5 motivos para você ficar do lado do Capitão América em Guerra Civil!

Marvel_Civil_WarPorque tudo no Brasil (talvez no mundo) vira uma grande torcida de futebol! Corinthians ou Palmeiras? Bahia ou Vitória? Grêmio ou Internacional? Coxinha ou petralha? Biscoito ou bolacha? Superman ou Batman? E agora com a Guerra Civil… Capitão América ou Homem de Ferro?!

Porém nem toda escolha precisa ser emocional ou irracional, como o seu time ou seu herói favorito (ou o seu partido). Você pode tentar racionalizar a escolha, ou escolher de maneira racional. É o caso da Guerra Civil.

*Leia aqui 5 motivos para você ficar do lado do Homem de Ferro em Guerra Civil!*

Lançada nos EUA entre 2006 e 2007 (e aqui entre 2007 e 2008), a Guerra Civil foi a representação nos quadrinhos de um debate que se seguiu aos atentados do 11 de Setembro: o quanto de Liberdade você está disposto a sacrificar pela sua Segurança?

Nos quadrinhos tal debate surge após o Incidente de Stamford, quando o vilão Nitro explode em confronto com o grupo de super-heróis juvenis, os Novos Guerreiros, matando centenas de inocentes, o que desencadeia um debate sobre a legitimidade das ações dos super-heróis.

O governo reage criando a Lei de Registro de Super-Humanos, que obrigaria os super-heróis a se registrarem junto ao governo e receber treinamento, para agirem de forma “legal”.

A partir disso o Homem de Ferro apoia a Lei e se junta ao governo os EUA, enquanto o Capitão América inicia uma rebelião de heróis que se recusam a cumprir a Lei.

No filme, ao que tudo indica, o debate sobre a legitimidade das ações dos super-heróis foi desencadeado pelos eventos de Vingadores 2: Era de Ultron durante a batalha final em Sakovia, tanto que a Lei que regulará as ações dos super-heróis é chamada de “Acordo de Sakovia”.

Se você quiser saber mais sobre a Guerra Civil, nós dissecamos essa saga no vídeo abaixo:

E aqui nossa reação ao filme:

Mas seja no quadrinho ou no filme, as perguntas são as mesmas: o Estado deve interferir em premissas individuais? Ele pode instrumentalizar os super-heróis? Quanto de sua Liberdade você está disposto a perder em nome de sua segurança?

Aqui estão cinco motivos para você ficar do lado do Capitão América em Guerra Civil!

1. Porque  Stan Lee disse que o lado do Capitão é o lado certo.

Nas palavras do próprio:

“O lado certo? Qualquer que seja o lado em que o Capitão América estiver, porque ele é o melhor, com o coração mais puro que existe no mundo”. Fonte.

Stan-Lee

2.  Porque ele defende o Espírito da Lei e não o Estado.

O Capitão defende o princípio que é a base da lei e não a Lei em si. Aprofundamos essa discussão em nosso livro, que você pode conferir aqui.

3.  Porque ele nasceu em uma época em que o certo era o certo e o errado o errado.

O Capitão América foi criado em 1941, em meio à Segunda Guerra Mundial e à emergência do nazismo. Se há algum consenso entre pessoas minimamente sensatas é que o nazismo é errado e Hitler mereceria (no mínimo) um soco na cara. Não há como não ficar ao lado do homem que desferiu esse soco.

103768-1628-107870-1-captain-america_super

4.  Porque ele representa um ponto de vista minoritário.

O Capitão América é como aquela voz da consciência, como quando você está prestes a fazer alguma merda, aquela voz que diz para você não fazer alguma coisa, e que silencia quando você de fato a faz. Mas não se preocupe. Ela sempre volta quando você se arrepende para dizer Eu não avisei?

captain america

5. Porque o Capitão América é a favor do uso de máscaras e o Batman certamente o apoiaria.

Ou você acha que o Batman iria se registrar?

batman capitão américa

Não está convencido? Sem problema, aqui estão cinco motivos para você ficar do lado do Homem de Ferro na Guerra Civil!

