5 vezes em que Superman derrotou o Batman – e porque você NÃO quer que isso aconteça!

81467914O filme Batman v. Superman: Dawn of Justice ressuscitou um antigo debate entre os fãs de quadrinhos sobre quem de fato venceria essa luta.

Ficou famoso o meme em que Batman pede ajuda a Frank Miller para vencer o Superman. Já mostrei nesse post que o Batman não precisa da ajuda de Miller para que isso aconteça. O Batman já derrotou o Superman diversas vezes nas mãos de vários roteiristas. Mas os fãs do Homem de Aço argumentaram que tudo isso era roteirismo.

Para não ser injusto aqui estão 5 vezes em o Superman derrotou o Batman. E porque você não quer que isso aconteça.

5. The Alien Superman

Nessa história da Era de Prata Superman não só derrota como alopra o Batman. Superman fica em um casulo por meses e, quando sai, finge ser um alienígena. Quando Batman descobre… bem… tarde demais. Maior detetive do mundo? Não dessa vez.

prata

prata 1

4. Batman gênio versus Superman neandertal

Outra típica da Era de Prata. Batman se torna um gênio do mal e transforma o Superman em um neandertal. Mesmo assim o Super ainda o força a criar uma máquina para que voltem para suas formas originais. Inteligência vence a força bruta? Nem sempre.

evil

evil 1

3. Por Geoff Jonhs

Essa cena é do primeiro arco da Liga pós-Novos 52. Não chegou a ser uma luta até o final, mas… veja, se o Superman chegou até aí, o que o impediria de vencê-lo? O Batman não teve chance.

batman-vs-superman-movie-composer

2. Por Alex Ross

Se isso fosse pra valer… a cabeça do Batman certamente teria explodido.

81467914

1. Em Injustice

Igual ao Bane. Com requinte de crueldade.

tumblr_inline_mtbgx5qY0o1r4qnll

Pronto. Ninguém vai me acusar de ser injusto. Foram 5 vezes pro Batman e 5 pro Superman, mas…

Por que você não quer que isso aconteça?

Quando dois personagens do porte de Superman e Batman interagem é sempre um problema. Respeitadas as características deles, ou seja, aplicando a lógica do mundo real em uma história de super-heróis, é óbvio que o Batman não é páreo  em nenhum nível  para o Superman. Superman também tem treinamento em diversas artes de combate (embora a explicação sobre isso varie muito) e também possui super-inteligência (a forma como isso aparece e se manifesta nas histórias também varia enormemente).

Mesmo que o treinamento do Superman fosse menos rigoroso que o do Batman, os super-atributos físicos dele seriam mais que suficientes para sobrepujar o Batman. A super-inteligência também faria o Superman vencer o Batman nesse campo. Talvez o único jeito de vermos essa briga justa seria retirar todos os poderes do Superman e jogá-lo em uma arena com o Batman e ver quem vence.

Agradecimentos ao pessoal da Torre de Vigilância.

Agradecimentos ao pessoal da Torre de Vigilância.

De qualquer modo o problema é o seguinte: é muito árduo para um roteirista trabalhar personagens marcantes e tão desnivelados quando o Batman e o Superman sem que um seja menosprezado na trama. Fazer uma história em que Arqueiro Verde e Batman se encontram, brigam e derrotam os vilões é mais fácil. Eles têm o mesmo nível de poder e enfrentariam vilões mais ou menos “mundanos”. Nada seria muito “forçado”.

Mas como fazer com Superman e Batman, dois ícones da DC? Um soco do Superman mataria o Batman. Darkseid seria um oponente digno do Superman, mas Batman não seria mais que um incômodo para Darkseid, se aplicarmos a lógica do mundo real nas histórias de super-heróis. O ponto é: interação entre personagens desnivelados é algo difícil de ser trabalhado.

