A mente criativa por trás de Jessica Jones

Jessica Jones dos quadrinhos e Melissa Rosenberg

Jessica Jones dos quadrinhos e Melissa Rosenberg

Conheça Melissa Rosenberg, showrunner, produtora e roteirista de Marvel’s Jessica Jones.

Criada em 2001 por Brian Michael Bendis e Michael Gaydos, Jessica Jones foi a personagem principal de uma série de quadrinhos chamada Alias, do selo Marvel Max (a linha “adulta” da Marvel). Alias teve 28 edições, ganhou alguns prêmios e duas indicações para o Eisner para Melhor Série Contínua e Melhor História Serializada. Em seguida estrelou The Pulse, também escrita por Bendis e  com participações contínuas em Os Novos Vingadores na fase em que Bendis escrevia o título.

Alias_Vol_1_1

Melissa Rosenberg viu o potencial da personagem para a TV e já tentava emplacar a série de Jessica Jones (baseada nas 28 edições de Alias) desde 2010 para a ABC, mas o projeto foi suspenso até 2013. Foi então que a parceria entre a Netflix e a Marvel finalmente o tornaram possível – e como são grandes as chances de você já ter visto a série completa e já ter uma opinião formada a respeito enquanto lê este post, o texto não tratará da série, mas de sua criadora.

Melissa Rosenberg e Krysten Ritter, que interpreta Jessica Jones na série

Melissa Rosenberg e Krysten Ritter, que interpreta Jessica Jones na série

Melissa Ronsenberg trabalha como roteirista e produtora desde os anos 90, tendo um Master of Fine Arts – uma espécie de pós-graduação bastante comum entre roteiristas, produtores e escritores nos EUA. Os seriados mais famosos entre o público nerd brasileiro em que ela já participou foram Hércules, como roteirista e em Dexter, como roteirista e produtora. Também vale destacar seu trabalho como roteirista e consultora em Birds of Prey – outra série com super-heroínas.

Ela é a responsável pelo roteiro de TODOS os filmes da Saga Crepúsculo. Se alguém aí assistiu os filmes e leu os livros pode dizer se ela fez ou não um bom trabalho. O público dos filmes parece ter gostado. Melissa já ganhou e foi indicada a diversos prêmios por seus trabalhos, tanto como roteirista como produtora.

protagonistas de Birds of Prey

Protagonistas de Birds of Prey

Além disso ela é bastante engajada nas questões dos direitos dos roteiristas. Fez parte da Writer’s Guild of America’s Board of Directors por cinco anos e teve um papel muito ativo na última grande greve de roteiristas entre 2007 e 2008. Atualmente é bastante envolvida com o comitê de diversidade da Writer’s Guild of America e com a League of Hollywood Women Writters, trabalhando para a igualdade de gêneros tanto fora quanto dentro das telas.

Mas  Melissa Rosenberg não é a única mulher responsável pelo sucesso de Jessica Jones. O time conta com outras roteiristas, diretoras e produtoras. Além de Melissa Rosenberg, que assina o primeiro episódio, destacam-se Liz Friedman (também produtora da série) que já escreveu House e Xena. Também contamos com algumas diretoras, como Rosemary Rodriguez, que já dirigiu episódios de Lei e Ordem, Elementary e The Good Wife.

wfB3R9qz-600x399

Tudo isso para dizer que se Jessica Jones conseguiu criar uma super-heroína forte e independente é porque foi feito por mulheres. Não exclusivamente, claro, mas é uma mulher que detém o controle criativo sobre a série, o que faz toda a diferença quando se procura criar personagens femininas fortes sem cair nos famigerados estereótipos, numa época em que a luta pela igualdade de gênero no meio nerd nunca foi tão forte.

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A mente criativa por trás de Jessica Jones

  1. Pingback: Estupro, assédio e loucura: Reflexões sobre Jessica Jones e feminismo | Quadrinheiros

  2. Pingback: 5 quadrinhos obscuros mas influentes da Era de Prata | Quadrinheiros

  3. Pingback: Luke Cage, Falcão Noturno e a Marvel fazendo a coisa certa | Quadrinheiros

  4. Pingback: Defensores antes de Defensores – Contatos Intermediários

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s