As referências de Project A-ko

Um animê repleto de referências!

Project A-ko foi escrito por Katsuhiro Nishijima, Tomoko Kawasaki e Yuji Moriyama e conta história de uma menina com superpoderes numa cidade fundada ao redor de uma nave espacial que caiu do espaço. Este animê de 1986, período em que o gênero mecha estava em ascensão, não deixa de lado a comicidade, a ação e mesmo a semi-nudez das personagens femininas.

A narrativa em alguns momentos parece confusa por mostrar cenas de uma cidade comum, Graviton City, nada futurista e tecnológica e, de repente, cortar para cenas no espaço, com naves  e canhões laser. Por exemplo, no início da animação, aparece uma nave espacial que cai do céu, fazendo referência ao animê Macross, e na cena seguinte mostra a personagem acordando e comendo torradas feito numa torradeira comum que conhecemos. Ou seja, assim como em Macross a cidade em torno dessa nave parece ser um Japão do ano de 1980, período em que os animês foram exibidos.

Mas para além disso existem as inúmeras referências. O próprio título parece que surgiu do filme Project A (1983), dirigido por Jackie Chan e Sammo Hung. O nome de um dos personagens, D, o espião com sobretudo que procura pela princesa perdida do seu reino,  é o mesmo do animê Vampire Hunter D (1983).

Outra característica neste personagem, D, é que ele, na verdade, é ela, isto é, um extraterreste que aos olhos dos terráqueos parece ser do sexo masculino. Interessante perceber que neste período de 1980 e 1990 muitos personagens de histórias cômicas que são bem musculosos, nem sempre, são personagens masculinos, e sim, femininos, talvez como uma forma de satirizar aquilo que é forte/robusto e frágil/delicado.

A personagem principal, A-ko, possui uma força natural, herança de seus pais, Superman e Mulher-Maravilha.  Esses dois personagens da DC não possuem uma participação no animê, mas a presença deles numa das cenas, já indica de onde vem a força de A-ko. O próprio nome da personagem, pode ser lido como a primeira menina, pois o “ko” tem leitura no kanji de 子, que significa menina. Ou também, pode ser apenas uma abreviação do nome Eiko em japonês.

C-ko é a melhor amiga de A-ko. Lê-se Shii-ko, que também pode ser abreviação de nome japonês. C-ko e A-ko são amigas desde o primário. A-ko sempre protege C-ko, que, por sua vez, procura agradar a amiga com comidas feitas por ela, mas que não são nada boas. C-ko apresenta características ingênuas, otimistas, positivas e polianas. Os momentos que ela fica triste são quando não está junto de A-ko. Todos os personagens gostam dela e por causa disso que alguns querem separar A-ko de C-ko.

A rival de A-ko, é B-ko. Essa personagem se encantou com C-ko quando a viu pela primeira vez e, desde esse momento, B-ko enfrenta A-ko para tomar seu lugar como melhor amiga de C-ko. Diferente de A-ko, B-ko não possui superpoderes, mas sim uma inteligência incomum. É uma personagem que gosta de ser a primeira em tudo, principalmente nos estudos. Para que ela possa tentar lutar contra A-ko de igual para igual, B-ko, que é bilhonária, constrói robôs que suas colegas capangas pilotam e criou para si uma roupa especial, que permite voar e disparar vários tiros. O pai de B-ko também parece ser uma referência à Tony Stark, o Homem de Ferro.

Project A-ko é um animê para se assistir mais de uma vez e reparar nos detalhes e referências que traz para o público, essas apresentadas aqui são apenas algumas, quem sabe vocês não encontram outras?!

 

Anúncios

Sobre Mochi

Atingiu o estado de Olhos Grandes nas ilhas do Oriente Silencioso.
Esse post foi publicado em Mochi e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s