TwitchPlaysPokemon: Hobbes estaria certo?

Existem diversos experimentos sociais que nunca foram feitos com os jogos. Twitch Plays Pokémon ERA um deles.

Se você estava em outra realidade, em coma ou sem internet nos últimos dias, eu vou tentar explicar o que está acontecendo:

Imagina se fosse criado um live play no qual estivesse rodando um emulador de Gameboy (versão oldschool, nada de advance ou 3D e o escambau) com um dos maiores clássicos do portátil, Pokémon. Até aqui ok… Mas e se fossem os espectadores que estivessem controlando o jogo? e como eles fazem isso? Digitando os comandos no chat, que através de uma programação simples, faz com que os comandos sejam utilizados no jogo.

nada como um bom gif para explicar tudo em alguns segundos

nada como um bom gif para explicar tudo em alguns segundos

Pois bem, pare de imaginar e vá dar uma olhada: http://www.twitch.tv/twitchplayspokemon

É um experimento por si só incrível, e a cada momento tem se tornado ainda mais complexo. Existe uma porrada de notícias sobre o tema, além de diversos posts contando sobre como pokémons viraram santos e demônios, além é claro de como o Helix Fossil virou um Deus! O debate sobre o experimento tem crescido muito e em diversas direções.

Essa deve ser a sensação do Red...

Essa deve ser a sensação do Red…

Se quiser saber a fundo o que está acontecendo no jogo, tem vários blogs detalhando tudo isso, logo achei desnecessário ocupar muito mais espaço com essa explicação. Em português vale ler o acompanhamento do Izzy Nobre, já em inglês tem este resumo que achei genial que conta tudo até o dia 18/02 e este guia  que detalha cada uma das piadas e situações que já ocorreram. Agora se você quer ver ainda mais detalhes, tem este arquivo, em inglês no google drive, que estão atualizando constantemente com todas as informações possíveis. Mas vou colocar aqui um vídeo que mostra tudo que aconteceu em imagens e de maneira épica

Mas o que queria dar um pouco de atenção é para um recurso que entrou recentemente: Anarchy/Democracy.

Esse novo complemento permite que o modo de entrada dos comandos seja alterado. Para trocar de método basta que o número de pessoas pedindo pelo modelo seja maior de 75% do que o total de pedidos pelo outro. O modo Anarchy é o tradicional, como expliquei acima. Já o modo democracy faz com que os jogadores tenham que se organizar de maneira a que hajam 100 pedidos pelo mesmo movimento para que este seja realizado. Até onde eu li, não conseguiram atingir essa meta para poder utilizar o modo democracy.

Alguns debates começaram a surgir em blogs sobre como a anarquia era melhor para o jogo e até esse ser o ponto principal, como mostra este reddit, em inglês. Isso por que, como em toda boa internet, há uma chuva de trolls, que parecem estar buscando única e exclusivamente que o jogo não termine. Enquanto alguns outros jogadores estão tentando se organizar para que realmente, em um trabalho em conjunto, possa-se terminar o jogo.

Esse é o tipo de opnião majoritária sobre o jogo, transformado em matriz de alinhamentos de RPG

Esse é o tipo de opnião majoritária sobre o jogo, transformado em matriz de alinhamentos de RPG

Na minha humilde opnião, é algo extremamente divertido e mostra como é a face da internet. Representa nada menos do que os próprios usuários. Penso que podemos dividir a internet pelos 3 perfis envolvidos nessa história toda: pessoas levando coisas simples a sério demais; pessoas que querem só causar a discórdia, sem uma intensão real; e um terceiro grupo dando risada e fazendo piada de tudo isso.

Penso que talvez Hobbes estaria certo afinal. “O homem é o lobo do próprio homem”, uma vez que tudo que impede que o jogo aconteça normalmente são outros humanos. Não há uma máquina tentando atrapalhar ou qualquer outro empecilho. São os próprios humanos que estão dificultando, e é justamente aí que está a graça da brincadeira inteira.

E não é que Hobbes tinha razão?

E não é que Hobbes tinha razão?

Queria só deixar aqui no final alguns links interessantes sobre o tema:

  • A notícia que deu no Gamespot, em inglês(um dos principais canais de game).
  • A página no Wikipédia, em inglês, que criaram, uma vez que o fenômeno ganhou proporções bem consideráveis.
  • O Reddit com os memes que tem saído sobre o tema.
  • Quer fazer perguntas ao divino Helix Fossil, pois bem, faça aqui!
Anúncios
Esse post foi publicado em Sidekick e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para TwitchPlaysPokemon: Hobbes estaria certo?

  1. Demais essa conexão entre Hobbes e essa zorra toda! Mas o que tem a ver com quadrinhos? rs.

    • Sidekick disse:

      Oi Maurício! Obrigado pelo elogio!
      Quanto a sua “crítica”, é que já tem algum tempo que determinamos que poderíamos falar de outros temas que não fossem exclusivos dos quadrinhos. Temos posts sobre literatura, séries e filmes, que não nescessariamente tem quadrinhos envolvidos. Fora, que se for ser realmente estrito, Pokemon virou mangá depois do jogo, além de ter ganhado muita fama como Anime no Brasil. Portanto, mesmo o post não estar falando da mídia quadrinhos, a franquia envolve quadrinhos e assim também se enquadraria no nosso tema central (Falamos muitas vezes de filmes que são adaptações de quadrinhos ou de livros que posteriormente viraram quadrinhos, como no caso do Game Of Thrones)
      Entendo que você deve ter um interesse maior em quadrinhos, e por isso o convido a ler outros textos nossos que tratam exclusivamente do tema e que são maioria no nosso blog. Mas lembraria mais uma vez que, apesar de termos um enfoque maior em quadrinhos, não falamos apenas de quadrinhos. Falamos daquilo que nos interessa!

  2. iskaminien disse:

    Não faz sentido nenhum pra mim a Democracia estar associada ao Falso Profeta Flareon e, enfim, ao lado ruim da coisa. Entendo a ideia de que se a Anarquia falhar o projeto falha também, mas enfim, foi a anarquia que jogou o Jay Leno e o Abby embora.

    • Sidekick disse:

      Mas é justamente aí que está a complicação. A idéia é de que a Anarquia é o que o Helix Fossil quer, uma vez que ele só é consultado qdo estamos no modo Anarquia. É meio contraproducente, mas se pensar assim, faz sentido.

  3. Pingback: Lançaram PokémonGO e … OLHA NO QUE DEU | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s