt Murdock, envenenado de raiva, matou uma prostituta por acidente enquanto perseguia os assassinos de seu pai em Demolidor – O Homem sem Medo (1993)

6 – Quando Ciclope matou seu professor – e figura paterna – Charles Xavier em Vingadores vs X-Men.

5- Praticamente todos os atos do Hulk (assassinar, escravizar, extorquir, estuprar, aterrorizar) no futuro sombrio da série O Velho Logan (2008)

4- Quando Morfeus, o Sandman, condenou sua pretendente, Nada, ao inferno, simplesmente porque ela o rejeitou. (Estação das Brumas)

3 – Quando Miracleman arremessou um carro cheio de gente numa feroz batalha contra o Kid Miracleman (1988).

2- Quando o Comediante estuprou Sally Jupter em Watchmen (1987)

Ok, o Comediante não era bem um herói. Ou era?

1- Quando Batman recrutou cada um dos Robins. Diga o que quiser, mas de todos os atos do Batman, esse me parece o mais extremo.

 

Anúncios

Sobre Velho Quadrinheiro

Já viu, ouviu e leu muita coisa na vida. Mas não o suficiente. Sabe muito sobre pouca coisa. É disposto a mudar de idéia se o argumento for válido.
Esse post foi publicado em Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 11 atos sórdidos praticados pelos heróis nos quadrinhos

  1. Alexandre disse:

    “9- Quando a Mulher-Maravilha matou Maxwell Lord dando origem a uma das maiores fissuras no tecido narrativo da DC” Nossa…isso ai foi um “ato sórdido”? O que ela fez foi legítima defesa um bem para a humanidade! Ela não tinha escolha a não ser quebrar o pescoço do crápula que estava controlando o Superman!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s