Aqui estão 10 fatos (quase) desconhecidos sobre a Marvel!
Como parte dos preparativos para nossa palestra sobre a construção do universo cinematográfico da Marvel que vai rolar amanhã na Livraria Martins Fontes (detalhes aqui e no vídeo abaixo), aqui vão 10 fatos quase desconhecidos sobre a Marvel!
1.
Quem é fã da Marvel sabe que os “universos” lá são “numerados”. O Universo Marvel “tradicional” é o Universo 616, o Universo Ultimate é o 1610 e o do Marvel Cinematic Universe é o 1-99999 (o nosso universo, sem super-heróis de verdade, é o 1218).
2.
Stan Lee decidiu colocar um hífen em Homem-Aranha (Spider-Man) para ficar o mais diferente possível de Superman na capa do gibi (isso que é visão editorial)!
3.
George R. R. Martin escrevia cartas para a seção de correspondência com os leitores da Marvel periodicamente nos anos 60 e 70 (aliás, ele mesmo já admitiu que aprendeu a noção de continuidade lendo os quadrinhos da Marvel de Stan Lee/Jack Kirby. Isso explica muita coisa…). Você pode ler uma delas clicando aqui.
4.
A Marvel foi a primeira editora de quadrinhos dos EUA com um título mensal estrelando um personagem negro, Luke Cage, em 1972 (o Pantera Negra é de 1966, mas ele só ganhou um título solo em 1973).
5.
A ideia de fazer um universo ficcional compartilhado nas telas foi de Kevin Feige, um dos principais produtores de filme de personagens Marvel (tanto os do Marvel Studios quanto da Fox e Sony) e hoje é o atual presidente do Marvel Studios.
6.
A Marvel fez uma campanha para os fãs darem ideias para seus personagens em 1982 e a ideia de um novo uniforme para o Homem-Aranha, negro e com alguns poderes, foi comprada de um fã chamado Randy Schueller por $220!
7.
Stan Lee já processou a Marvel por não repassar os lucros conseguidos com seus personagens em 2005.
8.
Há uma lei nos EUA que diz que o imposto sobre a produção de bonecos (ou action figures, para você se sentir menos pior) humanos é maior do que sobre a produção de bonecos não-humanos. E a Marvel provou na Justiça dos EUA que os X-Men são mutantes e por isso a produção de seus bonecos pagaria menos imposto!
9.
O Justiceiro já matou todos os heróis da Marvel (incluindo ele mesmo) nesse quadrinho sensacional.
10.
O Universo Cinematográfico da Marvel não inclui apenas os filmes e séries de TV, mas também quadrinhos!
Qual seria a justificativa pra essa lei que aumenta os impostos de figuras e bonecos humanos?
Ao que parece na lei dos EUA há uma distinção entre “doll”, que inclui representações de figuras humanas e “toy”, que inclui figuras não-humanas. Dolls pagam mais impostos. Alguns links: https://en.wikipedia.org/wiki/Toy_Biz,_Inc._v._United_States
http://lawandthemultiverse.com/2011/12/27/are-the-x-men-human-federal-court-says-no/
Pingback: Cinco pensamentos de Jack Kirby sobre a Marvel, arte e narrativa | Quadrinheiros