Alívio Cômico – 4° episódio da série Quadrinheiros explicam

O humor é uma das formas da linguagem mais características da espécie humana. É essencialmente uma ruptura no fluxo narrativo, uma mudança de sentido, espera-se uma coisa e depara-se com outra. Em termos técnicos é uma relação peculiar entre significado e significante.  O que a palavra significa ou o que o objeto representa (significado), não condiz com a palavra ou o objeto usado (significante). Um exemplo:

No dialogo entre duas pessoas uma diz – “Acho que nascemos um para o outro”. Ao que a outra responde – “É verdade. Difícil vai ser encontrar esse outro”. A resposta inverte o sentido da palavra “outro” que na primeira afirmação se referia ao universo fechado das duas pessoas envolvidas no diálogo e na resposta se expande para o universo de todas as pessoas que existem.

riso

Além disso o riso também é um comportamento social com múltiplas funções. Rimos ou sorrimos para mostrar empatia, para diminuir as defesas das pessoas que nos cercam, para mostrar nossa superioridade (quando humilhamos alguém), para nos sentirmos parte do grupo. Por isso o riso é contagioso, assim como o bocejo.

Programas de humor usam o som de pessoas rindo porque ao ouvirmos esse som no final da frase de efeito de uma piada ou na expressão de desconforto de uma situação de ruptura, nós nos sentimos compelidos a rir. Vamos assim criando uma cultura de humor que é muito diferente de um lugar para outro. Nem todos nós, brasileiros, achamos graça em situações cômicas inglesas ou americanas porque não faz parte da nossa cultura identificar determinadas rupturas de linguagem como engraçadas.

Mas o riso é universal apesar das diferenças culturais. “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” disse Shakespeare (ou não…).

 

Anúncios

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico, Quadrinheiros explicam e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Alívio Cômico – 4° episódio da série Quadrinheiros explicam

  1. Pingback: Melhores posts até agora – 2 anos de Quadrinheiros | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s