O Juramento de Stephen Strange

doutor-estranho-o-juramentoA questão mais difícil do mago supremo. Que as faixas de Cyttorak acompanhem a decisão do médico…

Wong – amigo e ajudante de Strange – está com uma doença terminal e o Mago Supremo jamais poderia deixar seu amigo morrer sem ao menos tentar ajuda-lo. Stephen viaja por dimensões para encontrar um elixir que cure a doença de seu amigo, mas existe um detalhe no caminho: esse elixir pode curar qualquer doença e pode ser multiplicado caso o Dr Estranho utilize esse milagroso remédio.

Assim se inicia a história O Juramento, que pode ser encontrada na coleção de graphic novels de capa preta da Salvat e está sendo relançada pela Panini, escrita por Brian K. Vaughan e com desenhos de Marcos Martín.

doutor-estranho-o-juramento-018

A grande questão: ajudar toda a humanidade ou abster-se? Será que é realmente interessante interferir dessa forma no destino da humanidade? Caso Strange ofereça esse elixir para as pessoas, qual seria o prejuízo da superpopulação no planeta? Fome, desmatamento, falta de água, são tantas dúvidas que necessitaríamos de uma análise específica para saber a quantidade de problemas e o real impacto que trariam para o mundo. Apesar de tudo, Stephen sabe o sofrimento que uma doença traz à vida de uma pessoa, ele finalmente poderia curar desde uma gripe até o tipo mais raro de câncer existente no mundo sem nenhum sofrimento do paciente.

02Lembrando de A Saga do Monstro do Pântano, de Alan Moore, na história em que o Monstro invade Gotham, transformando todos os cantos do lugar em vegetação, acontecem algumas observações importantes. Frutas crescem nas ruas, flores nos becos e em todos os locais possíveis, dessa forma as pessoas não precisavam pagar pelo alimento dentro da cidade, desde os mais pobres até Bruce Wayne podiam comer ótimas frutas sem pagar nada. Com o poder de aflorar a natureza onde bem entende, o Monstro do Pântano poderia facilmente acabar com a fome no mundo; o personagem toca nesse assunto, porém ele percebe que se resolver os problemas do homem não existirá uma conscientização, muito pelo contrário, ele vai destruir ainda mais o ambiente, pois terá sempre em mente que existe alguém para recorrer quando as coisas derem errado.

03

A discussão sobre salvar todos que possuem algum tipo de doença no mundo é relevante, principalmente se tratando de um personagem que é médico. Em uma primeira instância, parece algo maravilhoso e uma salvação para o mundo, porém pensando no ciclo em que temos que nascer e morrer, a interferência que se causa nesse “controle” do planeta é gigantesca e impacta a vida de uma forma inimaginável, sem contar a interferência na consciência humana.

Assim como o Monstro não deseja ver as pessoas destruindo o mundo à espera de um salvador, Estranho não gostaria de presenciar ações que poderiam interferir fortemente na saúde da população mundial, sempre pensando que existe um remédio mágico que cura qualquer problema que possamos vir a ter, a irresponsabilidade e falta de conscientização atingiriam níveis que provavelmente chegariam a um estado irreversível.

Não é uma questão simples de se resolver. Se por um lado  o mundo talvez não pudesse lidar com um remédio mágico que resolva todo problema de saúde existente, por outro parece desumano negar a cura de doenças que diversas vezes destroem a vida das pessoas. Stephen lida com uma assombrosa escolha e O Juramento faz toda diferença sobre o que pensa o mago/médico, e, pelo eterno Vishanti, Strange tomou a decisão que acredita ser correta, esperando assim não ter condenado a todos.

Pelo onipotente Oshtur, o que você faria no lugar do Doutor Estranho?

04

P.S: Viram o filme do Doutro Estranho?  Curtiram? Confiram aí o que o Nerdbully achou do filme:

 

Anúncios

Sobre John Holland

Procurando significados em páginas de gibi enquanto viaja pelos trilhos do conhecimento e do metrô. Sempre disposto a discutir ideias e propagar os quadrinhos como forma de estudo, adora principalmente a Vertigo, está sempre disposto a conhecer novos quadrinhos e aprender o máximo de coisas possível!
Esse post foi publicado em John Holland e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O Juramento de Stephen Strange

  1. Muito interessante seu artigo e o modo como você vai construindo seu pensamento aos poucos e só reafirmando seu ponto de vista irei abordar o meu.
    Já tem um tempo que li num outro artigo que falava a Natureza balanceia a população total de seres vivos (referência a cadeia alimentar), por exemplo nas savanas africanas existe uma população de Zebras e é o papel do Leão (entre outros carnívoros) fazer esse balanceamento da população de Zebras, para que o ciclo da natureza possa continuar.
    O ser humano não foge dessa regra, por mais que possua conhecimento e tecnologias que possam controlar a propagação de doenças ele ainda é um ser limitado e não possui o controle da Natureza, por mais que tente, não tem.
    Na História da Humanidade temos alguns exemplos do que falei acima, por exemplo a Peste Negra (também conhecida Peste Bubônica) que matou cerca de 25 milhões de pessoas no continente Europeu na Idade Média – pra aquela época representava um terço da sua população total -, isso demonstra o efeito da regra de controle da população e que se aplica a todos os seres vivos. Por não termos um predador natural, a própria Natureza encontra meios de aplicar essa regra e se olharmos um pouco além veremos que doenças como AIDS, Câncer, Leucemia, entre outras enfermidades são mecanismos de controle populacional.

    Obs.: Peço desculpas se fui muito frio, sei que é um tema delicado e de forma alguma queria machucar alguém e sei que não é fácil encarar um desafio assim, apenas queria expor minha reflexão sobre essas doenças.

    • John Holland disse:

      Obrigado! Justamente por isso creio que a HQ seja tão interessante, ela consegue promover discussões com diversos pontos de vista. O que você citou é super importante e analisando, percebemos mesmo que as enfermidades são algo necessário para o controle populacional, tanto que com o avanço da medicina o número de seres humanos aumentou exponencialmente e podemos ver os impactos.

      Não se preocupe com parecer frio, precisamos ter muitos pontos de vista em discussões desse nível mesmo hehe obrigado!

      • Essa foi a primeira HQ que eu li, recomendo para quem quiser conhecer um pouco mais do Mago Supremo.

        Gostaria de parabenizar ao site e a sua equipe (sei que existem mais pessoas por trás do Redator e elas também merecem crédito) por fazer essa imersão no Mundo das HQs de uma maneira reflexiva e responsável.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s