3338280-funny-batman-superman-comic

Não são poucas as reclamações entre os fãs quando veem seus personagens favoritos desrespeitados pelos roteiristas quando essa interação ocorre. Quando o Batman aparece em cena é frequente que os demais personagens da Liga da Justiça fiquem “burros” para que o Batman pareça inteligente. Isso não é uma falha de roteiro, é um recurso para que um personagem como o Batman – sem poderes – torne-se relevante entre deuses.

O recurso do contraste é extremamente utilizado quando Superman e Batman interagem. Já abordamos isso em nossa antiga série Quadrinheiros Explicam. Eles são Os Melhores do Mundo, não obstante têm suas diferenças. Ambos almejam o mesmo fim, mas com métodos diferentes – e normalmente um não aprova o método do outro. Quando interagem isso precisa ficar claro para que os personagens sejam bem caracterizados.

O problema é que a briga entre super-heróis é um velho clichê do gênero e normalmente nesse embate o Batman leva a melhor. Isso não se deve apenas ao fato de que o Batman é mais popular e tem mais fãs que o Superman, mas tem outra explicação. Bem mais simples – do ponto de vista do roteiro pelo menos.

Superman derrotar o Batman é o óbvio. O contrário não.

Pense. Você é um roteirista, trabalhou anos e anos numa indústria altamente seletiva e competitiva que é a de quadrinhos dos EUA e finalmente você tem a chance de escrever os dois maiores personagens da editora e haverá um embate entre o Homem do Amanhã e o Cavaleiro das Trevas. Como você resolve isso?Fazendo o Superman explodir a cabeça do Batman com um murro?

2540359-brainsvsbrawn

É claro que não. Imagine você entrar no cinema e ver essa cena:

É o óbvio, não é? É por isso que nunca veremos isso acontecer. É por isso que você também não quer que isso aconteça, embora nos fóruns seja muito comum dizer que quando um personagem é favorecido em detrimento do outro isso seja “roteirismo”. Então, toda vez que algo que não é óbvio acontece… é “roteirismo”. Toda vez que a lógica do mundo real não é aplicada é “roteirismo”.

unnamed (2)

Penso que ao final de uma história o único critério que temos para julgá-la é perguntar A história foi boa? Eu gostei? Isso é extremamente subjetivo, é claro, mas se o seu critério para julgar se uma história é boa ou não é o realismo… bom, acho que quadrinhos de super-heróis não é bem seu estilo. Talvez um bom documentário seja mais a sua cara. Nada contra.

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para 5 vezes em que Superman derrotou o Batman – e porque você NÃO quer que isso aconteça!

  1. Fabio Franco disse:

    Eu acho que o negócio é diversão. Uma hora um vence por algum motivo. Outra hora é o outro. De vez em quando os dois perdem e por aí vai. O que conta é uma boa história. Não quem vence ou não. Em tantas histórias o Batman apanhou e ganhou, bateu e perdeu, perdeu e apanhou e ganhou e venceu. Depois da pancadaria vinha o desfecho da história que MUITAS vezes nem dependeu muito das bat-pancadas!!!!
    Eu adoro quadrinhos JUSTAMENTE por não caracterizar FIDEDIGNAMENTE a realidade.Se fosse assim, teríamos quadrinhos de quê? Fotonovelas do cidade alerta? Do jornal da Band?

  2. Juliano Abrahão disse:

    Venho participando de vários grupos nos últimos meses e o que mais me impressiona é o nível de engajamento desse pessoal com os temas relacionados a esse universo de quadrinhos.

    E outra coisa que me chama a atenção é esse papo de “roteirismo” muito bem abordado neste post que os nego acha que vão ler uma HQ ou mesmo ver um filme ou animação e a linha dos criadores tem que ser realista, na boa… vão te catar!!!!

    Crescemos com toda essa fantasia desde crianças, ou querendo voar, ou ter um cinto de utilidades e depois de marmanjos esses caras ficam cheios de frescuras, porque é a Marvel ou porque é a DC que são melhores, e blá, blá, blá..