Nota: Aqui o tema da Guerra Civil foi tratado com certa leveza e humor, mas se estiver a fim de uma análise mais séria e robusta,  não deixe de conferir nosso livro em pré-venda na Fnac.com com 20% de desconto!

Estaremos no dia 5 de maio às 19:30 na Martins Fontes da Avenida Paulista para o lançamento do livro Os Dois Lados da Guerra Civil! Você pode confirmar presença no evento no facebook clicando aqui. 

quadrinheiros guerra civil

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para 5 motivos para você ficar do lado do Capitão América em Guerra Civil!

  1. Curioso como sempre achei que o Capitão América tinha muito de Superman, mas agora lendo o texto, percebo como, pelo menos nesse contexto, ele tá muito mais próximo do Batman. Mesmo porque acredito que o Superman seria a favor de tal lei e iria correndo se registrar (mas posso estar enganado, pois li muito pouco histórias do último filho de Krypton)

    • Nerdbully disse:

      Sim, quando o Capitão decidiu se rebelar foi uma grande surpresa para o público. Nós damos uma explicação pra isso no livro. Desculpe o jabá. 😛

    • Koppe disse:

      Quando se fala dos medalhões da DC é complicado tirar esse tipo de conclusão. Antes é sempre bom perguntar “qual Superman?”, “qual Batman?”. Porque eles tiveram muitas versões diferentes, e nem todas concordam entre si.

      O Batman de Cavaleiro das Trevas com certeza não ia se registrar, mas aquele do seriado dos anos 60 provavelmente sim. Na maioria das versões ele tem algum tipo de “registro” com as autoridades, caso contrário, se ele fosse um vigilante 100% ilegal e avesso às autoridades, não ia existir bat-sinal a ser ativado pela polícia.

      O Superman de Action Comics #1 não parece ser do tipo que se registra com o governo. O da Era de Prata, talvez… O pós-Crise de Byrne fica num meio termo, ele tinha uma espécie de autorização, mas não revelou a identidade pro governo, não recebeu treinamento e nem prestava contas do que fazia. Já o de Injustice é capaz de exigir que os governos é que se registrem com ele.

      • Nerdbully disse:

        Claro, Koppe. Temos que lembrar que o Superman (e o Batman) são personagens com mais de 70 anos de existência, certamente algumas ‘encarnações’ apoiariam a Lei de Registro e outras não – mas como se trata de uma especulação, fica difícil saber que lado eles realmente tomariam. Eu dei o meu palpite.

  2. Lulu disse:

    A destruição causada na cidade pelos super-heróis não foi exatamente um efeito colateral contra o vilão da vez? Que provavelmente sem super-herói teria acabado com toda a cidade,mundo, etc?

    • Nerdbully disse:

      Então, Lulu… sem o confronto não haveria explosão, certo? Teoricamente um super-herói treinado saberia calcular os riscos e jamais se engajaria numa luta contra um vilão sabendo que algo como a explosão poderia ocorrer.

  3. Pera lá, e a questão de que quem trouxe esse estado de desgraça (levando em consideração os filmes) foi a Shield e o Homem de Ferro? Os cinco motivos pra apoiar o Homem de Ferro são muito bem embasados aí quando chega no Capitão América é assim? Ta super certo mesmo.

  4. Acho que o Batman teria ficado do lado da raça humana. Como em o reino do amanha ou injustiça, quem tem que resolver os problemas da raça humana são os humanos e se eles querem o registro, vamos registrar.

  5. ZeroKid disse:

    Na verdade o Capitão tem características tanto do Batman(além da máscara,o senso de sempre querer ir a fundo em questões mau explicadas,estrategista) quanto do Superman(o pensamento mais nos outros do que em si mesmo,a luta pela liberdade e claro a o fato de inspirar tanto pessoas quanto heróis)….então é difícil não estar do lado dele….até porque…quando a questão é ou vc faz oque eu digo ou vc tá ferrado acho que o lado a escolher fica fácil pois já vivemos uma ditadura né…

  6. Pingback: Quadrinheiros Dissecam E11S01 – GUERRA CIVIL | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s