Montagens de treinamento pra te ajudar a se erguer quando tudo parece perdido

Porque toda ajuda é bem vinda.

Sim, hoje é segunda-feira. E o mundo parece um desabamento de obrigações, más notícias e prazo apertado.

Um misto de desastre de trem, inclusão forçada em grupo de “zap”, marmita fria e fim da fila no protocolo de atendimento. Se por um lado a tragédia estampa a tela, por outro a sua é o cotidiano feito em opções mesquinhas, da comida sem sal nem gosto ao infarto certo prematuro.

Quando você sente na pele cada agrura da humanidade e a vontade é de declarar guerra ou falência, é importante pensar: o que fariam os seus heróis? De onde tirar forças quando tudo parece perdido, vazio e sem sentido?

Não, eles não vão te dar respostas. Eles só podem te mostrar caminhos. E como todo professor bem sabe, todo caminho de valor exige treino, persistência e dedicação. Especialmente quando não se quer fazer absolutamente bosta nenhuma. É a hora da montagem de treinamento.

Mais rara nos quadrinhos, a “montagem de treinamento” é uma ferramenta poderosa do cinema para indicar a fluidez da transformação dos personagens, saindo da inépcia e limitação para alcançar a destreza e força. Quase melhor do que os duelos finais com os antagonistas, os heróis encontram a si mesmos nos seus momentos de esforço, de dor e de auto-superação.

Certamente não vai consertar sua vida nem seu dia. Mas, quem sabe, você encontre numa montagem de treinamento dos heróis a inspiração pra superar aquele que pode ser seu rival mais implacável: você.

A Máscara do Zorro (1998) 

Conan, o Bárbaro (1982)

Kickboxer – O Desafio do Dragão (1989)

O Grande Dragão Branco (1988)

O Último Samurai 2003

Homem de Ferro (2008)

Kung Fu Panda (2008)

Mulan (1998)

Homem de Aço (2013)

Batman Begins (2005)

X-Men – Primeira Classe (2011)

Highlander (1986)

Rocky IV (1985)

Rocky – Um Lutador (1976) 

De modo geral, as montagens de treinamento trazem uma mensagem comum. “Dizem” elas: a repetição e a disciplina do treinamento podem revelar o valor de um significado pessoal. Trata-se de algo bem conhecido para quem pratica artes marciais: esperança, equilíbrio, paz e serenidade vêm de dentro. Mas só podem ser alcançados quando o corpo é submetido ao esforço imposto pela mente. Não se trata de se tornar mais “forte”, malhado ou fitness. Trata-se somente de se tornar melhor que era ontem, mais feliz, um pouco a mais hoje do que ontem.

Hoje é segunda-feira. Qual é sua meta para terça?

 

Sobre Velho Quadrinheiro

Já viu, ouviu e leu muita coisa na vida. Mas não o suficiente. Sabe muito sobre pouca coisa. É disposto a mudar de idéia se o argumento for válido.
Esse post foi publicado em Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Montagens de treinamento pra te ajudar a se erguer quando tudo parece perdido

  1. falco disse:

    rocky, quem nunca se motivou com esse cara

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s