Comic Con no jeitinho Brasileiro

No Brasil há uma baita carência por eventos de nicho. São poucos os encontros e salões de automóveis, por exemplo, quando comparamos com outros países como os EUA. Mas principalmente para os Nerds, o cenário é ainda pior. Temos alguns eventos para os Otakus (Anime Friends só para citar um dos maiores da atualidade), que tem proporções consideráveis e movem algumas quantidades grandes de fãs. Fora essa linha de eventos, temos pequenos encontros seja de Trekkers ou de Star Wars e outros temas, apenas citando alguns.

E olha que já tem 10 anos e uma baita tradição! Uma experiência única e incrível

E olha que já tem 10 anos e uma baita tradição! Uma experiência única e incrível

Existem alguns eventos pontuais de quadrinhos, mas geralmente sobre compra e venda. São poucos os espaços para a divulgação de novos autores. A vinda de autores da gringa é ainda mais dificil, uma vez que ninguém sabe qual é o espaço que eles poderiam ir. Imagino eu que a novidade mais quente do momento vai atender essa demanda.

Recentemente foi anunciado o Comic Con Experience. Com uma organização preocupada desde os primeiros anuncios em colocar que a idéia é a de tentar proporcionar aos participantes a experiência de ir a uma Comic Con, podemos esperar grandes coisas. Mas, aí encontramos um problema. O que podemos de fato esperar?

Pelo menos o logo já chama bastante a atenção

Pelo menos o logo já chama bastante a atenção

Foi no fim de janeiro que anunciaram que o evento iria ocorrer, porém são poucas as atrações já confirmadas e menores ainda as especulações. Fora que muita gente anda confundindo alhos com bugalhos e dizendo que é a Comic Con que está organizando. Os próprios organizadores deixam claro no nome, é uma Experience. Justamente por isso fica essa dúvida do que esperar e a certeza de que é uma tentativa ainda.

Sem dúvida é, e ainda será até o evento, um dos maiores geradores de buzz na mídia nerd. E com certeza será um dos maiores eventos dos últimos 5 anos (pelo menos) e dos próximos 5 também. Essas são as únicas certezas plenas, afinal se o que será falado de bom ou ruim são outros quinhentos.

É quase como a disputa de quem é melhor: DC ou Marvel...

É quase como a disputa de quem é melhor: DC ou Marvel…

É mais do que esperado que tenha gente dos dois lados. Enquanto muita gente fala que será horrível, como o caso da fanpage Comic Con da Depressão, outros tantos falam que será a melhor coisa do mundo. Na minha humilde e mortal opinião, vai ser bem menos do que os entusiastas esperam, mas bem mais do que os pessimistas dizem.

Temos que lembrar que será a primeira edição, logo não vão logo de cara conseguir o Grant Morrison e o Alan Moore travando uma luta épica campal (Mas se você quiser matar a vontade de ver isso: http://youtu.be/RE3wBUn-0p8). Mas ainda acredito que a organização não irá falhar tão miseravelmente a ponto de termos só os mesmos caras da internet brasileira por aqui, como falam na imagem abaixo.

Bem... Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Bem… Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

O que de fato esperar é uma eterna incógnita. Temos que ir acompanhando o que vai sendo falado pelos organizadores e interpretando tudo. Pode ser um mega evento de mangá, que não tem só mangá e anime (badumtisss), como pode ser um evento único e próprio, que com o tempo tomará proporções astronômicas. Quem vai dominar o evento e o que ele vai se transformar é algo que só saberemos lá. E assim como todos os nerds, pelo menos eu vou. Agora, se vou sair falando bem ou mal, depende do que rolar…

Anúncios
Esse post foi publicado em Sidekick e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Comic Con no jeitinho Brasileiro

  1. Eu nunca fui numa Comic Con. Não sei o que costuma ter numa Comic Con. Portanto nem sei o que esperar de uma Comic Con aqui em terras tupiniquins.

    MAS, eu diria que seria muito desejável e interessante ver algumas coisas como: manga, games e revista de games, livros de RPG, stands da Marvel e DC com direito a revistas, edições especiais, action figures, camisetas e jogos. Precisamos de produtos que não chegam aqui no Brasil, mesmo não traduzidas seria legar ter por aqui.

    É com certeza um prato cheio. Uma ótima oportunidade para pegar a grana dessa galera que ama tanto os quadrinhos, mangas e games.

    Acho pooooouco provável que tenhamos a presença de alguma figura fodástica como na Comic Con e sinceramente, who cares? 🙂

    • Sidekick disse:

      É um pouco o que coloquei no texto Nelson. Não estou criando expectativas específicas, mas sem dúvida vai ser um marco para os eventos nerds no Brasil. A questão é que boa parte das pessoas está ou falando que será um lixo ou que será igualzinho a Comic Con. Expectativas baixas geram boas impressões, pq no evento, o que tiver eu vou achar legal!

  2. garotaexcelsior disse:

    Honestamente, eu estou bastante animada com o evento. É lógico que sei que não será no mesmo nível que a Comic-Con de San Diego, mas como os caras que estão organizando já vão nesses eventos há anos, creio que não será tão ruim quanto os mais pessimistas tem previsto. Provavelmente não teremos todos os painéis, com os atores, diretores, etc. Mas acredito que eles irão se esforçar para trazer pelo menos uma pequena parcela de cada componente de uma Comic-Con, um exemplo disso é o fato de que já foram confirmados vários nomes famosos de indústrias de action figures. Acho que o jeito é esperar, como você mesmo diz no post, mas acho que está garantido que teremos sim uma pequena experiência de uma SDCC. E, a partir disso, nada impede que o evento cresça para níveis maiores e mais satisfatórios.

    • Sidekick disse:

      É o que espero! Esse deve ser o primeiro de muitos. E quem sabe com o sucesso desse a equipe da SDCC não se anima a fazer uma parceria real e trazer a Comic Con para cá? São sonhos muito mais concretos hoje do que antes…

  3. Pingback: O Sexo no Prêmio Eisner | Quadrinheiros

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s