Sim! É chegada aquela hora de planejar!
Menos que Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Independência ou Natal, o que importa pra quem é fã é contar os meses para o próximo filme pipoquento do ano.
Mais do que as HQs, lidas a esmo assíncrono, nosso repertório de grandes histórias avança em uníssono quando falamos de filmes.
Ocasião de rara harmonia nerd, o cinema é o que mais próximo existe em unidade de paixões e gostos numa imensa variedade de público. Assim, aproveito pra registrar meu apelo:
Pelo santo nome da Força, fique de boca fechada durante o filme! E se for bater palmas no final, por misericórdia, espere eu sair!
Ufa.
Pronto. Passou.
Sem mais, a lista!!
1º trimestre de 2018
Pantera Negra – 15/03
Pra começar o ano chutando a porta, o 18º capítulo da grande saga dos filmes da Marvel Studios! Não só isso, ao mesmo tempo tem tudo pra ser uma das narrativas mais originais na história dos super-heróis.
Círculo de Fogo: A revolta – 22/03
Continuação de um filme que nasceu pra ser descaradamente divertido. Se for como o anterior, tá ótimo.
2º trimestre
Vingadores: Guerra Infinita – 26/04
Se existe algo próximo da concretização de um sonho infantil é esse filme. Maior destaque do ano, os alicerces dos próximos 10 anos de filmes da Marvel Studios serão assentados ali. Mas você já sabe disso não é?
Ready Player One – 5/05
Quebrando a sequência de filmes mais realistas, como Lincoln (2012) e Ponte dos Espiões (2015), este filme marca o retorno de Steven Spielberg ao território da fantasia e ficção. Baseado no livro de Ernest Cline, parece bem promissor, com altas pitadas de nostalgia.
Han Solo – Uma história Star Wars – 24/05
Um dos mais ruidosos imbróglios da Disney, o filme teve a produção conturbada, com a demissão sumária do par de diretores originais, Phil Lord e Christopher Miller, substituídos pelo convencional Ron Howard. Será que a juventude do genro de Darth Vader terá um tratamento adequado?
(Indago aqui: existe a necessidade desse filme? A juventude do Solo te interessa mais do que do Yoda, do Quin Gon Jinn, do Mace Windu? #EnqueteQuadrinheira)
Deadpool 2 – 1º/06
No momento em que escrevemos, o filme é registrado como “untitled”, sem título. Sequência do sucesso calculado que foi o 1º filme de 2016, este deverá trazer outros pesos pesados do universo mutante, como Cable na pele de Josh Brolin (que também é o Thanos nos filmes da Marvel).
Os Incríveis 2 – 15/06
Sequência longínqua da animação da Pixar de 2004. Aquela foi uma abordagem interessante do universo super-heróico e agora deve prolongar a reflexão: como conciliar a vida heroica e familiar?
3º trimestre
Homem-Formiga e a Vespa – 05/07
Sequência imediata de Vingadores: Guerra Infinita, o Homem-Formiga dividirá espaço na tela com Hope Van Dyne, na pele de Evangeline Lilly. Esta, por sua vez, parece ter mais potencial narrativo do que o herói interpretado por Paul Rudd, que precisou de muita ajuda pra levar o filme anterior nas costas.
X-Men: Novos Mutantes – 19/09
Nova investida da Fox com personagens do universo mutante da Marvel, cujos direitos a produtora detém. No momento em que escrevemos, há pouquíssimas informações sobre a produção. No elenco, conta com Masie Williams, a Aria Stark de Game of Thrones, como a heroína Lupina, além dos atores brasileiros Alice Braga como a Dra. Cecilia Reyes e Henry Zaga como o Mancha Solar.
4º trimestre
Venom – 05/10
Entre os nomes de destaque envolvidos na produção, estão Tom Hardy na pele do anti-herói Venom e… é isso. Sem grandes detalhes quando escrevemos este post no final de 2017. Não descarto a hipótese deste filme ser remarcado para 2019. É esperar pra ver.
X-Men: Dark Phoenix – 2/11
Este será o 4º filme com o elenco dos X-Men liderados pelo Prof. Xavier interpretado por James McAvoy. Quem sabe, com alguma sorte, desta vez a produção seja bem sucedida onde X-Men: O Confronto Final (2006) falhou como nunca podíamos imaginar: mostrar a saga da ascensão e queda da Fênix Negra. O clássico de John Byrne e Chris Claremont agora recaiu nas mãos de Simon Kinberg, substituindo Bryan Singer, que, convenhamos, tinha respeito zero pelo material original dos quadrinhos.
Aquaman – 20/12
Convenhamos: dentre as investidas da DC para criar um universo cinematográfico unificado, a única coisa que se salva é o filme da Mulher-Maravilha (2017). Dos estertores do filme Liga da Justiça (2017), Aquaman surge como nova fagulha de esperança. Jason Momoa, que dá vida ao soberano de Atlântida, já traz a reboque seus próprios fãs. A expectativa é que ele garanta um 2º nome de peso nas bilheterias ao lado da princesa de Themyscira. A partir daí, quem sabe um dia, com muito feijão com arroz, talvez não exista uma adaptação de Crise nas Infinitas Terras? Eis um futuro que vale a pena esperar pra ver.
Menções honrosas (i.e., filmes que até podem ser legais, mas que não fazemos nenhuma questão de ver no cinema quando forem lançados):
Tomb Raider: A origem – 15/03
Uma Dobra no tempo – 29/03
Jurassic World: Reino Ameaçado – 22/06
Missão Impossível 6 – 27/07
O Predador – 2/08
Algum mais?
Battle Angel Alita estréia no segundo trimestre
Pingback: Super-heróis, guerra e o fracasso na política | Quadrinheiros
Eu também adorei dos filmes do ano 2017 especialmente Liga da Justica. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia e os bons personagens da Liga da Justiça nos capturam a todo o momento. Se vocês são amantes dos filmes de ação, este é um filme que não devem deixar de ver. Mais que filme de super herois , é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. É uma historia que vale a pena ver.
Pingback: O que você não pode perder em 2020: uma lista Quadrinheira (Ano VIII) | Quadrinheiros