E hoje quebrando o monopólio do cromossomo Y e dos super-heróis, a Red Shirt estreante, Girlrota, fala sobre a exposição do quadrinista argentino Liniers em São Paulo.
*
Ricardo Liniers Siri, mais conhecido como Liniers, quadrinista argentino. A mesma terra que nos presenteou com Quino, o pai da Mafalda e Maitena, autora de Mujeres Alteradas. Começou fazendo fanzines e hoje publica suas tirinhas no jornal La Nación, onde encanta o mundo com o seu Mundo Macanudo, um lugar onde coisas “supimpas” acontecem. Aliás é isso o que macanudo significa: alguma coisa legal, bacana ou “supimpa”.
O Mundo Macanudo tem um ar de há-um-lado-bom-na-vida, é daquelas tirinhas que você vai lendo e de repente um sorriso escapa, ou uma risadinha “ah-ha”, nada muito exagerado, você dificilmente vai gargalhar, mas a risada harmoniza com a paleta de cores que o autor utiliza para pintar o seu mundo tão feliz. É bucólico? É. É piegas? Talvez. Mas a gente gosta e precisa disso.
O elenco de Mundo Macanudo é variado. Temos a jovem Enriqueta que é um mix de Mafalda com açúcar e um Calvin sem hiperatividade, cujas preocupações habituais são ler e tentar ultrapassar os limites aéreos de seu balanço. Conta com parceiros de aventura, o bucólico Madariaga (urso de pelúcia) e Fellini, seu gato.
Há o importante Senhor que traduz os nomes dos filmes – porque parece que os argentinos também sofrem com traduções de títulos de filmes e também se perguntam “quem diabos nomeia isso?”.
Há também as Coisas que podem ter acontecido a Picasso, simplesmente sensacional. Liniers tem uma capacidade e sensibilidade extrema para inserir remissões em sua obra. Reconhecer essas remissões é saber o que Liniers lê, ouve e pensa e é preciso uma leitura atenta para tanto.
Há tantos personagens sensacionais, o aposentado Barbosa, o Alejandro Escafandro, Z-25, o robô sensível, o Lorenzo e a Teresita, e os lindos duendes, pinguins, as pessoas que você por aí… São tantos e tão simplesmente complexos. Impossível falar de todos em um único post, tamanha a riqueza da obra.
Esse mundo extraordinário está em São Paulo. Para quem é fã, quer ser fã, conhecer ou simplesmente criticar os argentinos, vale a pena dar uma conferida, é de graça, e você ganha um momento de felicidade nessa vida tão cinza.
A exposição está no Centro Cultural Correios, tem curadoria de Bebel Abreu, e está organizada muito confortavelmente, em um ambiente que você pode ir, voltar e parar, onde quiser, sem setas. Além disso há um catálogo, que em si é uma obra de arte, com desenhos, pinturas, capas dos livros, e trechos generosos dos livros de contos que Liniers produziu.
Exposição “Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers”
Onde: Centro Cultural Correios São Paulo, Av. São João, s/nº, centro (Metrô São Bento ou Anhangabaú), São Paulo-SP.
Quando: 4 de julho a 1 de setembro de 2015.
Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h. Grátis
Mais informações no site da exposição, clicando aqui.
E se você não está em São Paulo, mas quer conhecer mais sobre Liniers e o Mundo Macanudo é só clicar aqui.
Girlrota, leitora de quadrinhos, mas não de super-heróis. Desculpe, sociedade!