Batmandammerung!

Pra estrear essa joça, que seja com algo digno: Batman The Dark Knight Rises vem aí e tudo que vi de fotos e vídeos me sugerem uma mesma coisa: Gotterdammerung!

Calma criança espinhenta leitora de tuíter, titio explica: Gotterdammerung (ou “Crepúsculo dos Deuses”) é a última parte da ópera O Anel dos Nibelungos, do compositor alemão Richard Wagner. Essa peça retrata o colapso das alianças (e da amizade) entre os deuses Siegfried, Hagen, Brunhilde e o resto da galera superpoderosa do panteão nórdico.

Todos entram num cacete geral, envenenamentos e jararaquices variadas, até que o Vale dos Deuses onde vivem é inundado pelo rio Reno. Heróis e deuses que são, têm que morrer no final (é uma das coisas que caracteriza uma epopéia, veja bem).

No caso do Batman, pouco interessa o lado da mitologia nórdica (que isso fique pros próximos filmes do Thor); o que transborda nas pistas do novo filme é esse clima de “tá tudo indo pro saco”, o que é a marca da ópera do Wagner.

(crica aí e escuta http://www.youtube.com/watch?v=igAWgaW8eq4)

Atrocidade, desespero, o fim da picada. O único reconforto possível é a tênue esperança de que o herói, quebrado e combalido, restaure a ordem e salve a todos. No fundo, você sabe que é impossível.

E maluco, isso é arte! Não se trata de se sentir bem. Trata-se de sentir com mais intensidade, seja lá o que for.

O Christopher Nolan, tô convencido, é um Wagner do século XXI. Pegou uma historinha cafona e batida (o Batman) e transformou numa mitologia extasiante e sofisticada.

Imagina se ele dirigisse um pornô!

PS – Não, Wagner não era nazista, tampouco é o Nolan ou eu mesmo. Mas o Adolf Hitler, que curtia Wagner, sim. Talvez ele gostasse do Batman se caísse no banheiro dele. E aí? Você não leria mais o Batman?

Anúncios

Sobre Velho Quadrinheiro

Já viu, ouviu e leu muita coisa na vida. Mas não o suficiente. Sabe muito sobre pouca coisa. É disposto a mudar de idéia se o argumento for válido.
Esse post foi publicado em Velho Quadrinheiro e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Batmandammerung!

  1. Sidekick disse:

    concordo com muita coisa… mas chamar o Batman de cafona e historia batida, é um pouco exagerado levando em consideração todas as nuâncias do personagem e suas diferentes variações. Se fosse tão cafona assim, não teria tantas ótimas releituras!

    • vecchiodouglas disse:

      Favor ver série de TV dos anos 60 com Adam West e Burt Ward; depois, ver Batman Eternamente e Batman e Robin de Joel Schumacher.

  2. Rogerio Andrade disse:

    Pra ser sincero, nunca fui fã do Batman, nem da série dos anos 60, nem dos quadrinhos e nem dos filmes de Tim Burton, que eram no máximo divertidos. A série atual no cinema é bem mais interessante e me despertou interesse no personagem. A meu ver essa abordagem melancólica e até um pouco apocalíptica é a ideal para o Batman.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s