A Panini acabou de anunciar The Sandman – Overture para o segundo semestre desse ano (ainda sem formato definido). Neil Gaiman voltou ao seu personagem mais famoso – 25 anos depois de ter criado a série original – por prazer, e isso é muito raro. Em uma entrevista ele disse – “Quando digo que voltei a escrever Sandman, sempre me fazem a mesma pergunta: ‘Ficou sem dinheiro?”.
Poucos são os autores que impactaram tanto um gênero quanto Gaiman fez com os quadrinhos de super heróis, e muito menos são os que construíram uma carreira tão diversa e bem sucedida. A quantidade de prêmios que ele ganhou por suas histórias curta, romances, programas e episódios de séries de TV é incrível.
Nesta prequela Neil Gaiman retorna ao universo dos irmãos Perpétuos para ampliar sua mitologia e responder a perguntas que ficaram abertas. “As pessoas sempre me perguntavam como alguém como Sonho pôde deixar-se capturar. E agora vão descobrir. E descobrindo isso vão desvelar segredos sobre os Perpétuos que venho guardando durante 25 anos. Segredos de família” – disse ele em outra entrevista.
A parceria de Gaiman com o desenhista John H.Williams III (Batwoman – Novos 52) não tem nada do controle e da racionalidade milimétrica imposta por Alan Moore ao mesmo artista em Promethea. Em The Sandman – Overture, William III acrescenta sua visão com liberdade e lirismo, retomando uma das principais características da série original que é a assinatura autoral dos ilustradores como um elemento fundamental da narrativa.
Como era de se esperar a primeira edição vai deixar um monte de pontas soltas que serão costuradas uma a uma ao longo da série partindo da premissa – “Morfeu descobrirá por que e para que foi invocado” (referencia ao aprisionamento do personagem que foi o ponto de partida da série original). E apesar dos atrasos na publicação americana, que podem por efeito dominó atrasar a frequência da publicação por aqui, a expectativa e a ansiedade deste que vos tecla é grande.
Para quem quiser ficar ainda mais ansioso segue uma entrevista com o mestre Neil Gaiman falando sobre essa nova série:
Se você gosta do selo Vertigo inscreva-se no nosso curso sobre a Vertigo! Detalhes aí na barra lateral do blog e também aqui:
Pingback: Guerra dos Roteiristas E06 – Alan Moore X Neil Gaiman | Quadrinheiros
Pingback: Caçando quadrinhos em São Paulo: guia prático | Quadrinheiros
Pingback: The Sandman Universe – o show tem que continuar | Quadrinheiros
Pingback: 30 anos de Sandman: por trás do véu apolíneo | Quadrinheiros