5 Histórias Inesquecíveis de Shazam

Cinco quadrinhos indispensáveis para quem quer conhecer mais sobre Shazam!

Nos últimos anos o super herói Shazam tem ganhado cada vez mais espaço no universo da DC Comics, com participações marcantes nas histórias da editora e causando cada vez mais curiosidade e simpatia dos leitores de quadrinhos. Mas comparado com os “três grandes” da DC (Mulher-Maravilha, Batman e Superman), Shazam tem uma quantidade menor de aventuras.

A Origem

Em 1939 o roteirista Bill Parker e o desenhista C. C. Beck criaram o personagem Capitão Marvel (o antigo nome de Shazam), que inicialmente foi publicado pela editora Fawcett Comics. Quando a Fawcett foi comprada pela DC Comics, adquiriu também o super herói tornando-se a dona legal do personagem.

Na história de origem do herói, o Mago Shazam estava atrás de alguém que viesse a se tornar o seu sucessor na missão de preservar a paz e a justiça, tornando-se o “Campeão da Humanidade”. Porém não era qualquer um que poderia adquirir os poderes que o Mago tinha a oferecer; era necessário antes de mais nada que fosse uma boa pessoa, dotada  de pureza, para que os poderes não pudessem ser usados de forma irresponsável e destrutiva. Eis que depois de várias tentativas o Mago Shazam encontra um garoto chamado Billy Batson que poderia ser o novo detentor do poder dos deuses. Explicado pelo Mago, Billy poderia invocar uma força maior, codificada apenas em uma única palavra… Shazam!

A palavra mágica é o acróstico que incita o poder de cada deus invocado:

Salomão – Sabedoria

Hércules – Força

Atlas – Vigor

Zeus – Poder

Aquiles – Coragem

Mercúrio – Velocidade

Listamos aqui cinco histórias de Shazam bem legais, onde o leitor pode conhecer mais desse grande personagem e diversos espectros de sua origem.

Shazam  – O Poder da Esperança (Paul Dini, Alex Ross)

Nessa HQ, Shazam terá novos desafios pela frente, onde ele não usará de seus poderes mágicos para resolver os problemas da humanidade, mas sim o Poder da Esperança. O Enredo básico da história é sobre a visita de Shazam a um hospital infantil. Ele se surpreende com as histórias que presencia e escuta o chamado para ajudar algumas crianças em especial, que perderam a esperança.

Shazam! E A Sociedade dos Monstros (Jeff Smith)

A Sociedade dos Monstros é mais uma das tentativas em recontar a origem do Capitão Marvel, mostrando como Billy Batson ganhou seus poderes. Apesar da pegada mais infantil, o quadrinho não deve em nada na maturidade em que os assuntos são tratados na história, relembrando muito do clima ingênuo que permeava as narrativas do personagem na Era de Ouro, porém com uma trama consistente.

Reino do Amanhã (Mark Waid, Alex Ross)

Por mais que o próprio roteirista da história (Mark Waid) tenha dito que Reino do Amanhã seja uma narrativa sobre o Super-Homem, ainda assim é uma grande HQ onde você consegue entender algumas facetas de Shazam, ali manipulado por Lex Luthor e o perigo que representa sua força usada de forma descontrolada.

Shazam! Com uma palavra mágica… (Geoff Johns e Gary Frank)

Nesta história muitos conceitos concebidos do personagem são reinterpretados e desconstruídos. O roteirista Geoff Johns faz um Billy Batson cuja personalidade é menos pura como costumava ser. Aqui, Batson surge como um órfão mesquinho e arrogante. Importante lembrar a disputa lendária entre Shazam e Adão Negro, e a nova estruturação da Família Marvel.

O Poder de Shazam (Jerry Ordway)

Depois de anos esquecido, o Capitão Marvel foi resgatado em 1994 para que fossem feitos novas histórias dando novas roupagens para o personagem. Nessa história nota-se o clima da Era de Ouro que o roteirista quis colocar no novo universo da DC Comics pós Crise Nas Infitas TerrasO Poder de Shazam lembra muito a origem do personagem em suas primeiras aventuras na Fawcett Comics.

Shazam tem uma mitologia incrível e um leque de conceitos formidáveis. A cumplicidade entre um super-herói e uma criança são fantásticos na dinâmica entre Billy Batson e Shazam. Ademais, as histórias do antigo Capitão Marvel trazem diversas lições sobre responsabilidade, onde é necessário saber as situações em que se deve invocar o poder de Shazam. As obras citadas dão uma boa base para quem quer conhecer o herói ou para quem simplesmente  quer visitar o que os quadrinhos têm de melhor e mais autêntico.

 

Anúncios

Sobre Goes Murdock

Teve suas faculdades psíquicas ampliadas ao entrar em contato com as Luzes Captológicas. Nos bares de São Paulo, entre um vinho e outro, não se cansa de dizer aos amigos o poder transformador dos quadrinhos. Ler e escrever é uma necessidade diária assim como comer, e mesmo rodeado de cardápios culturais sente fome de conhecimento.
Esse post foi publicado em Goes Murdock e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 5 Histórias Inesquecíveis de Shazam

  1. Pingback: 5 Histórias Inesquecíveis de Shazam | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Josival da Fonseca Silva disse:

    Só esqueceram de colocar na lista Shazam ! A Origem do Capitão Marvel, que saiu pela Abril encadernado americano.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s