O que é uma narrativa? Como ela é construída? Apenas uma ideia genial basta ou existem técnicas por trás de uma boa história?
Contar e ouvir histórias são a base da cultura humana. A linguagem e o seu desenvolvimento em diferentes plataformas (para múltiplas funções), desenhou o mundo que agora nos cerca. Por ser assim tão intrínseca, tão intuitiva, a linguagem nos escapa. Por sermos dela constituídos, nós a simplificamos, empacotamos e direcionamos. Usamos a linguagem quando inventamos uma desculpa, e somos indefesos frente a ela quando a pupila dilata e a voz falha.
Onde temos controle testamos, analisamos, escolhemos os melhores resultados e aí formulamos. Assim mesmo como um processo industrial. Hoje o cinema, a TV e os quadrinhos são indústrias, seguem fórmulas que vez ou outra se reinventam, desconstroem e inovam até que tudo isso vire fórmula mais uma vez.
É sobre essas fórmulas e reinvenções que essa série trata. Dos truques aos conceitos mais filosóficos, das ideias básicas à convergência de linguagens. Para quem gosta de histórias!