Flash – a volta do entregador de pizza dos deuses

E aí vem uma nova série do velocista, agora derivada de Arrow. A cena clássica do acidente no laboratório, dessa vez catalisada pela explosão de um acelerador de partículas, fez parte do episódio 03 da segunda temporada da série do Arqueiro.  A série solo de Barry Allen já como Flash vai estrear ainda esse ano (ou no início de 2015).

The-Flash-Uniforme-Completo

Um episódio antes da explosão somos apresentados a um Barry Allen ainda sem poderes que está em Starling City investigando um caso. Não faltam piadas sobre estar constantemente atrasado ou sobre sua falta de habilidade com os pés, além de revelações como a morte da mãe causada por um “borrão“ e a prisão injusta de seu pai.

Se em Arrow o Arqueiro Verde está mais para Batman, na nova série do Flash deveremos ter um novo Smallville com sequências de episódios apresentando vilões com superpoderes decorrentes da explosão do acelerador de partículas e investigações forenses ao estilo CSI (ao invés das investigações jornalísticas de Clark Kent). A origem e o desenvolvimento do personagem na série seguirão as diretrizes dos Novos 52 e por isso o principal antagonista do herói será o Prof. Zoom/Eddie Thawe. O ator John Wesley Shipp, que imortalizou o personagem na TV nos anos 90, foi escalado para o elenco e deve fazer o papel do pai de Barry Allen.

Nos anos 1990 a série fez sucesso no Brasil. A Globo decidiu manter o nome original –  The Flash – mas por motivos insondáveis a velocidade do personagem passou a ser uma referência popular e até hoje, mesmo quem nunca viu a série faz a citação. O cara que entrega pizzas em casa é conhecido por ser mó the flash. Seja pela profissão, seja pela vida loka, o entregador de pizza mesmo sem conhecer o personagem da DC, se identifica com ele. Ou talvez tudo isso seja um pouco mais complexo…

FLASH

A reelaboração do Flash da era de ouro inaugurou a era de prata dos quadrinhos. Jay Garrick (ouro) e Barry Allen (prata) eram cientistas e por isso representam o progresso e a velocidade da ciência, de forma mais obscura/mágica (inalando vapores de água pesada no caso de Garrick), ou de forma mais romântica/científica (num acidente com compostos químicos + eletricidade no caso de Allen). Os dois no entanto são inspirados em Hermes, deus da mitologia grega que tem variações/influências importantes como os deuses Mercúrio (Roma) e Toth (Egito). Além de ser o mensageiro dos deuses e guiar os mortos pelo reino de Hades, Hermes é o deus da magia, da eloquência, do tempo. Depois de Einstein, tempo e o espaço (constantemente explorados nas histórias do Flash) são as novas fronteiras da ciência, e se opõe a conhecimentos herméticos como teologia, astrologia, divinação, alquimia. O símbolo dos dois extremos (ciência e magia) é o mesmo – Hermes/Flash, assim como se entrelaçam as cobras do caduceu (cajado de Hermes) e a dupla hélice do DNA.

Eu gosto desse mundo onde posso ver mitologia rebootada na TV, onde magia e ciência se contestam o tempo todo mas no fundo são a mesma coisa, e o motoboy é discípulo de Hermes, mensageiro dos deuses. O que está em cima é como o que está em baixo…

Anúncios

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Flash – a volta do entregador de pizza dos deuses

  1. Pingback: The Flash em 7 vídeos aleatórios | Quadrinheiros

  2. Pingback: Uma nova chance ao Demolidor: quadrinhos, séries e adaptações | Quadrinheiros

  3. Pingback: Guerra dos Roteiristas E18 – Karen Berger X Julius Schwartz (editores) | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s