Discutir sobre qual super-herói ganha de qual é um passatempo antigo no meio nerd e também uma discussão quase interminável. Agora, com o filme Batman V Superman – Dawn of Justice esse antigo passatempo tem levantando inúmeras discussões sobre se Batman poderia ou não vencer o Superman.
Há alguns inocentes que afirmam que jamais um humano poderia derrotar o Superman – quase posso ouvir as gargalhadas de Lex Luthor. Mas há também incautos que acham que o Batman precisa de Frank Miller para vencer o Superman.
Aqui estão compiladas cinco vezes em que Batman derrotou o Superman. Sem a ajuda de Frank Miller.
- Hush (Jeph Loeb)
Superman está sendo controlado mentalmente pela Hera Venenosa e Batman dá um soco em sua cara portando um anel de kryptonita. Só não bateu mais porque o Superman volta ao normal depois da porrada. Há quem diga que ele parou porque os ossos de sua mão quase quebraram, mas se você acha que isso pararia o Batman… bom, você não conhece o Batman.
- Torre de Babel (Mark Waid)
Nessa história, que é um novo clássico (já adaptado para animação pela DC), Batman tem um plano para derrotar todos os membros da Liga da Justiça. Eu disse TODOS. Para parar o Superman, Batman criou uma espécie de kryptonita vermelha que deixa a pele do Super transparente. Só não derrotou de vez o Superman porque não foi o Batman quem executou o plano.
- Execution 2001 (Dan Jurgens)
Nessa linha temporal alternativa Superman torna-se um ditador e é executado (sim, EXECUTADO) pelo Batman usando o famigerado anel de kryptonita.
- The Trust (Chip Kidd/Alex Ross)
Novamente Superman está sob controle mental – mas desta vez de Brainiac – e toma um tiro com uma bala de kryptonita do Batman – pelas costas. Tudo bem, não foi muito justo, mas… o Batman faz o que precisa ser feito.
Você pode ler a história completa aqui.
- Batman/Superman: Os Melhores do Mundo (Paul Dini/Alan Burnett)
Esse é top: em menos de 3 minutos de animação o Batman dá um golpe de judô no Super (sem armadura especial nem nada), intimida-o e deixa-o com ciúmes. Uma derrota que vale por três (não vamos contar o fato de que o Batman descobre a identidade secreta do Super porque o Super já tinha descoberto a do Batman), mas vamos contar uma só para não humilhar o Último Filho de Krypton.
Esta do golpe de Judô é tosquice total… nem com toda a força de um homem normal conseguiria fazer o que ele fez, a não ser que o próprio super deixasse, o que seria idiota…
Se a kriptonita estiver fazendo efeito mesmo guardada dentro do bat-cinto, o golpe poderia ser verossímil, já que ela enfraquece o superman. então naquele momento até o batman jogar o saquinho com a kriptonita para longe de ambos. Qualquer um poderia aplicar o golpe.
Judô é uma relação de força, peso, velocidade e equilíbrio. Sob certas condições, uma pessoa mais fraca pode facilmente derrubar uma maior e mais forte. Se o alvo não espera o golpe, mais fácil. Então, a não ser que o Super também tenha super-peso, ele levar um golpe do Batman é totalmente plausível. Mas é altamente improvável que esse golpe resolva a luta, a não ser que se aplique alguma técnica de quebramento ou estrangulamento associada ao uso de kriptonita.
Acho que o número 2 vai rolar no filme, ou pelo menos a tentativa, pois no teaser aparece o Batman em cima de uma torre segurando uma arma que parece uma snipper.
Creio que o lance da sniper será usada como na Hq Dark Knight em que o Batman a usa para disparar o gancho em uma torre.
os caras ñ viram que ele esta com uma kripitonita no bolso é claro que ele poderia da uma surra no super e não só um golpe de judo bat-mito!!
