Eu devo um pedido de desculpas a Zack Snyder?

443357-superman-batman-and-zack-snyderSerá que devo?

Você já deve saber que após o Ultimate Cut de Batman v Superman cair na internet, vários fãs pediram desculpas a Snyder, supostamente porque os 30 minutos a mais sanariam todos os problemas pelos quais o filme foi criticado.

Se você acompanha o blog, sabe que eu não gostei do filme (veja clicando aqui). Mas eu sou um nerd, um verme leal como você provavelmente é. Meus personagens preferidos são o Superman e o Batman. Foi difícil esperar tanto tempo por um momento tão épico quanto o encontro dos dois no cinema e ser tão decepcionado. Assim que soube da existência do Ultimate Cut fiquei na dúvida se assistiria ou não – mas a paixão fala mais alto que a razão nesses momentos.

Quem sabe não fosse verdade? Quem sabe aqueles 30 minutos a mais não salvariam o filme?

batman-v-superman-dawn-of-justice_bb788b6f

Bom, sem dúvida algumas cenas dos 30 minutos a mais fizeram diferença para amenizar dois problemas do roteiro:

– Culparem o Superman pelo incidente ocorrido na África finalmente faz algum sentido.

– Os motivos do Batman e Superman se odiarem tanto ficam um pouco mais claros, mas mesmo assim não tão convincentes.

E é só isso. Existem outras mudanças como o maior destaque para a investigação feita por Lois Lane e outros detalhes, mas que não mudam em nada os problemas do filme.

36190303bvs-superman-day-of-the-dead-1920-1458846741149_1280w

Em uma entrevista, Snyder tentou isentar-se da responsabilidade pela versão apresentada nos cinemas, jogando a culpa na Warner, dizendo que o estúdio não aceitaria 3 horas de filme. Tal imposição é até plausível, mas dentro de um contexto. Dois pontos:

– Devido à violência excessiva vários desses minutos extras mudaram a classificação de PG-13 (que é considerada a classificação padrão mais rentável para blockbusters) para R-Rated. Snyder é um diretor experiente, ele saberia (ou deveria saber) que uma versão R-Rated dificilmente seria aprovada pela Warner. Mas mesmo essas cenas de violência não alteram em nada o entendimento da história, ao contrário das cenas citadas acima, que mudariam.

– Imaginar que Snyder teria entregue uma versão de 3 horas e só depois o estúdio lhe comunicar que o filme deveria ter meia hora a menos difícil de acreditar. É mais provável que ele soubesse da restrição quanto ao tempo muito antes da entrega do filme, ainda que de acordo com a entrevista Snyder sempre trabalhou visando a versão de 3 horas. Mas mesmo que tivesse sido assim, Snyder trabalha na indústria cinematográfica dos Estados Unidos há mais de 10 anos e sabe (ou deveria saber) muito bem que filmes blockbuster estão sujeitos a essas arbitrariedades por parte dos estúdios que lhes financiam.

batman_superman_wonderwoman_1712_620_496_100

Mas vamos crer que foi assim. Snyder trabalhou na sua versão de 3 horas e ao apresentar aos produtores e executivos da Warner, ele foi comunicado que deveria cortar trinta minutos de sua obra-prima.

A decisão de cortar cenas que são tão importantes para o entendimento da história do filme não foi dele? São dois pontos cruciais: a culpabilização do Superman pelo incidente e os motivos do ódio mortal entre Superman e Batman. Deixar cenas que tornam claros esses pontos só mostram o quão problemática foi a direção de Snyder e sua incapacidade em contar uma história de maneira inteligível.

As cenas que amenizam os problemas de roteiro do filme devem ficar em torno de 15 minutos – se tanto. Snyder não poderia ter apresentado uma versão em torno 165 minutos com a inclusão dessas cenas que realmente fazem alguma diferença ao invés dos 151 que foram para o cinema? Difícil imaginar que o estúdio vetaria uma versão assim, visto que 165 minutos é a duração de The Dark Knight Rises, de Chris Nolan – que aliás é um dos produtores do filme.

Mas a Warner já percebeu as limitações de Snyder e agora quem detém o controle criativo sobre o Universo DC nos cinemas é Geoff Jonhs e Jon Berg. Esperamos que eles façam um trabalho melhor que Snyder – pior seria difícil.

Mas então, eu devo um pedido de desculpas a Zack Snyder?

De maneira nenhuma. Talvez ele deva um pedido de desculpas aos roteiristas do filme por ter diminuído o trabalho deles (que mesmo na versão Ultimate ainda está longe de ser “bom”), e talvez a mim e a você por termos gasto o dinheiro no cinema por uma versão que podia ter sido melhor – ainda que não muito.

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Eu devo um pedido de desculpas a Zack Snyder?

  1. De acordo. Assisti a versão estendida já sabendo que não havia “cura” para o que foi feito e, TALVEZ, um paliativo. Mas nem isso. O que foi acrescentado nos 30 min não interferiu em nada nos furos de roteiro que são as piores partes do filme.
    Assim como Sucker Punch, Snyder fez um filme de momentos. A maioria deles já revelados nos trailers. Quer ver Batman V Superman? Assista aos trailers que Vc estará satisfeito.