    O grande barato disso tudo é curtir a história e sentir a emoção disso tudo com uma descarga de adrenalina no corpo e na mente, … vi que dias atrás soltaram pela web que “vazou” o roteiro de Batman vs Superman…

    .. nem perdi meu tempo de ler…

    não quero saber se é verdade ou mentira, ou meia verdade, … só quero como a maioria dos fans (uns mais do Batman – meu caso, outros mais do Super) chegar no cinema e entrar lá dentro da telona e vibrar com o que vem pela frente.

    Depois, bom, depois que tiver sóbrio, rs.. posso até colocar em prática meu senso crítico como forma de crescer no mundo da arte ou entender mais dos bastidores.

    Rapaziada dos Quadrinheiros, é sempre um prazer visitar este blog. Abs.

  3. É um bom argumento sobre “o inesperado é que o Batman vença”. Eu acho que você esqueceu um dos melhores roteiros “Superman derrota o Batman” que é o de Red Son “Entre a Foice e o Martelo”. Foi imensamente inesperado que o Superman (usando a Mulher Maravilha como joguete) vencesse o Homem-Morcego na sua versão russa.

    SPOIIILEEERRRRRRRRRRR

    Diria até que foi uma vitória “roubada” e mesmo assim muito respeitosa para ambos os personagens, como se dissesse: “Para ganhar do batman ‘só roubando mesmo'”, ou ainda, mostrando o quanto Super daquela realidade (usando sua inteligência nivel 8 se não me engano) poderia ser tão, MAIS astuto que o Batman. Aquela cima de tudo foi uma vitória da Astúcia, da Inteligência e não da força (como seria comum o Super vencer) sobre o Batman “com seus planos intermináveis”.

    E ainda assim deu um final digno pacas para ele, aonde ele prefere se matar que ter de virar uma pessoa “sem alma” — que foi o que o Super fez com quase todos que o enfrentaram em Red Son. Acho que neste encontro épico, a única que realmente perdeu foi a WW. E claro… quem realmente ganhou (depois de um fim meio duvidoso com o Braniac) foi um tal de Lex Luthor. HQ realmente, SEN-SA-CI-O-NAL e super indicada.

    fim do SPOIIILEEERRRRRRRRRRR

    Só para terminar, eu acho que a galera não entende um monte de coisa… “Ahhh se o super quiser ele explode a cabeça do batmãaooo”, Mas é CLARO QUE ELE EXPLODE. Ele não faz isso porque, como diz o Batman em “Silencio”, no fundo, o Super é um “menino criado no Kansas”, lá no fundo o Superman é bom, e lá no fundo o Batman é mal. O Batman (como louco que é) é um puta bom psicólogo e conhece a fundo a personalidade (psiquê) de cada um que faz parte da LJ.

    E é preciso que conheça mesmo: pontos francos não são apenas a “Kriptonita”. Pontos fracos são fraquezas, traumas pessoais, dificuldades na vida, como a pessoa encara o mundo… (é com isso que ele bola os pontos fracos que aparecem na animação LJ Legião do Mal). Ninguém é perfeito, nem mesmo os deuses da Liga. Todos tem suas mazelas morais. E como o Batman Persegue Psicopatas, entender a fundo a personalidade (dependendo do roteirista) às vezes monocromática dos deuses da DC é muito possível sim.

    É com isso, com a personalidade humana e naturalmente BOA do Superman, que o Batman sempre conta no embates com o CLARK. Se você for ver, em Reino do Amanhã, quem toma as decisões “mais malvadas” nunca é o Clark — é sempre a Diana! E o Batman “sente isso”, quando fala pra ela no fim da HQ: “Vamos deixar todos morrer e lutar até a morte para que você recupere sua honra de Amazona!!”. O Batman, no fundo, além de ser o maior detetive da Terra (isso é muito discutível também, já que ele tinha um filho E NÃO SABIA! HAHA!) é o MAIOR PSICÓLOGO da DC.

    Abraços!

