Os 12 melhores bichos de estimação dos quadrinhos

3029161-wolverine&lockheed-x-men_and_alpha_flight#2Porque a humanidade só é melhor quando vista pelo olhar deles!

É um velho macete: quando uma história requer que o público tenha mais simpatia por um personagem, basta inserir a presença de um bicho de estimação na narrativa.

Por que?

Não precisa ser nenhum gênio: um público variado é quase impossível de agradar em sua totalidade. Há backgrounds, cargas culturais e expectativas muito diversas para que um autor consiga cativar seus leitores de forma homogênea.

Padrões estéticos, ideológicos, morais, características dos personagens de quadrinhos e cinema continuam enraizados nos mais profundos paradigmas ocidentais (apesar dos esforços universalistas mais sinceros). Como acionar a simpatia de um brasileiro, coreano, moçambicano, finlandês e australiano com a mesma naturalidade com que um americano acompanha as aventuras de um super-herói como o Capitão-América (a rigor, um sujeito alto, loiro, que veste a bandeira dos Estados Unidos como uniforme)?

Bom, tem várias formas. Pessoalmente acho que tem a ver com o olhar.

Mas se tudo mais der errado, dá um bicho pra ele!

b796d5fbf7b76d00b199bf6ac46c93ea

Especialmente em tempos de globalização dos meios de comunicação, é imperativo que os bens culturais e os heróis, sejam “ungidos” de algo que os torne acima de qualquer suspeita, não importa a idade, nacionalidade, etc.  Um “denominador comum” é nossa empatia pelos animais (talvez, este sim, o sentimento mais universal que tenhamos enquanto espécie).

hk12qtqg0zrl9x4yxyzs

Note-se que aqui distinguimos “simpatia” (aquele sentimento de afeição APESAR de quem seja o objeto de afeição) de “empatia” (aquele sentimento de “sintonia” sincera com o que qualquer pessoa – ou bicho – possa estar sentindo). Podemos ser simpáticos a certos personagens. Mas somos verdadeiramente empáticos aos heróis quando eles têm a lealdade de um bicho de estimação, selo de garantia que o sujeito retratado tem um bom coração.

551633

Não só isso, o bicho de estimação na ficção tem atributos ainda mais importantes: ele acentua o que o personagem tem de melhor. Funciona tanto melhor quanto mais o personagem tenha uma condição “periférica” no universo que ele ocupa. Quanto mais desprezível for o sujeito, quanto mais brutal, assustador, ganancioso, covarde, ranheta, crica ou grosseiro for o personagem, maior é a surpresa, e assim, maior empatia do público pelo “herói”.

8d526115e0df41b8b8523ebcd351e927

Dentre vários, reunimos aqui uma lista breve do recurso, mas que comprovam a regra sem deixar qualquer margem de dúvida:

 Capeto e Herói (Fantasma)

content-3.php_

Ace (Batman Beyond)

Ace_in_the_Hole

Dentinho (Inumanos)

3496329-medusa+lockjaw

Zabu (Ka-Zar)

489c176e507bbbfc6a542f0b154febb0

Krypto

79086-80618-krypto

Bubastis (confirmando a regra de que se o personagem é de bom coração, o bicho vai sempre se dar bem)

tumblr_mq96suthvz1qlmze0o1_1280

Lockheed

8ea9019265680fe9b82ef7ba2ff1053d

Gato do Spider Jerusalem

transmetropolitan-cat

Morfeus-versão-gato (a única companhia que  Morfeus toleraria)

tumblr_n3lubmEiHU1rpwufmo1_1280

Barnabé (Sandman)

tumblr_m6a6p43Sw91rrkbwwo1_400

Pacato/Gato Guerreiro (o que explicaria o sucesso do He-Man em diversos países e mídias)

heman5_cover_0

 

 

Anúncios

Sobre Velho Quadrinheiro

Já viu, ouviu e leu muita coisa na vida. Mas não o suficiente. Sabe muito sobre pouca coisa. É disposto a mudar de idéia se o argumento for válido.
Esse post foi publicado em Velho Quadrinheiro e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s