    Superman não enxergar Batman através da fumaça? Superman tomar um SEGUNDO TIRO DE KRIPTONITA? A central de dados de Lex Luthor fica na cozinha? Com uma entrada USB prontinha p Vc roubar seus segredos “empresarias”? Apocalypse ou King Kong? Ai, parei…

    Zach Snyder tem um grande potencial para dirigir videoclipes de bandas como “Panic! at the Disco” e “My Chemical Romance”…

    • Simans disse:

      O filme ficou mais coerente, mas acrescentou outras falhas ou erros.
      Como no jogo de futebol americano, em que no jornal o titulo é “sonho de Gotam desfeito a 10 jardas da vitoria, mas durante o jogo o placar é 58-0.
      Na ultima carta enviada para o Bruce, no cheque está desenhado o capitólio em chamas. E essa carta foi recebida de manha e nada foi feito.
      Quando foi que Lex e Lois Lane descobriu que Super homem não pode ver através de chumbo?

  2. Andre disse:

    Não fui ao cinema ver ao filme, mas ouvi muitas críticas no sentido do roteiro ser ruim. Assisti a versão de três horas e achei o filme bom, plausível, mas com muitas falhas. Uma delas é a interpretação do ator que fez o Lex Luthor, juro que pensei que era o Coringa. Fico pensando que a versão reduzida deve mesmo ter deixado o povo furioso.

  3. Doug disse:

    bastava ter cortado aquela bosta de sonho do Batman, que não serve pra nada a não ser tentar forçar um “Injustice” no futuro, o que não funciona pra ninguém que não seja nerd pois o público “povão” não entendeu bulhufas daquilo, e demonstra o desespero do Snyder de enfiar coisa “massavéio” nos seus filmes, até elementos de um JOGO que se passa em um universo alternativo… era tão simples, deixa-se pra versão estendida ESSA cena do sonho de “bonus” pros fãs (que foram os únicos que conseguiram extrair significado daquilo)… afinal versões estendidas normalmente são pra isso: presentear os FÃS com novas cenas legais, inserir material extra que talvez chatearia ou confundiria o público médio no cinema, mas com certeza seria aplaudido pelos fãs fieis daquela franquia, vide Senhor dos Anéis estendido, ou X-Men DOFP edição da vampira… e não cortar e colocar de volta partes essenciais da história

  4. Douglas Silva disse:

    bastava ter cortado aquela bosta de sonho do Batman, que não serve pra nada a não ser tentar forçar um “Injustice” no futuro, o que não funciona pra ninguém que não seja nerd pois o público “povão” não entendeu bulhufas daquilo, e demonstra o desespero do Snyder de enfiar coisa “massavéio” nos seus filmes, até elementos de um JOGO que se passa em um universo alternativo… era tão simples, deixa-se pra versão estendida ESSA cena do sonho de “bonus” pros fãs (que foram os únicos que conseguiram extrair significado daquilo)… afinal versões estendidas normalmente são pra isso: presentear os FÃS com novas cenas legais, inserir material extra que talvez chatearia ou confundiria o público médio no cinema, mas com certeza seria aplaudido pelos fãs fieis daquela franquia, vide Senhor dos Anéis estendido, ou X-Men DOFP edição da vampira… e não cortar e colocar de volta partes essenciais da história.

  5. Itagiba Neto disse:

    Eu perdi o interesse no filme logo no inicio quando o Bruce Wayne corre em direção ao prédio que está caindo… Sem sentido algum a cena… Antes ele tivesse caído de joelhos de frustração de não poder salvar quem ele queria… O que ele achava??? Que tinha hiper-velocidade para entrar no prédio caindo e salvar todo mundo antes do prédio vir ao chão??? Que ele é invulnerável e que os destroços do prédio não iriam machucá-lo??? Só aí já deu para ver o ´roteirismo´ que estava por vir… E outra, só de aproximar da lança com kryptonita o superman ficava fraco… No entanto ele pega a bendita e voa até o King-Apocalypse-Coisa e finca nele a lança por um longo tempo sem ser afetado??? Oi?!?!?!?!? Pode isso, produção???

  6. hellbolha disse:

    O filme ficou ruim em seu primeiro corte. A versão estendida explicou plots secundários mas, em MOMENTO NENHUM, sanou todas as deturpações interpretativas que o Snyder deu para os personagens e não tirou o que havia de ruim. Na verdade, apesar das explicações, o filme ficou mais massante até. Esse negócinho de “fãs pedem desculpas” me parece mais uma jogada de marketing vagabunda e medíocre, o que eu casa PERFEITAMENTE com o filme em questão.

  7. Achei um filme bonito, pois se tratou de um filme poético e filosófico, não um thriller político de Coppola, que tinha a obrigação de ter uma trama impecavelmente construída, coesa, etc.
    As críticas acerca de algo que sempre tratou mais de emoção do que razão, ou seja, histórias de seres fantásticos e baluartes da justiça em nosso mundinho normal e terreno, (coisa que não existe mesmo) achei muito niilista e blazé!

  8. Nãos e preocupe, pois de fato quem vai dirigir o segundo filme da Liga será a Patty Jenkins e Man of Steel 2 esta entre J.J Abrams e Edgar Right, sendo assim pode ter certeza que veremos um Super, muito escoteiro e sem graça como sempre, bem como todo o universo DC muito “divertido”.
    Com relação aos cortes o filme foi idealizado para 3 horas, para tanto foram filmados 4 horas, dos quais a edição deveria escolher o que fazer, agora o filme com 4 horas de filmagem ter um corte de 2 hora e meia a culpa é do diretor? mas não se preocupem Esquadrão Suicida esta aí para mostrar o quão divertido será este universo, mas ainda bem que temos as porradas fofas da Marvel para amenizar isso.

  9. Pingback: Os filmes mais esperados de 2017! | Quadrinheiros

  10. Pingback: Quando você não é o público-alvo | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s