Como você talvez já tenha visto, a imagem do Cascão lavando as mãos viralizou no contexto da pandemia de coronavírus que assola o mundo. Também postamos a imagem e, no momento em que escrevo, já tinham mais de 3.600 compartilhamentos e outras páginas e perfis também a propagaram.
A imagem é da edição 299 da revista Cascão, que saiu em 1998, quando os gibis da Turma da Mônica ainda eram lançados pela Editora Globo. Abaixo você vê a imagem completa.
Mas bem antes disso, em 1964, o Cascão resolveu tomar banho como um presente de Dia das Mães!
Em 1977 houve uma história em que o Cascão prometia que tomaria banho se o Corinthians vencesse a final do Campeonato Paulista, quebrando um jejum de 23 anos, o que de fato ocorreu, mas sem o banho do personagem. Você pode conferir em detalhes essa história aqui.
Em 1983 o Cascão tomou banho para ajudar as vítimas de uma enchente no Sul do país, num conto publicado na Folhinha, que você pode ler na íntegra aqui.
Em Cascão número 9 (de 2007), já pela Panini, foi publicada a história O mistério do personagem que lavou as mãos, desvendado pelo Mister B, alter ego do Bidu. Na verdade o personagem que vemos na capa é o Xaveco disfarçado de Cascão.
Voltando à editora Globo, em 1993 houve uma série chamada “Cenas Impossíveis”, onde os personagens faziam coisas impensáveis como a Magali recusando comida e… o Cascão dançando na chuva, entre outras coisas.
No Carnaval de 2015 (em que o estado de São Paulo passava por uma crise hídrica), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) fez uma marchinha em que o personagem tentava tomar banho, mas não havia água.
Também em 2015, como uma brincadeira de 1º de abril, a MSP fez circular a imagem abaixo.
Recentemente o instagram oficial da Turma da Mônica postou a imagem abaixo, com uma clara alusão à importância de lavar as mãos frente a pandemia de coronavírus. Porém, notem que a imagem é um tanto dúbia, pois o Cascão não toca a água e parece estar um tanto desconfortável com o ato que acaba de (ou está prestes a) fazer.
No dia 5/04/20 foi até exibida uma matéria no Fantástico sobre o Cascão lavando as mãos e tomando banho!
Uma coisa é certa: quando até o Cascão lava as mãos, é porque o negócio é sério mesmo.
Também teve um comercial pirata, o Mauricio fez uma crônica
https://web.archive.org/web/20071016142717/http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron169.htm
Mas esse é apócrifo… rs
Achei uma entrevista ao Marcelo Tas, Mauricio cita 1965
https://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2007/11/07/ult4326u461.jhtm
Ola. Sim, porém até onde pude pesquisar a tirinha do Dia das Mães tem o Copyright de 64… Será que o Mauricio n se enganou? Ou será que foi registrada em 64 e publicada em 65?
Não, 1965 foi o tal comercial apócrifo:
“A propaganda ficou por três meses, eu reclamei de novo. Depois seis meses até que eu não aguentei mais e tiveram que tirar. É a primeira vez que conto esta história. Aconteceu por volta de 1965…”
O link mudou https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2007/11/07/exclusivo-mauricio-de-sousa-conta-detalhes-do-unico-banho-de-cascao-no-bate-papo-uol.htm