ONE-PUNCH MAN: o herói por diversão

One-Punch-Man-2Conheça o herói overpower ONE-PUNCH MAN!

Maurício Kanno, nosso RedShirt recorrente, parece que ficou viciado nesse mangá/anime! Veja o que ele tem a dizer sobre alguém que venceria Goku e Superman com um soco… The treta has been planted…

*

Entre o pessoal nerd, é comum dizer que Goku e Superman são os personagens mais poderosos e overpowers da ficção quadrinhesca, certo? No entanto… eis que apareceu um rival para eles. ONE-PUNCH MAN!

Perca horas de sua vida argumentando qual deles venceria e porque.

Perca horas de sua vida argumentando qual deles venceria e porque.

One-Punch Man é um personagem originalmente lançado em uma websérie de mangá em 2009, ainda em publicação, que chegou a ultrapassar 7,9 milhões de hits em 2012. O desenho original é de Yusuke Murata, e o roteiro de alguém com o pseudônimo “ONE”. Porém, pelo visto só agora, com o lançamento da versão em anime, em outubro deste ano, passou a ficar mais conhecido entre os brasileiros.

easy punching

A produção é do estúdio Madhouse, com distribuição pela TV Tokyo, entre outras japonesas; para os não nipônicos como nós, o caminho é assistir pelo site Daisuki (termo japonês que significa literalmente “gosto muito”; trata-se de um consórcio de estúdios de anime para streaming), com legendas em inglês, espanhol e até português (!). Eles têm liberado um novo episódio de cerca de 24 minutos por domingo. Você pode conferir aqui.

daisuki

Em resumo, o protagonista, com o nome “civil” de Saitama, tem a capacidade de… derrotar qualquer adversário ou obstáculo com apenas um soco – daí seu codinome e nome da série, “One-Punch Man”, algo como “Homem de Apenas Um Soco”, na tradução do inglês; ou “Wanpanman” (ワンパンマン), em japonês. Aliás, uma curiosidade: esse título original é a referência ao nome de um dos animes infantis mais famosos do Japão, “Anpanman” (originalmente lançado como livro ilustrado em 1973, e anime desde 1988): um herói com cabeça de pão recheada de pasta de feijão vermelho… o que claramente denota uma intenção cômica, satírica e nada séria com a nova produção.

Anpanman... sacou a referência?

Anpanman… sacou a referência?

O uniforme nada pomposo de One-Punch Man, quase todo amarelo com zíper no peito, com luvas e botas (ou galochas?) que parecem de plástico e próprias para fazer uma faxina com pá e mangueira, já demonstra bem essa verve cômica… O físico aparente dele, paradoxalmente meio franzino e baixinho, ao menos de uniforme, também não impressiona nem um pouco. Além disso, quando ele se apresenta, identifica-se como “herói por diversão”. Não parece algo muito honrado, né?

heroforfun

Ainda assim, entre os feitos de Saitama estão: derrotar um gigante que pisa em prédios, um ninja que se move mais rápido que um piscar de olhos, entre as mais diversas criaturas monstruosas, como uma particularmente horrenda que nasceu da poluição especialmente para erradicar a espécie humana. Ele destruiu até um meteoro que ameaçava o planeta! Pois é, o cara é imbatível, e esse exagero chega a ser engraçado. A cada episódio, é divertido ver como é que conseguem inventar ameaças cada vez mais terríveis e absurdas – que sempre serão derrotadas facilmente pelo protagonista. O problema é que, por alguma razão qualquer, nem sempre ele chega tão rápido até elas, o que deixa a destruição rolar solta enquanto isso.

Ou seja, a graça do anime não é a emoção de saber se o herói vai ganhar ou não (como se nas histórias convencionais houvesse dúvidas quanto a isso, né? Haha). Aqui é extremamente óbvio que One-Punch Man vai sempre se dar bem, ao menos no aspecto puramente combativo. No entanto, de um modo similar ao Homem-Aranha, ele não consegue ser reconhecido pela população por suas inúmeras façanhas heroicas. Pelo contrário, ele é até chamado de fraude ou é culpado por destruições.

opm1giant

Algo particularmente curioso no anime é ver a carinha, expressão e atitude humildes e nada pretensiosas de Saitama, a despeito de seu poder avassalador. Ele chega a ficar irritado com a facilidade com que derrota qualquer ameaça.