Sobre a animação do final, eu só digo uma coisa: Bruce Timm. E texto muito, muito bom. Eu li a HQ silencio que o Batman derrota com o anel (pq ele está dominado pela hera) e é uma das cenas mais legais das HQs. Quem leu, viu ele dizer para a mulher gato, que o ajuda na missão (por vingança contra a Hera): “Clark é um rapaz do interior… tem um coração bom. E isso está a nosso favor”. Batman é o cara rs
É bom lembrar que na HQ onde o batman “vence” o super com anel de kriptonita, o próprio batman diz que a cada soco era como se a mão dele fosse quebrar, acredito que mesmo se a hipnose continuasse, ele não ganharia, tanto pela mão quanto pelo super se regenerando.
como ele ira vencer se a kriptonita nao esta sendo direcionada p ele, pois o anel esta na outra mao do batman?
Faltou esta: https://oprotagonista3.wordpress.com/2015/04/13/a-primeira-vez-que-o-batman-deu-um-cacete-no-superman/
Muito legais todas as conclusões e comparações!
Mas acho zoado a idéia do Batman usar tantas armas de fogo no “trailer” do filme, uma vez que ele não é a favor do mesmo, por conta da sua própria história no passado e identidade do personagem.
Nerdbully? li alguns textos seus no passado, não comentei porque não tinha conta, eu conheci o seu trabalho através do seu celebre texto sobre o Batman fascista do Frank Miller, um texto que discordo que quase tudo, e pretendo rebetê-lo com outro texto um dia, embora nossas ideias sejam bem opostas, gosto bastante da maneira que o sr escreve seus textos, é aquele tipo de material que mesmo discordando de quase tudo, eu leio mais e mais pela qualidade com que foi feito, afinal é melhor ler algo bem escrito que eu discorde, do que algo mal feito que eu concorde. Só achei engraçado esse seu post (embora útil para os que chegam agora) pelo sr ter sempre classificado o Batman como um maníaco, um burguês que espanca aqueles que são vítimas da desigualdade social que ele promove, mas no entanto se colocar na defesa dele com esses cinco motivos. Desculpe pela franqueza, e parabéns pelo texto, sempre que eu puder, vou estar comentando agora, também escrevo alguns textos, qualquer coisa é só pesquisar meu nome.
Força e honra.
P.S: Se puder, configura o blog para poder aceitar comentários do Google + ou disqus. Ficaria mais versátil para comentar.
Obrigado, Ozymandias. Concordar ou discordar é algo secundário, o que importa é entender a ideia do outro e, caso seja necessário, refutá-la com argumentos consistentes. Fico realmente feliz por saber que faz uma leitura tão atenta dos textos aqui do blog.
Depois que escrevi os textos que vc cita sobre O Cavaleiro das Trevas de Miller (quem não conhece pode ler aqui e aqui), fui “acusado” de ser um hater do Batman, mas agora, por esse texto das vezes em que ele derrotou o Superman fui acusado de ser um fanboy. Infelizmente as pessoas ficam presas nessa lógica binária e acho que o mais proveitoso é tentar fugir dela.
Eu na verdade sou (e sempre fui) um fã do Homem Morcego e por isso mesmo sei que ele é um personagem extremamente complexo. Ele tem várias facetas: ele é um burguês, ele é um fascista, um vigilante, um homem honrado, um ninja, um samurai, um playboy, um detetive, um inventor… enfim, o Batman é tudo isso e continua sendo o Batman. Posso gostar mais ou menos de cada uma dessas facetas, mas não posso negá-las. Acho que nesses textos em que abordo o Batman são um esforço para entendê-lo em toda essa complexidade.
Enfim, gostaria muito de ler esse seu texto que vc fará rebatendo o meu. Podemos até publicá-lo aqui na seção dos Red Shirts.
No mais agradeço mais uma vez a leitura atenta.
Abraços.
PS: Vou tentar ver se disponibilizar essas opções de comentários é possível.
