O talento de Jeff Lemire

Quando um autor aparece no mundo dos quadrinhos e novamente te encanta.

Jeff Lemire é um dos escritores mais requisitados dos últimos anos pelas grandes editoras, premiado e aclamado por crítica e público. As narrativas sempre bonitas e dinâmicas garantem ao autor um lugar especial no coração dos leitores.

O autor é canadense e conseguiu um certo destaque no mundo dos quadrinhos mainstream recentemente, após ter escrito Sweet Tooth e logo em seguida ter trabalhado em diversas HQs de super-heróis. O destaque maior do autor são suas histórias autorais, como o já citado Sweet Tooth, O Soldador Subaquático e Condado de Essex, todas provenientes de arte e roteiro de Lemire.

Sua arte é muito característica e única e, apesar de existir um debate forte sobre sua qualidade, é inegável que ela é sempre utilizada em harmonia com os roteiros. As expressões e sentimentos são sempre transmitidos com clareza, principalmente os de tristeza, desespero e desamparo.

Sweet Tooth que se passa em um mundo pós-apocalíptico transcreve na face de Jepperd (um dos protagonistas) todo o desespero que aquele mundo possui, ou seja, a emoção das cenas são transpostas para o leitor de forma convincente.

A inventividade do mesmo na arte é incrível quando brinca com os quadros e cenas dentro de uma HQ, algumas cenas de O Soldador Subaquático são de nos fazer repensar qual é o limite da narrativa gráfica.

Os roteiros do autor são sempre precisos e extremamente dinâmicos, é impressionante como uma cena puxa a outra e te obriga a ler as próximas páginas ou edições. Não é incomum começar a leitura de Sweet Tooth em um dia e no seguinte já ter lido metade de toda a obra. São quarenta edições que passam voando pela quantidade de eventos bem colocados, emoções e fatos demonstrados de formas que sempre convidam o leitor a mais e mais páginas. Suas obras independentes possuem uma estrutura parecida porém adaptada, geralmente escritas em muitos capítulos para simular edições e fatos bem colocados que trazem uma leveza à leitura.

O próprio.

O autor geralmente trabalha com fortes laços entre seus personagens, o leitor acaba se apegando a eles mais do que normalmente se apega a outros, ou pelo menos mais rápido. Sweet Tooth trabalha isso durante a história e alguns acontecimentos com alguns dos personagens parecem estar ocorrendo com alguém muito próximo a você e geram reações mais exorbitantes que o normal para o leitor.

As histórias mais famosas do autor trabalham com um forte sentimentalismo, geralmente questões familiares ou uma grande mensagem para a humanidade.

Sweet Tooth te deixa com um sentimento de culpa e reflexão por mostrar que a humanidade já teve sua chance e que ela já passou, só nos resta um destino iminente. Soldador Subaquático e Condado de Essex falam de famílias, a primeira sobre um homem que se tornará pai e a segunda sobre algumas pessoas em uma pequena parte do Canadá, ambas mostrando tramas de pessoas, sentimentos e demônios pessoais que são discutidos e criados a cada dia na vida de todos nós. Fica difícil não se identificar e não sentir algo lendo estas obras.

Lemire entrou no mundo dos quadrinhos com algumas histórias que provavelmente serão estudadas durante décadas. O dinamismo e o trabalho com os personagens são algumas de suas principais características e isso cativa o público a ler suas obras por completo, da primeira até a última página.

Acabamos por nos acostumar com certos nomes dos quadrinhos: Morrison, Moore, Ellis, Ennis etc. Mas ver um autor novo entrar e mexer com você como esses gigantes da indústria já fizeram é aos mesmo tempo fascinante e esperançoso, pois nos mostra que os talentos estão surgindo a cada dia.

Jeff Lemire com suas belas histórias está criando cada vez mais espaço na indústria dos quadrinhos e esperamos vê-lo por muitos e muitos anos encantando os leitores mundo afora. Ele traz algo novo ao mesmo tempo que nos emociona e ensina, um dos maiores de sua geração e provavelmente será uma grande referência para leitores e criadores do mundo todo.

Anúncios

Sobre John Holland

Procurando significados em páginas de gibi enquanto viaja pelos trilhos do conhecimento e do metrô. Sempre disposto a discutir ideias e propagar os quadrinhos como forma de estudo, adora principalmente a Vertigo, está sempre disposto a conhecer novos quadrinhos e aprender o máximo de coisas possível!
Esse post foi publicado em John Holland e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s