Ainda assim, uma hora o protagonista se cansa e, tentando conseguir algum reconhecimento, acaba se filiando a uma tal associação de heróis. Pois é, o que não falta nesse mundo são “heróis”, com todas os figurinos, equipamentos e personalidades imagináveis. E todos são inclusive classificados num ranking. Ironicamente, Saitama entra nesse “clube” com um desprezível ranking de 300º na classe C, enquanto seu discípulo androide de megapower poder de fogo que o adotou como mestre entra como S (a melhor). A singela justificativa é que, apesar de o protagonista ter obtido níveis recordes e absurdos em todos os testes físicos, não teria ido bem no exame escrito. Fora que, pra variar, desconfiaram que ele teria de algum modo fraudado os testes físicos.

Faces de One Punch Man

A propósito, qual teria sido a origem dos superpoderes de One Punch Man, que incluiriam, além da megaforça, também uma megaresistência e velocidade? Não é segredo, você quer virar overpower também? Ele generosamente nos informa a receita: durante três anos, todos os dias, fazer 100 flexões, 100 abdominais, 100 agachamentos, além de 10 quilômetros de corrida. O único efeito colateral relatado foi ficar careca. Tenta aí, depois conta pra gente se deu certo, ok? 😉 Ah, e também se você curtiu o anime.

Saitama_training

Por Maurício Kanno

Jornalista, mestrando em Estética e História da Arte pela USP, com pesquisa sobre os quadrinhos de Mauricio de Sousa. Publicou o romance “A Menina que Ouvia Demais”, alguns contos de fantasia e terror e produziu um tanto de pinturas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Anúncios

Sobre theredshirts

Blogueiros convidados ou que se convidam. Fale com a gente em nossa página no Facebook.
Esse post foi publicado em Red Shirts e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para ONE-PUNCH MAN: o herói por diversão

  1. André Alves disse:

    Até agora o anime está sendo divertidíssimo, estou ansioso pelo lançamento do mangá por aqui.

    • Achei demasiado pretensioso este anime. Não sou muito fã desse estilo de desenho animado, no entanto, me atraiu a chamada: “herói por diversão”. Leio muito quadrinhos, livros, assisto filmes e séries, gosto da tese do Joseph Campbell sobre a mitologia do herói clássico e por isso dei uma chance ao anime. Ainda estou no episódio 01…

      Bem, a raíz do heroísmo de Campbell está no “chamado para a aventura”, onde o personagem central saiu de seu lugar comum e zona de conforto para enfrentar desafios que o farão alcançar um status quo mais elevado e, assim, ajudar ao próximo (pessoa, nação, comunidade etc.) com o intuito do crescimento pessoal e valorativo, como altruísmo e bondade, entre outros.

      No caso de One-Punch Man, vi um cara querendo ser herói pela simples e pueril diversão. E o herói, por definição, abdica-se de si próprio em função do outro. Um cara que treina até ficar careca para obter poder é engraçado e as feições dele são ótimas… Mas, para mim, o que peca é o fato curioso dele estar ali apenas para se excitar com a porradaria gratuita, como tem-se visto ultimamente em filmes como Transformers, Velozes e Furiosos e congêneres.

      Como disse, foi apenas um episódio assistido, e percebe-se que One está em meio a um conflito pessoal que o faz pensar se valeu a pena obter tanto poder, pois a cada luta ele vai perdendo suas emoções (talvez por isso ele tenha aquela cara pálida, estática e sem expressão). Enfim, espero que a saga de One seja mais do que apelação, sangue e socos gratuitos e venha a apresentar o herói clássico que, em busca de significado para sua existência, alcance a elevação que o faça parar e “pensar” antes de simplesmente “agir”.

  2. Joao D. disse:

    Esqueceu de um detalhe da origem do poder dele (muito importante ), durante esses 3 anos de treinamento ele nao pode usar aquecedor no inverno e tambem nao pode usar ar-condicionado no verão. (Pra quem não sabe em boa parte do japão no verão o calor é intenso e no inverno o frio é muito intenso, ”estações bem marcadas” ).

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s