Também penso parecido, quanto mais perspectivas existem para se avaliar um personagem, mais ele se torna tão interessante. Também sofro com isso nos meus textos, se eu escrevo citando alguns erros que a Marvel cometeu, logo sou tido como “fanboy” da DC, ou um “odiador” e palavras similares. Fato surpreendente aconteceu foi com o ultimo texto que postei na internet, com minhas considerações sobre Vingadores 2, que o sr pode ver aqui:
http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br/2015/04/vingadores-2-era-de-ultron-opniao.html
Ou aqui onde tem mais comentários:
http://www.actionsecomics.com.br/2015/04/vingadores-2-era-de-ultron-opniao.html#.VTqBFyFViko
O texto rebatendo o seu, é uma ideia que eu tenho a mais de um ano, muito antes de eu ter blog, que devo organizar de forma coerente a equação de ideias ideias que eu tenho, para que fiquei pelo menos próximo em qualidade textual do seu. Meu Facebook só vive desativado, vou tentar entrar nele hoje a noite para mandar esse referido texto dos Vingadores para a sessão Red Shirts.
Força e honra.
Pingback: Secret Wars e Convergence, Marvel e DC: quem copia quem? | Quadrinheiros
Pingback: Umberto Eco: cultura de massa e quadrinhos | Quadrinheiros
Nerdbully, acabei de ler este texto e, pelos links, cheguei ao seu excelente estudo sobre a psicopatia e violência do Batman em DK. Sensacional! Escrevi algo semelhante sobre DK quando publiquei um estudo em 7 partes sobre um confronto Batman vs Superman em
http://www.nosblogamos.com.br/blog/2015/01/27/quem-vence-uma-luta-entre-batman-e-superman/
principalmente nos capítulos em que explico a luta entre os dois e os motivos do Miller ter caracterizado os personagens como o fez…
E aproveitando rs quero me convidar pra fazer um ghestpost na seção Red Shirts hahahahah
Abs
Ralph, obrigado pela leitura. Li seus textos também. Não concordo que Morrison vá na esteira do Miller para o Batman. Ao contrário, a concepção do Morrison vai na contramão do que Miller estabeleceu para o personagem, como chego a comentar brevemente no texto que analisa O Cavaleiro das Trevas de Miller. Mas sem dúvida Morrison usa o Batman muitas vezes como um ‘deus ex machina’ em suas histórias com a Liga.
Na atual fase da Liga com Geoff Johns o Batman perdeu muito dessas características que vc comenta nos seus textos, mas Johns também tem seus “queridinhos”: o Flash e o Lanterna.
Entre em contato com a gente pelo facebook ou email se realmente estiver interessado em colaborar como Red Shirt.
Abraço.
Nerdbully vou contatá-los então, pois me interessou a idéia sim!
Pingback: 5 vezes em que Superman derrotou o Batman – e porque você NÃO quer que isso aconteça! | Quadrinheiros
Ganhar quem eles querem se um batma tem mais fãs então e ele quer vai ganhar isso e fato sem contar que fizeram um supermem idiota cachorrinho por lois lane essa história de supermem viver salvador lois lane e ser bonzinho de mais e que hoje ele não passar de um super herói fraco idiota e não tem muito fãs em termo de moral sou mais um batma e um wolvereni do ex mem não essa merda de super herói do supermem
Esses erros tão me matando lkkkkkkkkkkkkkkkkk
A ideia em questão tem a ver com carisma. O Batman é aquele sujeito cuja presença intimida pelo o que ele representa, pelo mito construído. Se o Superman perde pro Batman deve ser porque tem nele a imagem de alguém a se admirar. Psicologicamente, mesmo divergindo em várias opiniões, Super não consegue deixar de se impressionar em como um homem sem poderes consegue se manter sempre em pé de igualdade com todos os outros da Liga que são superpoderosos. Existe uma ligação de respeito e admiração mútua entre eles. Já foi dito pelo Arqueiro Verde, na Liga da Justiça Sem Limites, que os sete fundadores(segundo esta versão: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Mulher Gavião e o Caçador de Marte) não eram especiais por serem os primeiros e nem os mais poderosos, mas pelo o que representavam, por suas construções mitológicas, como referências do que deve ser feito sob qualquer circunstância e sempre o certo. Estes dois personagens, Batman e Superman, são afinal os que sempre fazem o que é certo, apesar de tudo. Por isso que , nas vezes em o Super perde pro Morcego, isso se justifica num contexto em que era o correto de acontecer. Vai além de um simples recurso de roteiro.
