Venha para a Liga da Justiça… de BH!

Já falamos aqui para que serve um herói e porque alguém escolhe ser um. O simbolismo que os personagens das histórias em quadrinhos carregam pode se desdobrar em ações concretas como a do Hospital A. C. Camargo e a campanha da SUPER FÓRMULA (ver vídeo no final do post), ou dos lavadores de janelas de hospitais infantis de diversas partes do mundo que trabalham fantasiados para alimentar a imaginação e esperança dos pequenos pacientes.

janela

Outro ação como vasta cobertura da mídia foi o flash mob que transformou a cidade de São Francisco em Gotham City numa iniciativa da organização Make-a-Wish para realizar o sonho de um garoto de 5 anos portador de leucemia desde o nascimento.

Mais do que o sonho do menino, o imaginário que os heróis dos quadrinhos representam tem uma força cultural que não deve ser menosprezada. Como no caso do Projeto Social LIGA DA JUSTIÇA de Belo Horizonte.

1956867_10152008651556659_531959998_o

Um grupo de amigos fãs de super heróis. Assim nasceu o Projeto Social LIGA DA JUSTIÇA que desde 2012 visita hospitais, casas de repouso, creches e outras instituições de Belo Horizonte, além de encabeçarem campanhas de doação de sangue. Trocamos mensagens com alguns de seus membros para saber mais sobre a experiência de usar a ficção heroica para motivar e dar esperança a pessoas em situações difíceis ou precárias. Vejam o que eles disseram quando perguntamos: por quê o tema super-herói é importante?

10150823_425732794229243_1817969165_n

Daniel Xavier (Shazam)Acho que receber uma visita de um grupo de pessoas com roupas coloridas já é divertido. Assim como fazem os Doutores da Alegria. Mas, no meu caso, por exemplo, não tenho muito talento para fazer graça. A fantasia de palhaço não funciona em mim. Mas a de herói funcionou. Com o tempo notei que o super-herói é exemplo de superação, e essa mensagem de superação também é transmitida através da nossa visita.

10156807_425732817562574_815843937_n

Luiz Fernando (Batman) – Significa a chance de conhecer as dificuldades que outras pessoas vivem e ver que as minhas são muito pequenas. Além de ser uma ótima oportunidade de tentar fazer pessoas felizes, pois sempre somos bem recebidos e bem tratados e conseguimos ver que as pessoas realmente estão gostando do que estamos fazendo.

10322754_686244901469589_2016552718931754343_n

Ivea Vinhal (Mulher Maravilha) – O tema super-herói é importante porque o tema traz lembranças a todas pessoas, de todas as idades de uma figura que vem trazer proteção, alegria, cordialidade, respeito e etc.

Luciana Nery – (Bat Girl) – Nosso papel como integrantes da Liga é fazer o bem e é essa a ideia que os super-heróis trazem. Todo mundo tem seus super-heróis favoritos e as crianças ficam super empolgadas em nos ver fantasiados.

1459827_687361724691240_5544438270188927366_n

O sentido de responsabilidade em relação a sociedade é intrínseco à narrativa heroica e é esse mesmo senso de responsabilidade que motiva as ações sociais. Num mundo cada vez mais influenciado pela jornada do herói, a consciência do nosso papel e da colateralidade de nossas ações é mais latente (e é por isso que eu acredito que ler histórias em quadrinhos pode transformar a sociedade!).

Sigamos o exemplo dos amigos mineiros e vamos nos unir a Liga da Justiça!

alex-ross-jla-01

PS1 – Para mais informações sobre o Projeto Social LIGA DA JUSTIÇA clique aqui: https://www.facebook.com/ProjetoSocialLigadajusticabh?fref=ts

PS2 – Vídeo da campanha – Super-heróis na luta contra o câncer – do Hospital A. C. Camargo Câncer Center

Anúncios

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Venha para a Liga da Justiça… de BH!

  1. Ótima notícia saber que o projeto que participo foi divulgado neste ótimo veículo de comunicação nerd!
    Este tipo de postagem ajuda nossos amigos heróis que estão espalhados pelo mundo, a saírem do armário e fazer algo em prol do próximo!
    Porque pessoas precisando de ajuda é o que não falta!
    Além do mais, não adianta nada ficarmos admirando a imagem do herói, usando camisas caras, comprando encadernados caros (e mal feitos como os da Salvat, rss), se isso não sair do papel.
    Muito obrigado pela divulgação!!!

    Ouvi dizer que está surgindo também aqui em BH a “Iniciativa Social Vingadores”, nos mesmos moldes que a Liga. E nesses Vingadores o Homem-Aranha vai poder entrar! Rsss!

  2. Pingback: TEODICÉIA EM QUADRINHOS: Destino, livre arbítrio, salvação e perdição (ou “Por quê um super-herói deveria salvar você?”) | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s