Alguns dos criadores que marcaram a história do Flash nos quadrinhos.
A Era de Ouro com Gardner Fox e Larry Lampert
Criadores de Jay Garrick, no Brasil também conhecido como Joel Ciclone, o primeiro Flash, que estreou em Flash Comics #1 (1940).
A Era de Prata com Robert Kanigher e Carmine Infantino
Criadores de Barry Allen, o Flash da Era de Prata. Sua revista de estreia (Showcase #4, 1956) é um dos marcos iniciais da Era de Prata e a onda das reformulações de heróis da Era de Ouro nos quadrinhos, como uma pegada mais de ficção científica.
A Era de Bronze com Cary Bates, Alex Saviuk e Don Heck
Autores de uma das mais importantes sagas do personagem, A Morte de Iris West, onde já é possível notar temas mais sombrios nas histórias. Cary Bates escreveu o personagem desde o início dos anos 70 até meados dos anos 80.
A Era de Ferro com Mark Waid
Após a icônica morte de Barry Allen em Crise nas Infinitas Terras quem assume a identidade do Flash é seu sobrinho, Wally West, antes seu parceiro mirim, Kid Flash. Mark Waid foi o responsável por suas histórias e tornar Wally West o Flash dos anos 90. Conheça um pouco melhor essa fase clicando aqui.
A Renascença por Geoff Jonhs
Geoff Jonhs conseguiu algo improvável. Uma das únicas mortes nos quadrinhos de super-heróis que parecia irreversível era a de Barry Allen, trazido de volta em 2009, acontecimento sintonizado com o zeitgeist dessa Era, marcada pela nostalgia, especialmente da Era de Prata.
Se quiser saber mais sobre as Eras dos quadrinhos de super-heróis conheça nosso livro clicando aqui.
Na minha adolescência, não via a menor graça nesse herói. Talvez, agora nos meus 50 anos, eu deva reler suas histórias e, quem sabe, mudar de opinião.
Sim, o Flash tem histórias boas e ruins, como todo personagem tão longevo. Eu recomendo a fase do Mark Waid e do Geoff Johns.
Gostei muito da materia.
Obrigado!
Pingback: Grant Morrison, Mark Millar e as Eras dos super-heróis | Quadrinheiros