Correto, Luciano. Mas note também que tudo isso que você mencionou também são recursos de roteiro. Abraço.
Tô vendo aqui que o lance dessa postagem e vangloriar o Batman a qualquer custo não é mesmo??? Te pergunto quem seria o Batman SEM Kriptonita perante o Superman?
A mesma coisa que o Superman sem poderes pro Batman.
Pingback: Os 10 posts que mais bombaram em 2015 e mais! Retrospectiva Quadrinheira! | Quadrinheiros
Convenhamos: Superman perde porque pega leve com Batman, fica tentando conversar enquanto o morcego que lhe quebrar o pescoço. Se Clark quisesse, não haveria mais que 5 segundos de luta, e Bruce seria abatido facilmente.
Ele estava sendo controlado pela Hera e ela mandou ele matar o Batman
Senhores por favor se coloquem no lugar so homem de aço. Vocês acham que numa briga sem limites e com os 2 bem preparados (e não só o Batman como os escritores gostam de mostrar). O Batman teria alguma chance? antes mesmo dele se mexer ja seria atacado em velocidade sonica, sendo congelado, derretido ou preso numa placa de chumbo. Um cara que enfrenta Darksaid um novo deus de igual para igual que faria o Batman se borrar todo nem, mereceria essa comparação. Mas quem vai ganhar é o escritor decide, assim fica fácil e quase convincente. Mas se você fosse o homem de aço perderia? Só louco diria que sim…..
Você chegou a ler a “continuação” desse texto? É só clicar aqui. Lá discutimos um pouco melhor essas questões. Dê uma olhada e depois diga-nos o que achou.
Tudo que leio sobre este assunto, Batman sempre está com alguma coisa de Kriptonita… Assim fica fácil demais.. VAI NA MÃO QUE EU QUERO VER!!!
Se o Batman vai sem kryptonita, o Superman tinha que ir pra luta sem poderes. :p
Não concordo, Nerdbully. Os poderes do Superman são O QUE ELE É, fazem PARTE DELE, é por isso que ele é o SUPERMAN. Já a Kryptonita não NASCEU com Batman, é um RECURSO que ele precisa usar pra vencer o Super. Com Kryptonita até MINHA AVÓ JOSEFA vence o Superman, logo essa discussão não tem nem graça. A verdade é que o Batman vence porque os roteiristas querem que assim seja. Como um ser humano COMUM vai dar um pau num alienígena que se move próximo a velocidade da luz, carrega BILHÕES DE TONELADAS e tem uma infinidade de outros poderes????? Se o Superman quisesse de fato MATAR o Batman, não levaria mais do que 5 segundos. No Cavaleiro das Trevas por exemplo o Super fica enrolando, querendo conversar, segurando seus poderes, e o Batman vai COM TUDO. Mas os Batman aços não enxergam nada disso, pra eles Batman é o foda e pronto.
Jonas, sugiro a leitura do outro post, 5 vezes em que o Superman derrotou o Batman, onde as questões sobre roteiro são abordadas. Abraço.
É cada demente QUE BOSTEJA nos comentários, PQP. NUNCA que um humano pode vencer um personagem com os poderes do SUPERMAN, NUNCA. Sobre a Kryptonita é óbvio que é o ponto fraco dele, mas quem sempre vence o super são os rotiristas.