Os 12 (+1) super-heróis mais sexys!
Há algum tempo fizemos uma lista das heroínas e vilãs mais sensuais dos quadrinhos, e depois mais outra com as que não tinham entrado. Muitas leitoras e leitores diziam que deveríamos fazer também uma lista dos mais sexys. E hoje finalmente a lista dos mais sexys está no blog. Com vocês, nossa Red Shirt, Girlrota!
*
Quando recebi a missão de listar “os super-heróis mais sexy” achei, a princípio, que seria fácil. Porque, vamos pensar… Os super-heróis são basicamente homens muito fortes vestidos com roupas coladas. Não seria difícil achar imagens em que a virilidade estaria exposta e me levariam a pensar: “Hummmm, esse tem pegada”.
Ledo engano.
Comecei pelo Superman, que na minha classificação é o menos sexy – na verdade ele é empatado com o Homem Aranha o mais fuén fuén de todos. A identidade Clark Kent é muito sem graça, é forçada demais. O Clark a todo momento quer mostrar que não é um super-herói, mas sim um humano. Convenhamos, que imagem ele tem de ser um humano normal?
E por conta dessa vida sem-sal do Clark Kent acabo transferindo a má vontade para a figura do Superman, que é, para mim, um super-herói extremamente bonzinho, certinho, um protagonista da Malhação. Sendo assim, nada sexy, estaria na friendzone fácil.
Levando em consideração esse olhar enviesado procurei o próximo: Batman. Esse não tinha como errar. Aquela cara de mal humor eterna, olhos sombrios, e sempre, SEM-PRE misterioso… não tinha como não achar uma imagem que despertasse a minha libido.
Mas para a minha infelicidade, foi super difícil também. Nos quadrinhos ele não é muito sexy, em algumas versões ele até parece que é um homem geométrico de tão quadrado.
Passei por outros menos óbvios. Aquaman, Demolidor, Arqueiro Verde. Fui pensando em como é difícil achar a erotização no desenho masculino. Não sei se é pelo fato de que em sua antologia o herói não foi feito para seduzir, mas sim para derrotar o mal, ou pelo simples fato de ser um herói o tornaria automaticamente “pegável”. Do tipo: “ding ding sou foda e todas as mulheres vão me querer”. Outros motivos também me parecem viáveis, como por exemplo o público-alvo.
Tentei buscar textos que pudessem embasar essa discussão, sobre como é tratada a erotização masculina nos quadrinhos. Achei sobre o feminino, bem óbvio. (Aliás, se alguém tiver dicas de textos, por favor deixe nos comentários aí embaixo, será bem-vindo).
Acabei achando um texto interessante que trata da corporeidade, que é compreendida como “[…] um espaço social, significado a partir de elementos sócio-históricos e culturais que dão sentidos e inteligibilidade ao corpo.”
Portanto o corpo masculino nas HQ parece que não é para ser erotizado, não é para o outro, é para afirmar uma identidade.
E os autores também afirmam que a pesquisa em corporeidade masculina permanece um campo pouco explorado “[…] e, por vezes, conflitante em suas análises. Neste cenário, verifica-se também uma lacuna no estudo do masculino nas revistas em quadrinhos […]”. O que para mim evidencia que essa temática não é muito importante para os leitores de quadrinhos…
Quanto às mulheres, diz esse outro texto que:
“[…] nas histórias em quadrinhos, o corpo feminino é construído, reelaborado e reatualizado, não como corpo-sujeito, mas como corpo-território para posse e deleite do outro, ou corpo-padrão, no qual as múltiplas identidades da mulher são unificadas e fixadas em representações que significam e resignificam uma instância de vigilância e controle sobre sua sexualidade.”
Mas analisando bem, o porquê dessa dificuldade está na comanda: listar os mais sexy. Sexy é ser atraente, um apelo aos desejos, uma suspirada mais demoradinha, é quando exala sexo. O fato de ter milhões de músculos rasgados/delineados não significa necessariamente que se é sexy, significa que é apenas forte.
Outra raridade foi achar algum herói pronto para viajar. Sabe? Com a mala pronta? Com um volume? Os quadrinistas desenham seios enormes, mas apresentam muita dificuldade em fazer um volume mais saliente nas cuecas que eles mesmos escolheram colocar por cima das calças. Veja bem, se eles possuem tantos músculos, alguns são muito importantes para não estarem mais pronunciados.