  4. Renki disse:

    Alguem sabe em qual HQ rola o dialogo entre o batman e o super da imagem posterior a do flash? queria ver a conclusao…
    Vlw

  5. Pingback: 5 vezes em que Batman derrotou o Superman – SEM ajuda do Frank Miller | Quadrinheiros

  6. É por isso que não vale a pena por o batman junto com a liga ou vs alguém da liga como o superman, porque se for pra dimunuir o personagem rival pra ficar “proporcional” aí perde a graça… Eu queria ver o super massacrar o batman. Eu sempre torço pelo mais forte, ou então que o mais fraco vença de modo justo (pelo que o personagem tem e pode fazer realmente) e não dessa forma tosca que fazem o batman vencer.

  7. jon snow disse:

    Um batma tem mais fãs do que um supermem porque um batma tem mais moral e pegandor e sempre ganhar de qualquer um um supermem e bozinnho de mais apanhar de qualquer um so viver correndo atras de lois lane so tem ela na vida dele e um cachorrinho de lois lane e uos dos piores super herói que eu ja vei um supermem fizeram ele uma merda desculpe os fãs de supermem mais e a verdade eu sou mais batma wolvereni e thor eles tem mais moral e sempre ganhar dos vilões desculpe Dc comic não fui eu que fez essa merda de supermem foi vocês vocês mesmos humilha seus personagens

    • dary disse:

      Se liga mano o superman e melhor q o batman em tudo,mais forte mais historia,e ele pode ser o mais forte mais o mais humilde ,batman perde a brincar. Ps nao odeio batman gosto bastante mais facto e facto. Nao chorem fans do Batman lol

  8. Sr. Destino disse:

    ola eu sou muito fã do Batman( desde moleque sempre sofri com os meus colegas me chamando de louco por ser fã e um herói sem poderes, mais era isso que mais me atraia no Batman eel e um ser humano que todos os dias tem que provar que ele merece estar entre os deuses), eu na minha humilde opinião acho que nesses embates entre Batman e Super, quem estar na desvantagem e o super ( calma eu vou explicar), SABEM PORQ?? o Batman no fundo ele não e um herói, eles esta mais para um justiceiro ou um anti-herói , o Batman sabe que o super poderia matar ele com apenas um soco, mais ele sabe que o super e um cara bom, que ele nunca iria matar um ser humano, que o super sente uma grande afinidade pelos seres e que ele e apenas um cara do interior que não sente maldade no seu coração, e esta aii maior fraqueza do super e é essa fraqueza que o Batman tem a seu favor O BOM CORAÇAO DO HOMEM DE AÇO …….. e todos sabem que o Batman sempre que luta contra o super ele nunca joga limpo sempre tem um monte de artimanhas e engenhocas para usar…… e eu não concordo com oque um carinha falou ali que o Batman não deveria fazer parte da JLA , o Batman já provou varias vezes que ele e mais que qualificado a fazer parte da JLA.

  9. Pingback: Os 10 posts que mais bombaram em 2015 e mais! Retrospectiva Quadrinheira! | Quadrinheiros

  10. wagner disse:

    Acredito q Superman (o primeiro super heroi) e batman (influenciado por estorias policiais e de misterio da epoca) sao dois personagens q nao funcionam em universos de superheroi. Superman, pq tem poderes de mais e, tal como foi concebido, traz uma ideia de redencao pra humanidade quase religiosa. Batman, pq nao tem nenhum poder e nem uma arma ou roupa especial.
    Acho verossimil, nas HQs de superheroi, um cara botar uma armadura e sair voando por aí disparando raios pelas maos, mas nao entra na minha cabeca a ideia de um cara se fantasiar de morcego pra dar porrada em bandido na calada da noite usando intelecto superior e treinamento em artes marcias no meio de gente q tem superforça, raio pelos olhos, supervelocidade etc.
    No proprio universo, acho batman um personagem genial, mas num universo de superherois, o minimo q posso dizer é q é um personagem ridiculo. Obvio q existem personagens sem poderes (nem armas especiais) no universo de superherois, mas sempre sao mostrados com suas limitacoes (se levamos em conta q no universo de super herois, estes sao seres “superiores”). E os fãs do Batman tem q admitir q sempre q ele aparece junto com outros superherois, os poderes deles sao diminuidos e surge do nada um subterfugio pro Batman salvar o dia com sua inteligencia superior ou com o seu bumerangue magico.
    Com o Superman eh o contrario, diminuem os poderes dele pros outros superherois tb serem uteis, por isso q tb acho qeh um personagem q só funciona sozinho.
    Qto à pergunta sobre quem ganharia a luta entre batman e superman, acho q os dois estao acima disso. Gosto de pensar na ideia de q o batman tem uma kryptonita q nunca pensa usar, assim como o superman nunca pensa em arrancar o coracao do batman com um dedo.

