Universos Paralelos – a Academia em diálogo com os quadrinhos

36935827_1584801411642614_3923881241157304320_nSobre o evento que junta pesquisa acadêmica, educação na prática e cultura nerd – Universos Paralelos!

Entre os dias 4 e 6 de outubro participamos da segunda edição do evento Universos Paralelos (UP), sediado na Universidade La Salle, em Canoas, Rio Grande do Sul. Tivemos a honra de abrir o evento falando sobre as possibilidades do potencial didático dos quadrinhos, falamos sobre a jornada no herói para alunos do Ensino Médio, passamos algumas horas na companhia do grande Sydnei Gusman (que gerou uma entrevista que você pode conferir abaixo), assistimos ao bate papo dos Grafistas Associados do RS, e nos emocionamos com o relato de professores que levam os quadrinhos e a cultura pop para seus alunos.

Nas duas edições do UP foram oferecidas para o público oficinas gratuitas de roteiro, história das histórias em quadrinhos, escrita criativa, mediação literária, entre outras. Além disso os professores, os alunos do ensino médio e os alunos dos vários cursos da Universidade tiveram contato com artistas independentes como Clayton Cardoso e o J.R. Weingartner Jr., e também profissionais que trabalham para editoras internacionais como Daniel HDR e Rogê Antonio, no Artist’s Alley.

A iniciativa dos professores Renato Machado e Gelson Weschenfelder, organizadores do evento, ambos com sólidas pesquisas  ligadas à cultura nerd e seus potenciais pedagógicos, aproxima educadores e cultura de massa para estimular a mediação cultural como ferramenta de ensino. Vejam abaixo as entrevistas que fizemos com eles.

 Com Renato Machado, a conversa foi sobre como a questão fé aparece nos super-heróis e em House, com Gelson Weschenfelder sobre a questão da ética e os super-heróis como modelo de resiliência.

Mas o ponto alto do evento foi a Mostra Pedagógica – Cultura Pop em Sala de Aula. Conhecemos professores e professoras que desenvolveram projetos em sala de aula usando super-heróis e demais produções da cultura pop. Os relatos sobre a realização desses projetos falavam sobre a alegria que esses personagens trouxeram para a sala de aula, sobre a participação entusiasmada das crianças, o trabalho sobre identidade e empoderamento, sobre valores e atitudes, sobre a importância da família, do grupo, da educação como potencial transformador de vidas.

Nossos agradecimentos e incentivos aos educadores e educadoras Fabiana Silveira da Silva, Jaqueline Isabel Ritter Brito e Rosângela Nunes da Silva, Amanda Selle Bortolotti e Fabiula Campos Falcão Fagundes, Aline Ribeiro, Angela Vieira Gonçalves Martins, Bruna Willers Calvett, Cleia Regina Medeiros dos Santos, Cristina Mennas Joras, Davy Silva Bernardino, Fabiana Carvalho da Silva, Fábio Pinto de Melo, Greice Daiane Moraes Rodrigues, Isabela K. Diel, Isadora Klein Wenzel, Jamir Rodrigues Reis, Jaqueline de Oliveira Bertoglio, Jennifer Daiana Machado, Jéssica da Rosa Pinheiro, Juliana Silveira da Silva , Juliano de Lima Rodrigues, Julye Figueiró Dos Santos, Ketieli da Silva Costa de Andrade, Laura Soares, Lisiane Teresinha Dias Olsen, Maiara Da Silva Alves, Michele da Silva Pinto, Michele De Jesus Da Silva Pereira, Michele Rodrigues da Rosa, Mirian Marques, Mirna Darlene Teixeira, Monica Melo de Lagos Volpato, Pedro H. Fonseca, Rosane Teresinha Lancini Sebastiany, Sabrini Hofmann Francisco. Simone Costa Crema, Simone Moura, Thomas Anderson Klauck, Vanessa Luzia Rosa Teixeira, Wellinton Rosa Barbosa, e a todas e todos que lutam e se empenham pela educação e pela construção de um futuro digno para suas crianças e jovens dessa nossa terra.

Obrigado a turma de professores, pesquisadores e alunos que deram suporte ao evento como Andreas Hauschild Grings, Masaaki Alves Funakura, Thiago Soares Arcanjo e Thuanny de Azevedo Bedinote, e principalmente aos nossos amigos e parceiros Renato e Gelson pelo presente que foi o convite para participarmos do Universos Paralelos.

 

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Universos Paralelos – a Academia em diálogo com os quadrinhos

  1. Sem palavras para agradecer toda a parceria e amizade! Temos muita coisa pela frente para fazermos juntos! Obrigado por tudo!

  2. Sem palavras para agradecer! Temos muita coisa pelas frente para fazermos juntos! Obrigado por tudo!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s