Filmes formadores de caráter (parte 2) – 9° episódio da S02 de Viciados em Quadrinhos

Super-Friends-Vacation-All-I-Ever-Wanted[1]Como qualquer menino na faixa dos 10 nos anos 80, eu queria ser herói. (Ok, não é verdade — qualquer menino que eu conhecia queria ser jogador da seleção, mas eu queria ser herói). As referências eram as de sempre: Super-Homem, Batman, Homem-Aranha, He-Man, até o Aquaman! (Eu adorava piscina).
jesus_superman[1]É claro que a realização desse sonho esbarrava em uma série de fatores, principalmente o fato de eu saber, desde cedo, que todos aqueles poderes não eram possíveis. (Curiosamente, nunca questionei a figura de Jesus Cristo quando me convenci de que o Super-Homem não poderia existir de verdade. Por motivos óbvios, minha formação quadrinhófila foi muito menos sólida do que a religiosa). Então, minha preferência logo se desviou para heróis de ciência, aqueles que faziam grandes coisas não por força de uma natureza super-humana ou mágica ou alienígena, mas por superioridade intelectual.
macgyver-multitool[1]Angus MacGyver foi, durante muito tempo, a realização do sonho heróico de uma multidão de nerds, inclusive este que vos fala, mesmo que eu só viesse a saber o que era um nerd muitos anos mais tarde. (E levei mais tempo ainda para saber que era um). Tudo o que ele carregava era um canivete Victorinox (que virou sonho-de-consumo de milhares de garotos) e mais um monte de materiais que encontrava pelo caminho. E, muito mais do que ele sempre ter o material necessário à disposição, o impressionante era o conhecimento que ele tinha para usar tudo isso para enfrentar os desafios.
Também não realizei esse sonho. O MacGyver da minha família é meu irmão caçula. Mas não fiquei tão longe assim. Depois dos meus pais, provavelmente foi MacGyver quem mais me incentivou a buscar conhecimento em várias áreas, mesmo que não seja possível ligar todas elas. E se o pouco que sei sobre muita coisa não me permite ser o herói que eu queria, pelo menos se tornou minha ferramenta de trabalho mais importante.

0201-macgyver[1]

P.S.: O episódio piloto pode ser visto aqui. Som original e sem legendas.

Anúncios

Sobre Quotista

Filipe Makoto Yamakami é historiador, professor, músico amador, twitólatra, monicólatra, etc. E realmente precisa de um emprego que lhe permita pagar as contas. @makotoyamakami
Vídeo | Esse post foi publicado em Quotista, Viciados em quadrinhos e marcado , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s