‘Harry Potter: De Volta a Hogwarts’ é uma carta de amor aos fãs

Harry Potter De Volta a Hogwarts 1

Um pouco de nostalgia aos fãs de Harry Potter.

Por Alfredo Carvalho*

Não restam dúvidas de que a saga escrita pela autora J. K. Rowling, “Harry Potter” (1998-2007) é um dos maiores fenômenos literários de todos os tempos, mas, também é fato de este fantástico mundo fantasioso foi transportado de maneira bastante satisfatória para o universo cinematográfico, durante o período de 2001 à 2011, onde também conquistou muitos fãs para o bruxinho.

No entanto, é verídico que a conclusão da saga (tanto nos livros como no cinema) deixou órfão muitos fãs de Harry Potter, que anseiam por possíveis novas aventuras do jovem bruxo. Muita dessa necessidade tenta ser suprida nos spin-offs “Animais Fantásticos”, que embora compartilhem do mesmo universo, vem com a proposta de explorar novos segmentos da franquia, o que pode decepcionar os fãs mais conservadores.

Até o momento não existem indícios de uma possível sequência para a história principal, contudo, os fãs de Harry Potter, Hermione Granger, Rony Weasley e demais personagens da saga, puderam iniciar 2022 com “Harry Potter: De Volta a Hogwarts”, um especial que reúne a maior parte do elenco dos filmes, para celebrar os 20 anos da estreia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001).

Semelhante ao que ocorreu com “Friends: The Reunion” (2021) e “Um Maluco no Pedaço – A Reunião” (2020), “De Volta a Hogwarts”, consiste em reunir os atores em um bate-papo, onde eles se recordam dos tempos de gravações, como foram escalados para o elenco e curiosidade de bastidores nunca antes reveladas. Pode-se dizer que este é um material 100% obrigatório para os fãs.

Harry Potter De Volta a Hogwarts 4

Na maior parte do tempo, os atores Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger) ficam centrados no cenário da sala comunal da Grifinória, mas também é possível ver Radcliffe e outros atores transitando por conhecidos ambientes, como a sala principal de Hogwarts e os aposentos de Dumbledore. Um verdadeiro passeio nostálgico.

Como já era esperado, os autores destacaram a importância que “Harry Potter” teve em suas carreiras, além do fato de as gravações de todos os filmes fazerem parte de 10 anos de suas vidas. Durante este tempo, eles transitaram da adolescência para a fase adulta e, assim como eles, a história da franquia e seus fãs também amadureceram.

Algo que ficou evidente em “De Volta a Hogwarts” é a maneira como as características daqueles personagens se adequam aos atores que os interpretam, por conta disso, segundo o trio principal, não era necessário fazer muitos esforços para dar vida aquelas personas.

Prova disso, é que ao assumir a direção do terceiro filme, Alfonso Cuarón pediu para que o trio principal escrevesse um texto que descrevesse seus personagens. De maneira similar a Hermione Granger, Emma Watson fez um longo texto, bem redigido e completo; por outro lado, Rupert Grint não cumpriu com o solicitado, pois segundo ele, essa era uma tarefa que Rony jamais faria.

Harry Potter De Volta a Hogwarts 2

Além do trio principal, o especial também conta com a presença dos atores Tom Felton (Draco Malfoy), os gêmeos James e Oliver Phelps (Fred e George), Mark Williams (Arthur Weasley), Bonnie Wright (Gina Weasley), Alfred Enoch (Dino Thomas), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Helena Bonham (Bellatrix Lestrange), Gary Oldman (Sirius Black), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Robbie Coltrane (Hagrid) e Ralph Fiennes (Lord Voldemort). Por último, mas não menos importante, estão presentes os diretores de todos os filmes Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates.

Também são prestadas as devidas homenagens aos atores que nos deixaram, entre eles Richard Griffiths (1980-2013), Richard Harris (1930-2002), John Hurt (1940-2017), Alan Rickman (1946-2016) e Helen McCrory (1968-2021).

“Harry Potter: De Volta a Hogwarts” é uma carta de amor aos fãs do bruxinho e uma viagem nostálgica ao mundo de fantasia que fez parte da infância e adolescência de muitas pessoas. O especial pode ser conferido no serviço de streaming HBO Max.

* Jornalista e aficionado por cultura pop, Alfredo Carvalho é um acompanhante da franquia Harry Potter nesses mais de 20 anos da saga, acompanhando as histórias do bruxinho em livros, filmes e games.

Sobre theredshirts

Blogueiros convidados ou que se convidam. Fale com a gente em nossa página no Facebook.
Esse post foi publicado em Red Shirts e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s