BEFORE WATCHMEN: Veredito (ou “Em algum lugar entre o toque de Midas e o toque de merda”)

2349586-bermejo_final_with_smaller1

before-watchmen-comicsEntão tá. Foram alguns meses, passados sem grande ansiedade (no que diz respeito aos quadrinhos em questão, nenhuma ansiedade, a bem da verdade), mas finalmente chegou ao fim a série Before Watchmen, publicada no Brasil pela Panini, que acertou muito ao reunir as várias edições das revistas em um número menor de encadernados brochurados.
before-watchmen-silk-spectre-3Sim, li todas as edições, movido pela curiosidade e por uma pequena esperança, quase insignificante, de encontrar boas histórias. Nada no nível do Alan Moore — seria o ápice da ingenuidade esperar isso —, mas que fossem divertidas e inteligentes o suficiente para dizer que não foi dinheiro jogado fora. (Ainda bem que não era capa dura).

Não acho que perdi dinheiro, mas também não dá pra dizer que Before Watchmen acrescentou alguma coisa ao meu repertório de leituras quadrinhísticas. A bem da verdade, só continuei comprando porque sabia que seria uma série curta. (Mais uma vez, ponto para a Panini que agrupou as revistas em menos volumes).
minutemen2-4Foi interessante ver a trajetória dos vigilantes mascarados antes da obra-prima de Moore, mas só isso. Nada que despertasse a tensão ou a ansiedade por ler mais, nada que nos forçasse a revisar tudo aquilo que achávamos que tínhamos entendido. Foi como aquela aula de História em que o professor deixa tudo bem mastigadinho para aqueles alunos-toupeiras que não conseguem inferir por conta própria os aspectos mais simples do contexto por trás dos acontecimentos, enquanto o aluno nerd morre de tédio.

batman-slapping-robin-v01

Before Watchmen entregou o que prometeu. E, como prometeu pouco, ninguém precisa se sentir enganado. Já é bem mais do que podemos dizer d’O Hobbit.
E ainda fizeram uma versão extendida de algo que já foi esticado muito além da necessidade???!!!

E ainda fizeram uma versão extendida de algo que já foi esticado muito além da necessidade???!!!

Anúncios

Sobre Quotista

Filipe Makoto Yamakami é historiador, professor, músico amador, twitólatra, monicólatra, etc. E realmente precisa de um emprego que lhe permita pagar as contas. @makotoyamakami
Esse post foi publicado em Quotista e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para BEFORE WATCHMEN: Veredito (ou “Em algum lugar entre o toque de Midas e o toque de merda”)

  1. Ben Hazrael disse:

    Quando foi anunciada a publicação de “Antes de Watchmen” não fiquei arredio e também não entrei em êxtase. Seriam mais algumas HQ’s que ia ler e ponto. É claro que algumas equipes criativas me chamaram a atenção e outras nem tanto. Decidi comprar apenas dos personagens que mais gostei em Watchmen: Ozymandias, Rorscharch e Dr. Manhattan. E para minha supresa, foram 3 especiais muito bem trabalhados. Como você mesmo disse, Filipe, nada de excepcional, mas foram 3 boas séries, que conseguiram misturar bem texto e imagem, especialmente a edição do Dr. Manhattan com Joseph Michael Straczynski e Adam Hughes.
    Mas a pergunta que se faz necessária e foi feita inúmeras vezes foi: houve necessidade?
    Em minha opinião, não. Do ponto de vista criativo e mesmo financeiro, esse tempo de preparo e publicação, além do dinheiro todo teria sido melhor investido em uma produção “original”, porque material humano de qualidade para tanto havia no poder da DC Comics.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s