Star Wars virou modinha ou você que é chato?

The-Star-Wars-The-Force-AwakensTalvez as duas coisas.

Toda vez que vemos revitalizações de franquias e personagens é a mesma coisa. Alguns fãs antigos mais ortodoxos reclamando que estragaram o que eles tanto idolatravam, que destruíram a essência de seus personagens favoritos etc. O expoente disso certamente foi o Paulo Ramos com sua carta aberta ao Superman, comentada aqui.

Vimos isso com Star Trek e agora estamos vendo com Star Wars, embora creio que com muito menos força. Diferentemente de Star Trek, que ficou num vácuo de produções cinematográficas durante sete anos e televisivas que já dura cerca de dez anos (embora uma nova série esteja em produção), Star Wars tem sido continuamente alimentada desde a Nova Trilogia (1999-2005).

Clone-Wars-2003-star-wars-clone-wars-micro-series-2003-35573380-784-1024

The_Clone_Wars_TV

star-wars-rebels-season-2-keyart-1536x864-531987300980

As animações sobre as Guerras Clônicas (de 2003 a 2005 e depois de 2008 a 2014) e o mais recente Star Wars Rebels foram grandes sucessos de maneira que é possível dizer que a franquia Star Wars possui uma base de fãs mais jovens do que aqueles que assistiram a trilogia original.

No entanto, agora com toda essa nova empolgação sobre o filme de J.J. Abrams que estreia essa semana, o discurso ortodoxo radical volta à tona (parece que há uma parcela considerável da humanidade que é adepta a isso, e nem precisa de religião para que isso se manifeste, qualquer coisa vale, até Star Wars). As reclamações são basicamente duas: (1) estão destruindo (ou vão destruir) a franquia e (2) agora virou modinha.

Não que o comportamento seja restrito a ao nicho dos quadrinhos

Não que o comportamento seja restrito a ao nicho dos quadrinhos

Sobre a destruição da franquia. Lembro de estar em uma livraria quando ouvi um fã de Star Wars dizer que ele torcia para que os novos filmes fossem um fracasso, porque ele queria que fossem baseados nos livros de Timothy Zahn. Tudo bem você ter uma opinião pessoal sobre o que deve ser feito ou não, mas daí a torcer para que algo que você gosta fracasse é um exemplo de como essa ortodoxia radical toma conta dos fãs. Isso resume a reclamação “estão destruindo a franquia”. Você tem uma opinião formada sobre o que a franquia deveria ser e qualquer coisa que não seja a sua concepção é igual a destruição da franquia.

Convenhamos, há de se ter coragem pra defender essa

Convenhamos, há de se ter coragem pra defender essa

Sobre virar modinha. Parece que esses ortodoxos radicais se incomodam quando descobrem que existem mais pessoas que gostam de algo que antes só um pequeno grupo gostava. É inegável que a “cultura nerd” se popularizou nos últimos anos e creio que nós só temos que agradecer por isso. Nunca tivemos tantos filmes e séries de super-heróis, lojas de artigos geeks/nerds.  E pode ter certeza que isso é efeito do aumento de público, do que os ortodoxos radicais chamam de “modinha”. Reclamam da modinha mas ninguém reclama de ter mais acesso a quadrinhos/livros/action figures etc. de Star Wars… ou reclamam? Bem tudo é possível, certamente há algum saudosista que deve pensar “mas na minha época era melhor, a gente suava para conseguir um quadrinho”. Masoquismos à parte, eu prefiro ter mais acesso às coisas que eu gosto.

tumblr_leog7urUCx1qbj46wo1_r1_500.0

Worst post ever

Envelhecer é a melhor coisa que existe. A alternativa não é lá muito agradável. Tornar-se chato sempre é opcional. Atire a primeira pedra quem curte Star Wars e não vai assistir ao novo filme.

Alguns posts relacionados:

O conflito de gerações na cultura pop

5 Conselhos para você não se tornar um velho nerd chato

Nerds são hipsters?

Nerd: deslocado ou descolado?

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Star Wars virou modinha ou você que é chato?

  1. Fabio disse:

    Excelente comentário. Como fã, desde que vi uma nova esperança em 1989, na estreia de tela quente na globo, nunca me considerei um nerd radical.
    Confesso que nao crio expectativas, mas torço sempre pr surpreeender.
    Gostei dos novos filmes de 99 pra cá. Claro que o yoda digital nao emocionou como o animatronic. E ate hoje emociona ve-lo falar sobre a força para luke e depois quando estava morrendo, visivelmente preocupado dele sucumbir aos siths.
    Só sinto falt disso, que mesmo com alta definição não parecem querer reproduzir. Talvez para prender um publico mais ávido por ação e dinamismo e menos contemplação.
    Gostei bastante de ver tambem star trek renovada. Série que aprendi gostar com meu pai e ver junto com ele, comentar, sonhar clm aquela tecnologia fantástica.
    E ver como novos atores reviveram não só personagens iconicos mas também trejeitos de atores memoráveis como shatner, kelley e nimoy.
    Penso que podemos equilibrar, como nerds classicos, que suavam para ter um quadrinho, ensinar os novos nerds a se aprofundar e renovar nosso entusiasmo e força em seus folegos e vigor.

  2. pcam13 disse:

    Nunca fui fã de Star Wars. Mas chamar de modinha algo que sempre figura no TOP 5 da cultura nerd por mais de 30 anos é ser imbecil. SW tem história.

    Um abraço do Macaco
    http://www.falamacaco.wordpress.com

  3. Pingback: Os 10 posts que mais bombaram em 2015 e mais! Retrospectiva Quadrinheira! | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s