O Pecado Original da Marvel (e DC)

Dando aquela olhada rápida pela internet para me atualizar nas novidades do mercado editorial de quadrinhos de super-heróis eis que me deparo com o mais novo evento do Universo Marvel (sendo que A Era de Ultron mal começou aqui): Orginal Sin ou, na mais óbvia tradução (mas a Panini sempre se supera nisso), Pecado Original.

Parece que vão assassinar ninguém menos que Uatu, O Vigia com roteiro de Jason Aaron e desenhos de Mike Deodato Jr. Tudo vai girar em torno da equipe de investigação liderara por Nick Fury e, no processo, segredos dos personagens envolvidos serão descobertos.

1389121352000-XXX-ORIGINAL-SINS-COMIC-jy-2839

Achei no mínimo curioso porque essa é a mesma premissa da série Crise de Identidade, escrita por Brad Meltzer, na DC. Na série a esposa do Homem-Elástico é assassinada e durante a investigação também descobrimos segredos dos personagens envolvidos. Outra similaridade com uma saga da DC é com a Crise Final, escrita por Grant Morrison, onde o novo deus Orion é assassinado desencadeando o evento de proporções verdadeiramente cósmicas.

Ok, talvez tenhamos poucos elementos para detectar uma inspiração indébita, digamos, mas dá o que pensar.

Original-Sin-Marvel-e1389128717227

Os últimos grandes eventos da Marvel seguem uma regra: prometem grandes mudanças no Universo Marvel, que de fato ocorrem, mas no final voltar a ser tudo como era antes, com direito a vermos nossos personagens favoritos agindo de maneira no mínimo inconsistente com o que é estabelecido dentro da cronologia da editora, o que aponta também para o esgotamento dos personagens.

Original-Sin-Teasers_thumb[9]

Nesse ponto a DC é mais honesta: quando é pra matar alguém para gerar uma mudança de paradigma é o Universo (ou Multiverso) inteiro de uma vez (ou quase) que paga o pato.

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O Pecado Original da Marvel (e DC)

  1. cara, a DC tmb vai e volta em suas escolhas. Só não fez isso com essa última reformulação dos Novos 52. Mas ela foi e voltou antes com o Hal Jordam, foi e voltou antes com mortes e aleijamentos dos personagens… mas como sua mitologia estava se esgotando e ficando incompatível com o cotidiano das pessoas atualmente eles tiveram que reformular tudo definitivamente. Coisa que a Marvel faz de forma experimental e paralela no universo Ultimate.
    Mas vai chegar o dia que os personagens da Marvel vão se esgotar e ficar obsoletos, dai ela vai ter que fazer algo como a DC fez nos Novos 52.

    • Nerdbully disse:

      Talvez esse seja o movimento: na DC, como tudo faz parte da cronologia, uma hora a coisa fica totalmente incoerente e um reboot é necessário. Na Marvel, que tem menos “reboots totais” que a DC, o esquema das Sagas nas quais os personagens agem de maneira incoerente com o restante da cronologia seja mais recorrente. No entanto é isso mesmo: uma hora as possibilidades se esgotam e um novo começo é necessário.

  2. John Constantyne disse:

    Sei… DC mais honesta. E a morte do Super-Homem? E as idas e voltas da morte do Flash? Sei sim senhor fanático. Críticos deveriam ser bem mais do que isso.

  3. Pingback: Quadrinhos: como tudo começou? | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s