As poses em que os heróis estão mais sensuais eram as que eles apareciam beijando as mocinhas. Mas com o foco é homem, apenas o masculino, imagens cortadas. O Homem-Aranha então, coitado, parece mais uma perereca.
Imagens sem roupa são quase nulas. Algumas mostram uns rasgos nos uniformes feitos durante as lutas. Claro que se fizermos uma busca nas HQ acharemos uns três ou quatro heróis com uma toalha na cintura após o banho, ou o Ka-Zar, que na sua concepção não poderia ter roupas…O fato é que se colocarmos no site de busca “super-herói sexy”, os primeiros resultados serão imagens femininas.
A lógica muda quando buscamos por super-heróis em filmes. Aí sim! Surge uma coleção de colírios e imagens que nos deixam muito felizinhas pela existência desse gênero da sétima arte. Os personagens ganham um toque de sensualidade, olhares, atitudes, se tornam bem atraentes. O que é o Ryan Reynolds de Lanterna Verde? O Wolverine? E o bonitinho do Andrew Garfield de Homem-Aranha? Ai ai. Sexy, muito sexy.
Enfim, embora tenha sido uma missão quase detetivesca foi muito divertido também. Tentei selecionar tipos diferentes para tentar agradar os variados gostos, por que é muito complicado rotular o que atrai uma mulher, o que desperta os seus desejos. Aliás, até para uma só mulher é complicado definir, porque tem dias que a gente suspira por um carinha mais tímido, e no outro, por um “safadón”.
Sem mais segue a lista:
12. Tim Drake – Robin
11. John Constantine
10. Gavião Arqueiro
9. Corvo
8. Dr. Estranho
7. Gladiador Dourado
6. Blade
5. Aquaman
4. Superman
3. Flash
2. Batman
Bônus: Namor, sensualizando
Girlrota, leitora de quadrinhos, hedonista por opção, assalariada por imposição. Sem limites para a zoeira e aberta a um bom papo em uma mesa de bar.
Parabéns por enfim colocarem esse outro lado! É o que falta mesmo, essa visão feminina, crítica e anticlichê dos super-heróis. Sexualizar a mulher é o padrão já faz muito tempo e clichezaço para o fanboy…
Gostei de ver essa discussão inicial, que foi interessante e nova. No entanto, achei contraditório se criticar o Super-Homem logo no início e depois no fim elegê-lo como um dos mais da lista! Assim como Batman! Ué?? Além disso, acabou-se por não justificar muito as escolhas no final. Apesar que entendo que tem coisa que não é muito justificável, enfim…
Serve esse?
http://comicsalliance.com/why-big-superhero-muscles-arent-the-same-thing-as-sexy-curves/
Crasse A o tapa-sexo do Namor
Bacana a lista, mas acho que ao se referirem ao Batman, seria Bruce Wayne, não!? Esse da foto é o Jim Gordon…
Devidamente corrigido. Obrigado e abraço.
Ótimo (e divertido) texto. Realmente não se vê nas figuras masculinas do universo gráfico a mesma valorização das formas que se nota em personagens femininas, claro que está bem demonstrado que a própria natureza da construção dos personagens não trafega no âmbito, digamos, sensual… Adorei a lista e é bacana ver essa visão feminina dos super-heróis. Confesso que achei que o Batman seria o primeiro pelos motivos óbvios que você cita, mas aí vendo essas e outras imagens percebi que fazer uma lista dessa não é uma tarefa tão simples assim.
Esse texto esclarece MUITA coisa. Valeu, Girlrota!
Adorei! E que lista difícil hein?
Pingback: As 10 mais sensuais da DC e Marvel: o apelo àquele adolescente que te habita II | Quadrinheiros
Muito bom!!!!
Eu colocaria o Sonho de Sandman também
~ahhhh~ hwkajejnx
Entendi o ponto da sua lista, mas achei curioso que ela não contempla um Gambit ou um Asa Noturna, ou um Bucky (que em geral estão nas mais altas posições na maioria das listas das moças que curtem quadrinhos). Muito embora o Tim Drake esteja ali (foi o que mais me surpreendeu).
Tirando isso, minha única reclamação é que tem muita DC aí. Precisa de mais uma variada. Haha.