Quando a ferramenta liberta a criatividade! 1º Concurso Cultural Quadrinheiros

Mande seu desenho!

Mande seu desenho!

Estamos, a todo o momento, buscando novos meios de contar histórias. Em um primeiro instante pensamos logo em recursos artísticos, mas como eles seriam possíveis sem as invenções tecnológicas? Se não fossem as técnicas e tintas, não existiriam os afrescos, para que Michelangelo fizesse a criação de Adão. Se não fossem as máquinas fotográficas, que roubaram a função de retrato, não teríamos as ninfas de Monet. Se não fossem as tintas coloridas, talvez não teríamos os quadrinhos…

A história conta que ele teve essa cor pois precisavam testar o amarelo nas impressoras

A história conta que ele teve essa cor pois precisavam testar o amarelo nas impressoras

Há algum tempo atrás já falei sobre essa questão da evolução e da arte. Mas este texto foca em outra questão: A tecnologia em si. Os quadrinhos surgiram dentro de jornais e panfletos, como um modo de divertir e ocupar um espaço. Era um auxílio ao texto, um modo de permitir ao analfabeto entender o que também era contado ali. O Velho Quadrinheiro desenvolveu ferozmente aqui essa discussão sobre a história dos quadrinhos, não há porque repetir isso aqui.

Os recursos técnicos às vezes são escassos, mas quando temos na mão a ferramenta certa, parece que tudo funciona mais fácil! Pense assim: Você precisa fazer 10 cópias de um texto. Você pode escrever à mão em 10 folhas diferentes. Você pode escrever à mão uma vez, e usar um mimeografo. Você pode digitar e imprimir 10 cópias. Todos os métodos são válidos, mas pense na diferença da qualidade entre eles. Fora a praticidade!

sim... pergunte aos seus avós o que é um mimeografo!

sim… pergunte aos seus avós o que é um mimeografo!

Quanto mais evoluímos as técnicas, mais diferentes e melhores serão os resultados. O apoio dos computadores sem dúvida é imprescindível hoje em dia na indústria dos quadrinhos. Junto com a máquina, que já é um baita auxílio, vem as mesas digitalizadoras, canetas digitais e todo um conjunto de ferramentas incríveis. Empresas, como a Wacom, possibilitam aos artistas atingirem níveis ainda maiores de qualidade e de agilidade.  Permitem que o trabalho seja feito mais rápido, com menos erro e com mais liberdade. Dão à criatividade toda liberdade que ela precisa!

Um caso concreto é o do Mike Deodato Jr, um dos mais conhecidos artistas da Marvel. Ele mora no Brasil, mais precisamente na Paraíba, e trabalha fazendo os desenhos de personagens icônicos como o “Hulk” e “Os Vingadores”. Se não fossem as mesas digitais, os computadores, e a internet, isso seria impossível. Morar no Brasil e trabalhar para a Marvel, podendo produzir na quantidade que ele produz só é possível com essas tecnologias. É a união máxima de um talento com uma ferramenta, libertando toda a criatividade do artista. Dá uma olhada no que ele falou e mostrou neste vídeo da Wacom:

É com toda essa inspiração e ideias, que, com o apoio da Wacom, lançamos o 1º Concurso Cultural Quadrinheiros! Pedimos a todos os interessados que enviem o seu desenho, ilustração, colagem ou qualquer outra forma artística gráfica, sob o tema “Quando a ferramenta liberta a criatividade”, para o email contato@quadrinheiros.com, com o assunto “1º Concurso Cultural Quadrinheiros”. No texto do email deve constar o seu nome completo. Iremos escolher o melhor desenho e o ganhador receberá um Sketchbook do Mike Deodato Jr AUTOGRAFADO! Além disso iremos publicar a sua arte no nosso blog, no twitter e no facebook! Veja as regas aqui! 

Mande seu desenho!

Mande seu desenho!

Participe!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sidekick e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Quando a ferramenta liberta a criatividade! 1º Concurso Cultural Quadrinheiros

  1. Pingback: REGRAS – 1º Concurso Cultural Quadrinheiros | Quadrinheiros

  2. Pingback: Resultado do 1º Concurso Cultural Quadrinheiros | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s