  11. Manasses disse:

    O que acho engraçado e que os caras da DC toda vez que publicam uma nova edição do superman adicionam mais poderes ainda o tornado ainda mais indestrutivel tornando os outros super herois em comparação quase como o batman um humano sem poderes de tão desnivelado que está, os outros super herois nem ganahram tambem novos poderes, acho que está na hora de batman ganhar poderes e mesmo assim levando em consideram os recursos do batman poderia ser criado tecnologias que melhorassem todos atributos fisicos como ocorreu com alguns humanos e ate o macaco grund, ou no universo da marvel como o Hulk que antes o banner era um humano comum e poderia bater de frente com o super sem querer fomentar rivalidades entre dc e marvel o batman poderia ganhar habilidade relativas a sua essencia como o morcego ou relacionadas a noite e a escuridão, mas mesmo ele sendo muito bom o continuam deixando como um ser humano comum enquanto o super a cada edição o deixa mais proximo de um deus.

  12. Luís Carlos disse:

    Eu tenho a impressão de que essa certa antipatia pelo Superman é em razão de ele ser apresentado meio que negando a si mesmo. Por exemplo, as críticas mais comuns ao homem de aço são: 1. Ele é poderoso demais e isso é sem graça; 2. Ele é bonzinho demais e isso é sem graça; Acontece que cada um desses itens aparece em outros heróis extremamente populares. O Goku é poderoso demais e bonzinho demais e é adorado pelos fãs. No caso do Superman eu creio que a forma como ele é apresentado busca negar essas duas características essenciais dele, geralmente diminuem seu poder e mostram a sua virtude como fraqueza. Eu penso que se assumissem o Super Homem como ele foi concebido, o mais poderoso e nobre super herói, e apresentasse isso como algo positivo essa antipatia mudaria. Se ele é o mais poderoso ele tinha que ser o cara que que chega para resolver ou para fazer o sacrifício que ninguém mais poderia. O fãs vibram quando o Goku, Ikki, Saga ou o Hulk chegam no conflito. E a nobreza do Superman deveria ser mostrada como sua maior força e também de forma mais humanizada. Não precisa ser um anti-herói para ser humano.

    • Luís Carlos disse:

      Apenas complementando: Não precisa ser anti-herói para ser humanizado. No caso do Goku, por exemplo, o que o humaniza é o fato de ter uma família com mulher e filhos, ser comilão, ‘as vezes preguiçoso, ser brincalhão o que gera várias cenas cômicas. Dá para humanizar o super sem fazer dramalhão, ridicularizá-lo ou querer deixá-lo mais sombrio.

  13. Joyce Oliveira disse:

    Adorei!

  14. Luciano disse:

    Ridícula essa observação e se os roteiristas pensam assim são burros. O Supef é um ser benovelente, altruísta. No BvS por exemplo, era só o Super dar uma surrinha maneirada no Batman e depois dar uma lição de moral nele, pegando na mão derrotada e humilhada do Batman, pedindo-lhe ajuda. REALISTA. TÃO DIFICIL ! QUEREM FAZEF FILME REALISTA E FSZEM UMA LUTA IMPROVÁVEL, MESMO COM KRYPTONITA.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s