Marcos da história negra pela Milestone Media

MIlestone Media 01

Conheça o último lançamento da Milestone nos quadrinhos – uma série de pequenas histórias que contam o papel de diversas personalidades negras reais: Milestones in History.

Milestones in history capaO projeto Milestones in History foi coordenado pelo vetenano da Milestone, Denys Cowan, e pelo produtor da BET (Black Entertainment Television), Reginald Alan Hudlin. Numa entrevista para o site The Root, Cowan comenta que se inspirou nos quadrinhos da editora Golden Legacy (que ele lia na infância), que na esteira dos movimentos pelos direitos civis (entre 1966 e 1976) publicou quadrinhos que contavam histórias de personalidades negras reais, como Harriet Tubman, Frederick Douglas e Martin Luther King.

Milestones in History começa com a história de Lucy, o fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 num sítio arqueológico na Etiópia, e que reescreveu nossa compreensão sobre a evolução da espécie humana. Quem assina a narrativa é a professora de estudos africanos da Universidade de Vanderbilt, Alice Randal, com desenhos de Eric Battle (que já havia desenhado as histórias do personagem Kobalt, da Milestone).

A segunda história passeia pelas várias versões da história da Rainha de Sabá (que estão na Torá, na Bíblia, no Alcorão, na história da Etiópia e do Iémen), com roteiro de Amy Chu (instrutora da Milestone Initiative, projeto de formação de novos talentos da Milestone Media), e a artista italiana Maria Laura Sanapo.

Captura de Tela 2022-09-04 às 15.39.15

A terceira história fala de Aníbal, o general e estadista cartaginês que é considerado um dos maiores estrategistas militares da história. Roteiro do escritor e roteirista de séries de TV, Steven Barnes, e desenhos do Ron Wilson, que foi o artista das primeiras histórias do personagam Icon, da Milestone, nos anos 1990.

Na sequência, a quarta história apresenta o escritor negro Aleksandr Sergeevich Pushkin, considerado o maior poeta russo na época romântica, e o real fundador da moderna novela russa. A narrativa é assinada pelo mesmo Steven Barnes, com arte de Ron Wilson.

A quinta história fala do escritor francês Alexandre Dumas, que escreveu os livros “Os Três Mosqueteiros” e “O Conde de Monte Cristo”, clássicos do romance de capa e espada. O roteiro é do escritor Tananarive Due e a arte do desenhista veterano da DC, Jamal Yaseen Igle.

A sexta história nos apresenta Eugene Bullard, o primeiro piloto negro a voar em combate e o único piloto negro na Primeira Guerra Mundial. O escritor Pat Charles (roteirista de Sons of Anarchy) e o artista Arvell Jones (veterano da indústria) assinam essa narrativa.

Captura de Tela 2022-09-04 às 15.37.36

Na sétima história a roteirista Karyn Parsons (a Hilary Banks de “Um maluco no pedaço”), e o artista italiano Francesco Francavilla, nos apresentam a coreógrafa, ativista e antropóloga Katharine Dunham e sua pesquisa sobre danças africanas.

O cantor e multinstrumentista Prince é o personagem da oitava história, roteirizada pelo escritor e apresentador Touré (que escreveu um livro sobre o músico), e desenhada pelo ilustardor Ray-Anthony Height.

Captura de Tela 2022-09-04 às 15.34.58

A nona e última história mostra duas mulheres pioneiras – Bessie Coleman (piloto de acrobacias e a primeira mulher negra dos EUA a receber uma licença para pilotar), e Mae Jemisin (astronauta da NASA e primeira mulher negra a viajar para o espaço). O roteiro é de Melody Cooper e a arte de Dominike “Domo” Stanton (de “Casa dos Sussuros”, do universo de Sandman).

A edição de 80 páginas saiu lá nos Estados Unidos em agosto de 2022. Vamos ver se alguém publica por aqui. 

Sobre Picareta Psíquico

Uma ideia na cabeça e uma história em quadrinhos na mão.
Esse post foi publicado em Picareta Psíquico e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s