Marvel vs DC nos games: Marvel’s Spiderman contra Batman Arkham

Quem vai se sair melhor na batalha dos videogames?

Com o lançamento e sucesso do jogo Marvel’s Spiderman para PS4, temos agora um grande representante pelo lado da Marvel e da DC nos videogames. Batman Arkham (Warner Games) é uma franquia já estabelecida no mercado, enquanto Spiderman (Sony) acabou de aparecer e conquistar sua base de jogadores. Claro que chegou o momento de comparar ambos e pensar no futuro dos games de super-heróis da Marvel e DC.

A parceria entre Rockesteady e Warner Games resultou em uma das mais importantes franquias de jogos da sétima geração (Xbox 360 e PS3). Batman Arkham apareceu com um excelente sistema de combate, enredo e ambientação, mudando de vez o parâmetro de qualidade existente para jogos de super-heróis no mercado. Foi o primeiro jogo de super-heróis que entregou uma experiência que conquistaria não apenas os fãs do personagem, mas também de jogos em geral.

Depois do estrondoso sucesso dos games do Batman, a Marvel se viu perdendo espaço, inclusive com seu famoso Marvel vs Capcom. E a Marvel Games foi sendo questionada por muito tempo, até que a Sony anunciou seu exclusivo Marvel’s Spiderman. O jogo, por se tratar de uma franquia estreante, não possuía muitas bases para ser produzido, portanto muitas das mecânicas do jogo da concorrente foram absorvidas pelo jogo do Aranha. Um exemplo claro é o sistema de combate que possui combos muito parecidos com o dos jogos do Homem Morcego, com adaptações na leveza, velocidade e habilidades do personagem.

Spiderman possui uma bela construção de mundo, desde a cidade até a história deste Peter Parker – que é tão bom quanto o criado por Steve Ditko e Stan lee. O jogo apresenta, assim como o do Batman, muitos vilões e uma narrativa que prende o jogador do início ao fim, ambos são semelhantes em parâmetros de qualidades técnicas, como gráficos, narrativa, combate, etc. A principal diferença foi que Batman teve tempo de ter quatro jogos e corrigir seus erros, criando em Arkham Knight uma experiência quase que perfeita unindo o herói e seu fiel batmóvel. Spiderman possui side quests repetitivas e dlcs caros e curtos que não acrescentam muito à história. Apesar dos defeitos, não são pesos que atrapalhem tanto a experiência do jogo.

Ambas as empresas possuem um grande jogo estabelecido no mercado. Enquanto a Warner trabalha suas franquias em estúdios internos, a Marvel Games vende direitos de seus jogos para muitos estúdios, como exemplo podemos perceber o anuncio de Marvel Ultimate Alliance 3 exclusivo para Nintendo Switch, o lançamento de Spiderman exclusivo para PS4 e o desenvolvimento de um jogo dos Vingadores de forma multiplataforma pela Square Enix pelo estúdio Crystal Dynamics – que desenvolveu a recente trilogia de Tomb Raider. Pelas diferenças de como as detentoras das marcas trabalham é provável que tenhamos contato com mais jogos da Marvel que da DC em um futuro próximo.

Desde o lançamento de Batman Arkham Knight a Rocksteady não anunciou mais nada,  apesar de dois grandes rumores. O primeiro sobre um jogo do Superman, por conta dos 80 anos do personagem, e um sobre um jogo da Liga da Justiça. O game do Superman foi descartado pela empresa, porém nada foi dito pelo possível jogo da Liga. A Warner possui também o estúdio de Montreal que fez o game Batman Arkham Origins, o desenvolvimento do jogo trouxe experiência para o estúdio que no futuro pode trabalhar com mais algum jogo do personagem.

Tanto o jogo do Batman quanto o do Homem-Aranha deixaram claro que existe um universo de personagens por trás dos mostrados nos games já lançados. Spiderman apresenta dezenas de referências aos outros heróis da editora, desde os personagens urbanos até a torre dos Vingadores em pleno mundo aberto. Com Batman acontece a mesma coisa, apresentando referências sobre as indústrias Queen, John Constantine, Lex Corp, entre diversos outros.

Neste momento tanto a DC quanto a Marvel perceberam que os videogames são uma mídia tão rentável ou até mais que o cinema. As possibilidades para ambas neste momento são infinitas por terem dado o pontapé inicial para a inserção de novos personagens em seus universos. Apesar da Marvel ter apresentado mais projetos, fica a dúvida se a DC não prepara algo grande para apresentar no ano de 2019, pois Arkham Knight foi lançado em 2015 e provavelmente estamos perto de ver o próximo grande projeto da Rockesteady.

O grande problema de jogos é o tempo de desenvolvimento para cada um deles, ainda mais imaginando projetos complexos como Vingadores ou Liga da Justiça. O ponto hoje é que ambas as empresas estão maduras para tentar um universo nos games, apesar da DC estar um pouco à frente por ter uma franquia completamente estabelecida na indústria. Hoje o nome Batman para um jogo causa arrepios, a Warner soube trabalhar seus heróis e conseguiu criar hype com meros rumores de seus estúdios que são quase que uma marca de qualidade para os jogadores.

Tanto Batman Arkham quanto Marvel’s Spiderman estabeleceram novos universos nos games. A expectativa é ver tudo isso explorado em experiências que comecem a colaborar em grandes projetos AAA que unam esses personagens, pois assim como a Marvel criou um sonho para muitos no cinema, está na hora de uma das duas ou ambas as marcas também façam isso nos games, nos trazendo experiências únicas e que nos façam sentir o Batman, Superman, Homem-Aranha ou Homem de Ferro dentro de um gigantesco videogame que realizará o sonho de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sobre John Holland

Procurando significados em páginas de gibi enquanto viaja pelos trilhos do conhecimento e do metrô. Sempre disposto a discutir ideias e propagar os quadrinhos como forma de estudo, adora principalmente a Vertigo, está sempre disposto a conhecer novos quadrinhos e aprender o máximo de coisas possível!
Esse post foi publicado em John Holland e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s