Dia de orgulho?

Dia 25 de maio é comemorado, por vários motivos, o ‘Dia do Orgulho Nerd’, ou ‘Dia do Orgulho Geek’, ou ‘Dia da Toalha’, ou qualquer denominação na qual você se sinta seguro e queira comemorar.
E daí?

Sou da época em que ‘nerd’ era uma ofensa, uma forma de bullyng (outra palavra da moda para designar aqueles que eram aloprados na escola). Em mais ou menos 15 anos o que era motivo de zoeira passou a ser motivo de orgulho.

Por quê? Como?

Sinceramente não sei. Não vou arriscar uma explicação em alguns parágrafos. O fato é que a ‘cultura nerd’ se popularizou. Hoje não ofende mais ser fã de quadrinhos, ver animes, assistir a ‘filmes de super-herói’ ou jogar vídeo-game. Hoje em dia qualquer um é nerd. Viu os filmes do Harry Potter? Nerd! Vê Naruto? Nerd! Joga Call of Duty? Nerd!

Muito bom, mas algo se perdeu. Os nerds não leem mais, não procuram conhecer… a ‘cultura nerd’ era uma porta de entrada para a cultura. Quem leu Tolkien e conhece (procurou conhecer) suas referências entenderá, apenas para ficarmos com um exemplo.

Segundo Deleuze, minorias e maiorias não se distinguem pelo número, mas a maioria é definida pelo modelo ao qual é preciso estar conforme, já uma minoria não tem modelo, é um devir, um processo. Porém, quando uma minoria cria para si modelos, é porque deseja tornar-se majoritária. Deleuze reconhece que a entrada de uma minoria para o campo majoritário, sua fixação em modelos, é necessária para sua sobrevivência, mas sua potência vem do devir e que passará para o modelo, sem dele depender.

Alguém já parou para se perguntar por que ser nerd não ofende mais? Parece que estamos integrados na ordem do dia. A palavra ‘nerd’ passou a ser uma identidade… e como são confortáveis as identidades!

Anúncios

Sobre Nerdbully

Mestre do Zen Nerdismo.
Esse post foi publicado em Nerdbully e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia de orgulho?

  1. Pingback: Tudo isso já aconteceu antes e vai acontecer novamente: o conflito de gerações na cultura pop | Quadrinheiros

  2. Elliott Galtran disse:

    Li apenas verdades. Atualmente, o rótulo “nerd” foi tão banalizado que serve apenas de onstentação para várias pessoas quererem se destacar ou afimar perante os demais que são “diferentes”, quando na realidade, estão bem longe disso.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s