Qual vale mais – Guerras Secretas da Marvel ou Convergência da DC?

secretconvergencewars_size3Sem firula: qual das duas?

Já comentamos sobre essas sagas aquiaqui. A mecânica é a mesma. Na CONVERGÊNCIA da DC Comics, diferentes cidades de diferentes Terras, são sequestradas e levadas para um outro planeta pelo vilão da vez, ficam 1 ano debaixo de um domo indestrutível com seus heróis sem poderes até que os domos caem, os poderes retornam e essas várias versões de heróis são jogadas umas contra as outras. Nas GUERRAS SECRETAS da Marvel a colisão/extinção das diferentes Terras levam um vilão clássico a criar um novo planeta com as sobras desses mundos. Apenas uns poucos guardam a memória do que aconteceu. Todos os outros veêm esse vilão como um deus e acreditam que as coisas sempre foram como estão. Em resumo: é a velha fórmula de jogar heróis uns contra os outros, só que em cenários mais elaborados e tramas mais complexas.

secret-convergence (1)

Mas nem tudo que é mais do mesmo é ruim. O pano de fundo da trama da DC comics é mais frágil. Um vilão onipotente que leva os heróis para um campo de batalhas para que eles se digladiem parece muito com as Guerras Secretas originais da Marvel dos anos 80. O legal da história é o retorno de alguns desenhistas a seus personagem, como Tom Grummeti (Flash), Rick Leonardi (Batgirl), e roteiristas como Louise Simonson (Aço) e Greg Rucka aprofundando a relação entre o Duas Caras e a Renee Montoya (Questão).

É um prato cheio para os fãs de algumas fases clássicas de equipes de heróis como Batman e os Renegados, os Sete Soldados da Vitória, os Titãs e a Sociedade da Justiça, e de personagens como o Superboy (pós Morte do Super Homem), Supergirl/Matrix (e o Lex Luthor cabeludo), Hal Jordan/Parallax, Aquaman com o arpão no lugar da mão esquerda e a dupla Besouro Azul e Gladiador Dourado.

Já o pano de fundo da Marvel é mais elaborado. A Terra reconstruída com as sobras de um colapso entre as realidades, conhecida como Mundo de Batalha, cria um cenário novo para os personagens, meio na linha Era do Apocalipse. Na primeira edição da saga a história parece uma colagem de Game of Thrones, com um soberano, o “Mão do Rei” e disputas pelo poder em reinados secundários. O tal Mundo de Batalha tem várias “casas” como uma Terra Verde (planeta Hulk), uma Nova Attilan (Inumanos) e K’un Lun (o Mestre do Kung Fu). Outros cenários que tem ressonância com fãs antigos como Marvel Zombies, X-Men 92, Universo 2099, Ultimate e Inferno, são aproveitados na história.

A estratégia é a mesma nas duas editoras. Trazer de voltas franquias, autores e desenhistas para agradar a um público mais velho, misturando isso a sagas e personagens mais recentes, ao mesmo tempo que o desfecho de ambas as histórias promete um reboot para atrair novos leitores.

Por motivos afetivos fico com a Marvel, já que algumas das citações que Guerras Secretas faz se referem leituras que me formaram como leitor de quadrinhos! E você, o que acha? Qual mega saga vale mais?

Anúncios

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Qual vale mais – Guerras Secretas da Marvel ou Convergência da DC?

  1. Pingback: Pin-ups ou super-heroínas? A representação da figura feminina nos quadrinhos | Quadrinheiros

  2. Pingback: Luke Cage, Falcão Noturno e a Marvel fazendo a coisa certa | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s