Porque nem sempre é preciso ser super para ser herói.
Sabemos que não são os poderes que fazem o herói, mas a existência de dons extraordinários é um dos elementos constitutivos do gênero super-heróis, de acordo com Peter Coogan.
Ainda que sonhemos em voar, ter super-força ou super-velocidade, os heróis sem poderes exercem certo fascínio pelo princípio de identificação. Sabemos que nunca voaremos, mas em algum nível achamos que a existência do Batman (que não figurará nessa lista por ser hors concours) é possível.
Aqui vai uma breve lista de heróis que provam que não é preciso ter poderes para ser super.
Kick-Ass
Lançado em 2008 por Mark Millar como o primeiro quadrinho de super-heróis hyper-realista, a série nos apresentou Dave Lizewski, um nerd comum que teve coragem de vestir um uniforme e ser um herói. Ainda que Millar tenha quebrado a própria premissa a partir da aparição da Hit Girl, Kick-Ass merece figurar na lista por sua determinação.
Besouro Azul
Ted Kord é a versão para a Era de Prata de Steve Ditko para o personagem homônimo da Era de Ouro, com habilidades de um atleta olímpico e um inventor típico dos quadrinhos, fora suas capacidades como detetive.
Arqueiro Verde
Apesar de ter sua origem contata e recontada diversas vezes algo permanece invariável: seu talento inigualável com o arco e flecha.
Rorschach
O sociopata paranoico delirante de direita que todos respeitam.
Justiceiro
Inicialmente um antagonista do Homem-Aranha, Frank Castle fez tanto sucesso com seus métodos nada ortodoxos e treinamento militar no ápice que rapidamente foi alçado à categoria de herói, nascido já na Era de Bronze, mas alcançando todo seu potencial na Era de Ferro.
Fantasma
O Espírito Que Anda não tem poderes, mas tem toda uma mitologia ao seu lado, sabendo aproveitar-se disso em suas aventuras. Os ditados da selva dão conta de alguns aspectos da lenda: “O Fantasma tem a força de dez tigres”, “Quando o Fantasma está falando é melhor escutar” “O Fantasma tem mil olhos e tudo vê”.
Então, qual personagem sem super-poderes merecia figurar nessa lista?
Então e o Batman!!!
Tá lá no texto! ” Sabemos que nunca voaremos, mas em algum nível achamos que a existência do Batman (que não figurará nessa lista por ser hors concours) é possível.”.
Hors concours é uma expressão de origem francesa, que significa literalmente “fora do concurso” ou “fora de competição” na tradução para a língua portuguesa. Atualmente, hors concours é tido como um título ou premiação especial, dada para aquela personalidade que é tão boa no que faz que não existe qualquer tipo de comparação com outras pessoas. Em resumo, uma pessoa em hors concours é aquela que já é campeã mesmo estando “fora da competição”. Fonte: https://www.significados.com.br/hors-concours/
Acho que Tony Stark também é hors concours.
A linhagem dos “Robin” poderia figurar nesta lista também, desde Dick Grayson a Damian Wayne.
Sim, é que Tony Stark conseguiu alguns poderes na fase Extremis, mas poderia vigorar sim na versão clássica. Quase toda a Bat-Família poderia estar aí. rs
O Questão!
Bom, de certa forma ele está na lista, já que o Rorschach é inspirado nele.
Precisava ser referir ao Rorscharch… Dessa forma?
Acho que o Alan Moore concordaria com a descrição e o Rorschach só discordaria do delirante. rs
Poxa faltou uma galera aí já que o Batman e o Tony Stark são hors concours, põem então o Questão, Viúva Negra, Nick Fury, Zorro e o Doutrinador ae também vamo valorizar as hqs nacionais.